Últimas notícias

Doria acredita que Mundial de Kart e Rally dos Sertões ajudem a manter F1 em São Paulo

Nesta sexta, Governador anunciou que a largada do Rally dos Sertões de 2020 será em São Paulo. CEO da categoria informou que chegada será no Ceará

Anúncio do Rally dos Sertões em São Paulo - Governador de São Paulo João Dória e CEO da categoria Joaquim Monteiro

Foto de: Gustavo Faldon

São Paulo vai ser o ponto de partida do Rally dos Sertões de 2020, que começa em agosto. Além disso, o interior paulista vai ter uma etapa da Sertões Series de Rally, em 30 e 31 de maio. O anúncio foi feito nesta sexta, no Palácio dos Bandeirantes pelo Governador João Doria e Joaquim Monteiro, CEO do Rally dos Sertões.

Leia também:

De acordo com Monteiro, "São Paulo é a nova realidade do Rally dos Sertões". O CEO da competição destacou ainda que com a realização da prova, os fãs da categoria vão descobrir que a cidade não possui apenas áreas urbanas: "A Sertões Series, o Rally de São Paulo vai mostrar um lado do estado que pouca gente conhece".

Segundo Doria, que recentemente anunciou o Mundial de Kart em Birigui, no interior de SP, eventos de automobilismo na capital podem ajudar a manter a Fórmula 1 em Interlagos.

"Sim, facilita [a permanência da F1]. Ele é o indutor do processo", afirmou o Governador. "Por isso trouxemos o mundial de kart, pois ele é um evento de preparação. Por isso nós investimos muito, já que é uma categoria que prepara os pilotos para a F1. Estamos já em negociações para trazer outras categorias do automobilismo mundial ao autódromo de Interlagos".

Veja vídeo da apresentação do Rally dos Sertões em São Paulo

 

O site oficial da categoria informa que a entrada da capital paulista no calendário faz parte da ampliação da competição, que tem como objetivo percorrer as cinco regiões do país a partir de 2022. 

"A largada dos Sertões 2020 será dada da cidade de São Paulo, rumo ao litoral do Ceará", afirmou Monteiro. No futuro, o rali será disputado "do Oiapoque ao Chuí".

Anúncio do Rally dos Sertões em São Paulo - Governador de São Paulo João Dória e CEO da categoria Joaquim Monteiro

Anúncio do Rally dos Sertões em São Paulo - Governador de São Paulo João Dória e CEO da categoria Joaquim Monteiro

Photo by: Gustavo Faldon

Fórmula 1 no Brasil

Desde maio deste ano, Rio de Janeiro e São Paulo estão travando uma disputa pelo direito de sediar o GP do Brasil de F1. Com o anúncio dos planos de construção de um novo autódromo na capital carioca, o Presidente da República Jair Bolsonaro passou a defender publicamente a transferência da categoria para o estado.

Do outro lado, João Doria tem se esforçado para convencer os promotores da F1 que a tradição da prova em Interlagos e o fato de já existir um autódromo e infraestrutura na região, tornam a capital paulista a favorita para receber a prova.

Durante o evento de anúncio da etapa do Rally dos Sertões em São Paulo, o Governador afirmou que tem tido reuniões com a Liberty Media, grupo que controla a F1.

"Temos tido dialogo constante com a Liberty. Oportunamente vamos ter uma comitiva para anunciar isso. Eu respeito muito o Rio de Janeiro, morei lá inclusive. Mas não faz sentido o RJ colocar R$ 1 bilhão pra construir um autódromo. Não temos necessidade de estabelecer rivalidades desnecessárias. São Paulo já tem tradição de mais de 25 anos na F1. Aguardo informações a respeito. Mas estou otimista".

Confira um raio-x sobre São Paulo e Rio de Janeiro na F1:

Até hoje, foram disputados 47 GPs do Brasil de Fórmula 1, de maneira ininterrupta. A edição inaugural, em 1972, vencida pelo argentino Carlos Reutemann, não valeu pontos para o campeonato daquele ano. Na foto, Luiz Pereira Bueno, sexto colocado.
Um dos responsáveis pela vinda da categoria ao Brasil foi Antonio Carlos Scavone, ex-piloto da F3 que também comentava provas na Rede Globo. Sua morte, em 1973, veio após a queda de um avião para a transmissão do GP da Grã-Bretanha daquele ano, junto com Julio de Lamare, primeiro diretor de esportes da emissora.
A primeira edição valendo pontos foi em 1973, com triunfo de Emerson Fittipaldi.
Fittipaldi repetiu o feito em 1974 e na edição seguinte aconteceu o único triunfo de José Carlos Pace, que hoje dá nome ao Autódromo de Interlagos.
O autódromo de Jacarepaguá foi inaugurado em 1966 com o nome de Nova Caledônia. Ele foi reformado e reinaugurado em 1977, recebendo a F1 em 1978, com nova vitória de Reutemann...
...e primeiro pódio da equipe Copersucar.
Interlagos voltaria a receber a F1 nas duas edições seguintes, em 1979 e 1980, com triunfos franceses, de Jacques Laffite e René Arnoux, respectivamente.
Por falar na França, Alain Prost é o maior vencedor do GP do Brasil, com seis vitórias: cinco em Jacarepaguá e um em Interlagos, na volta do GP a São Paulo.
Jacarepaguá recebeu o GP regulamente de 1981 a 1989, sendo até palco de treinos de pré-temporada da F1 em algumas ocasiões.
O circuito testemunhou a estreia de Ayrton Senna na Fórmula na edição de 1984.
Em 1986, uma corrida histórica: dobradinha brasileira, com vitória de Nelson Piquet e segunda colocação de Senna.
Após a edição de 1989, o Rio de Janeiro demonstrou interesse em deixar de receber a corrida, o que motivou a volta de Interlagos para o calendário da F1.
Piero Gancia, então presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), foi atrás do apoio da Prefeitura de São Paulo e conseguiu o “sim” de Luiza Erundina para bancar uma reforma de modernização do circuito paulistano. Senna dava ajuda política dentro da FIA para a volta.
O antigo traçado de 7.960 metros foi deixado de lado para um novo de 4.325, o que deixa muitos fãs aborrecidos até os dias de hoje.
Desde então, a F1 acontece em Interlagos, com alguns momentos marcantes, como a primeira vitória de Senna no Brasil, em 1991.
A partir de 2004, o GP do Brasil começou a ser realizado na parte final do calendário da F1, o que possibilitou a decisão de alguns títulos, como o bicampeonato de Fernando Alonso (2005 e 2006).
Felipe Massa venceu com macacão verde-amarelo, mesmo fazendo parte da Ferrari, em 2006.
Em 2008, um dos momentos mais emblemáticos, com a inesquecível disputa entre Massa e Hamilton.
A edição de 2020 será a última do atual contrato envolvendo São Paulo e F1. Uma pista ainda a ser construída em Deodoro aparece como opção, sendo a preferida do presidente Jair Bolsonaro, fiador político do projeto.
Do outro lado, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e o governador, João Doria, apostam na manutenção de Interlagos como sede do GP do Brasil.
20

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 deve abandonar ideia de corridas com grid invertido para 2020
Próximo artigo F1: Verstappen diz que dinâmica com Ricciardo na Red Bull era "ideal"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil