Conteúdo especial

Às vésperas de decisão, Cacá Bueno vira “turista” em casa após quatro voltas ao mundo em 217 dias

Sequência de compromissos e viagens fizeram piloto brasileiro acumular quase 170 mil quilômetros de voos

Cacá Bueno, Jaguar Brazil Racing celebrates victory in parc ferme

Malcolm Griffiths / Motorsport Images

Cacá Bueno pode entrar para a história do automobilismo neste fim de semana, ao se tornar o primeiro campeão da Jaguar I-Pace eTrophy, categoria de carros elétricos de Turismo. A tarefa não será fácil, já que está a 16 pontos de Sérgio Jimenez e a 10 do norte-americano Bryan Sellers. As esperanças do pentacampeão da Stock Car é que a rodada final em Nova York será dupla, com boa margem para recuperação.

Mas a virada que Cacá terá que enfrentar não será o único desafio de 2019. O piloto vem em uma sequência incrível de viagens, com compromissos na própria categoria de carros elétricos, na Stock Car, como piloto e coach na Porsche GT3, além de eventos de patrocinadores.

Leia também:

Mas se engana quem acha que a maratona começou com a primeira etapa da Jaguar, na Arábia Saudita no final do no passado. Uma semana antes, aconteceu a final da Stock Car de 2018, em Interlagos. Para aumentar as emoções, No dia 21 de dezembro, nasceu Bella, segundo filho do casal (confira álbum com fotos pessoais escolhidas pelo próprio Cacá abaixo). A partir de fevereiro, viagens dentro do Brasil e para Ásia e Europa se tornaram rotina.

Tudo começou com a ida à Cidade do México, depois com a “dobradinha” Hong Kong e Sanya, na China, quando a Jaguar realizou duas etapas em fins de semana seguidos e 15 dias depois, começava a temporada 2019 da Stock Car. O ápice foi a sequência de fins de semana seguidos de corridas entre Jaguar e Stock, dentro do período de 27 de abril e 25 de maio.

“Não é fácil ficar longe da família", disse Cacá com exclusividade ao Motorsport.com Brasil. "Aliás, esta é a parte mais complicada. Tiveram alguns meses que passei quatro noites em casa, o mês inteiro. Outras vezes, fiz questão de voltar para casa só pra dormir (chegando às 22h e saindo às 6h do dia seguinte). A Tali (esposa) é super compreensiva e me ajuda muito, com toda esta correria. Ela sabe que eu faço isso por eles. A distância do Cadu (filho mais velho, com seis anos), que é mais difícil, porque ele já está com idade que pede para eu ficar, pedir para fazermos programas juntos... mas ele também é muito maduro para a idade dele. Em resumo: não é fácil, mas a minha família me ajuda muito a superar toda esta correria.”

A dobradinha Hong Kong/Sanya foi a mais dura até agora, segundo Cacá: "A saudade está sempre presente, mas hoje temos algumas coisas que ajudam, como a chamada por vídeo. A maior deprê foi ficar quase 20 dias do outro lado do mundo, entre as etapas de Hong Kong e Sanya (China). Além de estar longe deles, era um fim do mundo! Ninguém falava inglês, a comida era horrível... foi duro! Mas deu pra compensar trazendo a vitória da etapa de Sanya, que foi a primeira de um brasileiro no Jaguar."

Até agora foram 69 voos, 168.185 quilômetros rodados, 235 horas dentro do avião para 133 horas de espera em aeroportos, totalizando 369 horas em ambiente aéreo.

Confira a sequência

Data Evento/Categoria Local
9 de dezembro de 2018 Stock Car - Final de 2018 Interlagos
15 de dezembro de 2018 Jaguar I-Pace eTrophy Riade
16 de fevereiro Jaguar I-Pace eTrophy Cidade do México
9 de março Jaguar I-Pace eTrophy Hong Kong
23 de março Jaguar I-Pace eTrophy Sanya
7 de abril Stock Car Velopark
13 de abril Jaguar I-Pace eTrophy Roma
27 de abril Jaguar I-Pace eTrophy Paris
5 de maio Stock Car Velo Città
11 de maio Jaguar I-Pace eTrophy Mônaco
19 de maio Stock Car Goiânia
25 de maio Jaguar I-Pace eTrophy Berlim
9 de junho Stock Car Londrina
13 e 14 de julho Jaguar I-Pace eTrophy Nova York
     
21 de julho Stock Car Santa Cruz do Sul
11 de agosto Stock Car Campo Grande
25 de agosto Stock Car - Corrida do Milhão Interlagos
15 de setembro Stock Car Curitiba
20 de outubro Stock Car Cascavel
26 de outubro Porsche GT3 Cup Goiânia
10 de novembro Stock Car Tarumã
24 de novembro Stock Car Goiânia
30 de novembro Porsche GT3 Cup Interlagos
16 de dezembro Stock Car - Final Interlagos

A saga na pista de Cacá Bueno em imagens

Cacá Bueno (à direita) ao lado de Sérgio Jimenez, companheiro na Jaguar Brazil Racing, no primeiro fim de semana da Jaguar I-Pace eTrophy. Ele foi o quarto colocado na prova
Ele repetiu o resultado na Cidade do México, já em fevereiro de 2019
Cacá Bueno foi o quinto colocado em Hong Kong
A primeira vitória veio em Sanya, na China
Cacá Bueno comemora vitória em Sanya
Cacá Bueno comemora vitória em Sanya
No dia 7 de abril, o início da temporada 2019 da Stock Car, com a 21ª posição no Velopark
De volta na Jaguar, a primeira etapa europeia, com o sexto lugar em Roma
Duas semanas depois, em Paris, um abandono
De volta ao Brasil, Cacá foi ao Velo Città e conseguiu o 18º lugar na primeira corrida e a segunda colocação na segunda.
Menos de uma semana depois, Cacá estava em Mônaco...
... para vencer pela segunda vez na temporada.
No fim de semana seguinte, Cacá voltava ao Brasil para a rodada dupla em Goiânia, quando conseguiu 12º e 8ª posições
Prosseguindo uma sequência incrível de fins de semana entre Stock e Jaguar, Cacá voltou à Europa e voltou  vencer, desta vez em Berlim.
Foi o terceiro triunfo de Cacá no campeonato, fazendo dele o piloto que mais subiu no lugar mais alto do pódio no campeonato.
Em Londrina, no dia 9 de junho, Cacá Bueno teve uma participação discreta colhendo um 15º e uma 27ª posições.
Cacá Bueno chegará a Nova York no próximo fim de semana na terceira posição, 16 pontos atrás de Sérgio Jimenez
17

O outro lado

Tali, esposa de Cacá, também atendeu ao Motorsport.com Brasil com exclusividade e falou sobre a como é "carregar o piano" de ter que administrar casa e família com uma filha recém nascida, com um momento especial do pai.

“Não vou dizer que é fácil, pois realmente “o piano” pesa. Criar dois filhos, sem ele por perto na educação do dia-a-dia e sem ninguém das nossas famílias (todo mundo longe), ás vezes se torna um desafio. Porém, eu fico muito feliz e apoio todos os projetos em que ele participa. Ele é um atleta diferenciado e atletas têm que saber aproveitar as oportunidades, porque muitas vezes elas são únicas.”

“Enquanto eu conseguir dar conta de “carregar o piano” estarei apoiando ele sempre. Mesmo que as vezes eu pense que o piano vai cair, dou um jeito de segurar.”

Tali relata também uma das situações mais difíceis que teve que passar por conta dos compromissos de Cacá.

"Uma das situações mais difíceis pra mim foi uma vez que precisei ficar internada no hospital e ele estava viajando para corrida, eu não falei nada para não preocupá-lo. O Cadu, nosso filho mais velho, tinha dois anos na época, e tive que deixá-lo com a babá enquanto eu estava internada. Depois que voltei para casa eu não tinha forças nem para levantar da cama, mas implorei ao médico que me deixasse continuar o tratamento em casa para ficar com meu filho.“ 

Mural/Calendário Cacá Bueno, que mostra os inúmeros compromissos de 2019
Uma das várias viagens ao Oriente de Cacá Bueno
Entre Hong Kong e Sanya, Cacá permaneceu na Ásia, o que não significou mais viagens
Cacá Bueno com o primeiro filho, Cadu, no Maracanã, em um dos raros momentos de folga do semestre
E no Oriente, também dá para visitar pontos turísticos
Cacá Bueno com o filho, Cadu, em uma das etapas da Stock car
A festa com Cacá Bueno em casa
Em Mônaco, palco de vitória
As esperas em aeroportos foram cena comum para Cacá Bueno
Perto da decisão, férias com a família para chegar mentalmente descansado para a decisão em Nova York
Perto da decisão, férias com a família para chegar mentalmente descansado para a decisão em Nova York
Perto da decisão, férias com a família para chegar mentalmente descansado para a decisão em Nova York
12

 

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Coluna do Vicente Sfeir: automobilismo brasileiro tem o que aprender com a Argentina
Próximo artigo Camilo vê com desconfiança novo recurso da CBA por resultado em Goiânia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil