"A pole na Corrida do Milhão é o 7º lugar", diz Camilo sobre formato do quali

Piloto da Ipiranga conquistou o primeiro lugar do grid em cinco das seis etapas da atual temporada da Stock Car

Thiago Camilo em Santa Cruz do Sul

Thiago Camilo em Santa Cruz do Sul

Duda Bairros

Conforme adiantado pelo Motorsport.com, o treino classificatório para a Corrida do Milhão da Stock Car terá um formato diferente. E as novidades causam preocupação a Thiago Camilo, que fez cinco das seis pole positions da atual temporada. O sentimento do #21 da Ipiranga se justifica, já que a 'guerra' pela posição de honra em Interlagos terá ingredientes até então desconhecidos.

Depois da disputa normal de Q1 e Q2, as fases seguintes da qualificação trarão elementos que prometem complicar a estratégia das equipes de ponta. O Q3, que normalmente define o pole, será um pouco distinto: serão seis pilotos classificados, mas com três voltas lançadas para cada. Suas médias serão aferidas e, em seguida, os três mais velozes vão para a briga da SuperPole, na qual terão uma volta lançada para, finalmente, disputar o direito de largar à frente, numa espécie de Q4.

Com isso, os carros que largarem na parte da frente do pelotão, especialmente os três primeiros, terão menos combustível e pneus mais desgastados para a prova. Segundo Camilo, tudo isso terá um impacto direto na estratégia das equipes. "Muda 100%. É uma corrida em que você tem a classificação como ponto inicial", ponderou.

Leia também:

"Não que as outras não tenham, mas essa tem um peso muito maior por conta do consumo de combustível. Isso vai ser um fator determinante para o resultado da prova. O carro que optar por ir até o Q4 e brigar pela pole vai ter uma diferença muito grande em relação aos concorrentes que estarão largando de sétimo para trás".

De acordo com o tricampeão da Corrida do Milhão, a novidade não é boa para suas pretensões no campeonato, em que ocupa a quinta posição da tabela. "Na situação em que nós estamos, não é a melhor regra. Seria melhor que fosse como tem sido em todas as corridas, mas, de qualquer forma, a gente entende que a Corrida do Milhão é uma prova diferenciada. Sempre tem regras novas e a gente tem que se adaptar", disse.

"Como lidar com isso é algo que a gente está tentando entender durante os treinos. Acredito que todas as equipes devam estar fazendo isso: entendendo o quanto se perde e o que é melhor fazer em termos classificatórios. Se é melhor abrir mão, de repente, de uma disputa até de Q3 para ter uma condição melhor com um carro competitivo...", especulou.

Questionado pelo Motorsport.com sobre se haveria uma vantagem em 'forçar' a sétima colocação, Camilo respondeu: "Se fosse uma coisa extremamente calculada, fácil de calcular, com certeza. Mas a Stock Car é muito competitiva".

"Vamos imaginar que um carro competitivo decida fazer uma volta um pouco pior. Por tentar largar em sétimo, esse carro correria o risco de largar em 15º, por conta da proximidade. É muito difícil você calcular um, dois décimos. E os classificatórios da Stock às vezes têm 10 carros no mesmo décimo, então é muito difícil chegar a uma fórmula".

O Motorsport.com também questionou Camilo sobre a possibilidade de o novo formato 'punir' o pole position. "Está mais do que nítido que a ideia é essa. Não sei se punir é a palavra certa, mas, de uma certa forma, gerar mais competitividade na corrida com os carros que estarão largando de sétimo para trás", declarou.

"Na verdade, a gente ainda está tentando entender o que vale a pena ou não. É difícil fazer uma análise, mas, certamente, eu diria que a pole position na Corrida do Milhão é o sétimo lugar", afirmou o piloto da Ipiranga.

O piloto também alertou para os riscos da Corrida do Milhão. "Às vezes se esquece que tem um campeonato em jogo, então é uma prova que pode ser prejudicial para quem está acostumado a brigar por vitórias e está sempre marcando boas posições nos treinos classificatórios", disse.

O #21 da Ipiranga, porém, destacou que o formato é garantia de espetáculo para o público: "Não é muito bom para quem está disputando o campeonato, mas a gente precisa gerar atratividade para as pessoas que estão assistindo".

História da Corrida do Milhão

A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.

Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a última edição. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades (2011, 2012 e 2015). Rubens Barrichello, que triunfou no ano passado, tem duas conquistas e busca empatar com o piloto da Ipiranga Racing neste ano. Veja todos os vencedores na galeria especial abaixo:

Rubens Barrichello comemora vitória na Corrida do Milhão de 2018

Rubens Barrichello comemora vitória na Corrida do Milhão de 2018

Foto de: Fernanda Freixosa

Rubens Barrichello em Goiânia na Corrida do Milhão em 2018

Rubens Barrichello em Goiânia na Corrida do Milhão em 2018

Foto de: Fernanda Freixosa

2017: Daniel Serra levou a melhor em Curitiba

2017: Daniel Serra levou a melhor em Curitiba

2017: Daniel Serra em Curitiba

2017: Daniel Serra em Curitiba

2016: Felipe Fraga bateu Rubens Barrichello em Interlagos

2016: Felipe Fraga bateu Rubens Barrichello em Interlagos

2016: Felipe Fraga em Interlagos

2016: Felipe Fraga em Interlagos

Thiago Camilo comemora vitória na Corrida do Milhão de 2015

Thiago Camilo comemora vitória na Corrida do Milhão de 2015

Foto de: Duda Bairros

2015: Thiago Camilo recebe bandeirada em Goiânia

2015: Thiago Camilo recebe bandeirada em Goiânia

2015: Thiago Camilo em Goiânia

2015: Thiago Camilo em Goiânia

Foto de: Duda Bairros

2014: Rubens Barrichello comemora Milhão em Goiânia

2014: Rubens Barrichello comemora Milhão em Goiânia

2013: Ricardo Zonta em Interlagos

2013: Ricardo Zonta em Interlagos

Foto de: XPB Images

Pilotos da Corrida do Milhão de 2013. Reconhece todos?

Pilotos da Corrida do Milhão de 2013. Reconhece todos?

Foto de: Divulgacao

2012: Thiago Camilo em Interlagos

2012: Thiago Camilo em Interlagos

Largada da Corrida do Milhão de 2012

Largada da Corrida do Milhão de 2012

Foto de: Duda Bairros

Pódio da Corrida do Milhão de 2011

Pódio da Corrida do Milhão de 2011

Foto de: Divulgacao

2011: Thiago Camilo em Interlagos

2011: Thiago Camilo em Interlagos

Em 2011, a Corrida do Milhão teve a ilustre presença de Jacques Villeneuve

Em 2011, a Corrida do Milhão teve a ilustre presença de Jacques Villeneuve

Foto de: Duda Bairros

Ricardo Maurício comemora Corrida do Milhão

Ricardo Maurício comemora Corrida do Milhão

Foto de: Divulgacao

2010: Ricardo Mauricio em Interlagos

2010: Ricardo Mauricio em Interlagos

Foto de: Duda Bairros

2008: Valdeno Brito em Jacarepaguá

2008: Valdeno Brito em Jacarepaguá

Foto de: Divulgacao

20

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Zonta, Nunes e Gomes conseguem efeito suspensivo e terão botões de ultrapassagem em Interlagos
Próximo artigo Gaetano di Mauro crava melhor tempo do fim de semana da Corrida do Milhão

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil