Porsche Cup adota novo sistema de grid invertido em 2016

Competição que começa neste fim de semana em Curitiba traz grandes novidades também no calendário e no estilo das provas

Largada da segunda bateria em Curitiba

Foto de: Luca Bassani

JP Mauro em Curitiba
JP Mauro em Curitiba
Marcel Visconde e Pedro Queirolo comemoram vitória na Porsche 300
Porsche Cup em Goiânia
Huerta comemora
JP Mauro
Miguel Paludo em Interlagos
Miguel Paludo em Curitiba
Pedro Queirolo comemora vitória em Curitiba
Miguel Paludo comemora vitória em Goiânia

Com o status de campeonato sul-americano, a temporada da Porsche GT3 Cup começa sua temporada de 2016 em Curitiba no próximo fim de semana. Serão três corridas, todas no sábado, sendo duas válidas pela Cup e uma pela classe Challenge.

A grande novidade será o mecanismo de montagem do grid da segunda bateria. Após a bandeirada da primeira prova, um sorteio definirá se o segundo grid terá a inversão de 8, 9 ou 10 posições para a largada complementar.

A intenção, segundo a organização, é de que os concorrentes não planejem sua posição da primeira bateria tentando casar com um melhor posto de largada na prova seguinte. 

A maior parte dos nomes da categoria permanecem na competição para 2016, que também tem a volta de Otávio Mesquita e Christian Germano. Os dois últimos campeões da Challenge - JP Mauro (2015) e Fábio Alves (2014) - farão estreia na Cup, subindo um degrau na categoria.

Em 2016 a Porsche dividiu seu campeonato em provas Sprint - com seis etapas - e Endurance, com três. 

Além dos títulos no geral em cada classe, tanto a Cup quanto a Challenge conservam a disputa nas divisões Sport (classe de entrada), sendo que a Cup tem ainda a divisão Master, para competidores acima de 50 anos de idade.

As três etapas de Endurance não contam para os campeonatos de Sprint, mas terão pontuação computada também no ranking final da Cup e da Challenge, para apuração dos grandes campeões de 2016.

No caso da Cup, o campeão  será premiado com a participação de corrida exclusiva para Porsches na preliminar das 24 Horas de Le Mans em 2017, enquanto o grande vencedor da Challenge ganha uma etapa de Cup na próxima temporada.

O livetiming da categoria vai mostrar a cronometragem oficial a partir de sexta-feira. No sábado, o canal oficial da Porsche GT3 Cup no Youtube vai exibir as corridas ao vivo, bem como o site oficial. Na TV, as provas são mostradas pela Band na semana seguinte.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Porsche GT3 Cup anuncia calendário e novidades para 2016
Próximo artigo Mesmo fora da NASCAR, Paludo alinha ações com patrocinador

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil