Porsche Cup Interlagos - Endurance

Porsche Cup: Saiba quem é quem na etapa de abertura do campeonato Endurance

Campeonato de provas de longa distância começa com corrida de 300 km neste sábado no Autódromo José Carlos Pace

Porsche Cup

O Porsche Endurance Challenge, campeonato de corridas de longa duração da Porsche Cup terá sua etapa de abertura neste fim de semana em Interlagos, com uma prova de 300 quilômetros ou 2h30min de duração máxima.

Já são nada menos que 72 pilotos confirmados, em duplas que unem os principais nomes da categoria dos carros de competição mais produzidos no mundo com estrelas de trajetória internacional. São 26 carros inscritos na Carrera e 10 na Challenge.

Leia também:

Sucesso desde a pioneira corrida de longa duração em 2015, o Endurance Challenge se consolidou pela competitividade e intercâmbio entre os talentos regulares da Porsche Cup e seus convidados - no melhor estilo Pro-Am dos grandes eventos de endurance do mundo.

Para manter as disputas acirradas até a última volta da última prova do ano, o regulamento de 2023 manteve a divisão da prova em dois segmentos, com 40% dos pontos às equipes que tiverem percorrido 75% do segmento inicial e realizado pelo menos um pit stop obrigatório. Em Interlagos, o trecho inicial terá 32 voltas, com a corrida completa prevista para 70. O piloto com a maior experiência (B.O.P., Balance of Performance) poderá percorrer um máximo de 36 voltas. Cada um deles é categorizado como platina, ouro, prata, bronze ou cobre.

O status de cada competidor é definido por uma combinação de elementos, que considera há quanto tempo o piloto está ou não em atividade, a categoria onde compete regularmente, a categoria onde competiu pela última vez, idade, retrospecto em eventos da Porsche Cup, entre outros.

A grande mudança veio no regulamento dos pit stops obrigatórios. Serão três de no mínimo seis minutos nesta primeira etapa, mas não serão mais livres ao longo da corrida. A partir de agora, as equipes terão janelas de oito minutos para fazerem suas paradas, que serão iniciadas na abertura das voltas 17, 34 e 52.

Assim como no campeonato de sprint, o regulamento da Endurance Challenge estipula descarte. Cada equipe irá se desfazer do segmento em que tenha obtido menor pontuação após a bandeirada final do campeonato. Dessa forma, um carro que tenha algum problema no meio de uma prova pode seguir vivo na disputa do título até o final. A definição do grid é determinada pela média das melhores voltas de cada piloto nos qualis, de modo que prevalecem os conjuntos mais velozes independentemente de o piloto ser o mais rápido na sua sessão.

Outro traço característico dos principais eventos de longa duração do planeta está presente no evento: diversas categorias simultaneamente batalhando na pista. São duas divisões distintas, cada uma com três subcategorias. A Carrera Cup é destinada aos carros novos Porsche 911 GT3 Cup da geração 992, equipados com motor 4.0 litros e freios ABS. A classe Challenge usa os carros da versão anterior, 991-2. Cada uma delas se subdivide nas categorias geral, em que todos competem, Sport e Rookie. O enquadramento das tripulações nas classes Sport e Rookie é estabelecido pelo B.O.P. combinado de cada tripulação.

Na abertura da Endurance Series em Interlagos e na segunda etapa, em local a definir, as provas têm 300 km ou 2h30 de duração e são disputadas apenas por duplas. A corrida final, em Interlagos, tem 500 km e poderá ser disputada por duplas ou trios.

O Motorsport.com e a Motorsport.tv exibem a corrida ao vivo a partir das 15h30, em português e em inglês.

Lista de inscritos por ordem numérica

Carrera Cup:

#0 Sylvio de Barros e Caio Collet **

#1 Alceu Feldmann e Guilherme Salas

#3 Franco Giaffone e Rubens Barrichello*

#7 Miguel Paludo e Alan Hellmeister

#8 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta

#9 Edu Guedes e Renan Pizii**

#12 Marco Pisani e Renan Guerra**

#16 Marcelo Hahn e Allam Khodair*

#25 Paulo Sousa e Galid Osman**

#27 Josimar Júnior e Sérgio Ramalho*

#29 Rodrigo Mello e Thiago Vivacqua

#34 Leonardo Sanchez e Átila Abreu**

#56 Peter Ferter e Diego Nunes*

#70 Lucas Salles e Rafael Suzuki*

#74 Piero Cifali e André Bragantini Jr.**

#77 Francisco Horta e William Freire*

#80 Rouman Ziemkiewicz e Nelson Piquet Jr.*

#85 Eduardo Menossi e Pedro Boesel*

#87 Nelson Monteiro e Nicolas Costa*

#88 Georgios Frangulis e Cesar Ramos*

#99 Nasser Aboultaif e SangHo Kim

#111 Fefo Barrichello e Dudu Barrichello

#199 Nelson Marcondes e Luiz Razia*

#544 Marçal Müller e Enzo Elias

#555 Ayman Darwich e Ricardo Maurício*

#888 Lineu Pires e Beto Gresse**

*Sport

**Rookie

Challenge:

#2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio**

#5 Marcelo Tomasoni e Gerson Campos

#14 Luiz Landi e Bruno Xavier**

#38 Eric Santos e João Gonçalves**

#44 Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano**

#45 Paulo Totaro e Matheus Roque**

#55 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro*

#66 Sadak Leite e Fabio Carbone*

#133 Israel Salmen e Rafael Martins**

#139 Célio Brasil e Danilo Dirani

*Sport

**Rookie

Relembre como foi a última etapa da Porsche Cup - campeonato sprint - no Velocitta

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #229 – F1 chata? Culpa do domínio da Red Bull ou carro não ajuda?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Porsche Cup: Neugebauer dividirá box com Zonta, Giaffone e família Barrichello em 100ª corrida pela categoria
Próximo artigo Piquet e Ziemkiewicz disputam a temporada 2023 da Porsche Endurance

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil