Cacá tem acordo para Stock 2020, mas Covid-19 põe participação em xeque
Pentacampeão pode ficar de fora do campeonato em função dos desdobramentos da pandemia de coronvírus
Cacá Bueno
Duda Bairros
Um dos nomes mais famosos da história da Stock Car Brasil e pentacampeão da categoria máxima do automobilismo nacional, Cacá Bueno revelou que tem um acordo para correr a temporada 2020, mas pode ficar de fora do campeonato em função dos desdobramentos da pandemia do novo coronavírus. A informação foi dada pelo próprio piloto com exclusividade ao Motorsport.com via live de Instagram realizada nesta quinta-feira.
"Estava tudo certo, eu ia correr em Goiânia [onde ocorreria a abertura da temporada]. Mas tudo parou. Não cheguei a assinar nenhum contrato e está tudo parado. Estamos esperando um novo calendário para ver se o campeonato vai acontecer e como saÍmos dessa", disse Cacá.
"Existe um comprometimento verbal, mas, caso haja uma volta, não posso afirmar que vou estar no grid. Vai depender do novo calendário, do novo planejamento e dos patrocinadores falarem: 'Cacá, a gente está junto e vamos retomar de onde a gente parou'."
"Se não tivesse o coronavírus, era fato que eu estaria no grid em Goiânia e até bem coberto de patrocínios. Um a gente já tinha falado, que é o iCarros. O outro é a Red Bull. Dos outros dois, um é novo e o outro tinha sido meu patrocinador há muito tempo durante alguns anos", revelou.
"O carro até começou a ser feito. Talvez estivesse mais atrasado que o do Átila [Abreu], o do Galid [Osman] e o do Julio [Campos], mas era um remodelamento do meu carro dos outros anos, então era a mesma equipe, [Crown Racing], mas com outros patrocinadores".
"Eu mesmo comecei a pagar [mecânicos, engenheiros e etc] do meu bolso em fevereiro e março esperando que os patrocinadores fossem começar a pagar a partir de abril. Mas, na hora que explodiu o coronavírus, todo mundo segurou, todo mundo freou", explicou o piloto.
E agora?
"Se o campeonato voltar, não sei se vou correr. Eu preciso que pelo menos dois desses quatro patrocinadores reafirmem a intenção de participar. Na verdade, até três dos quatro. Senão, não tem como eu colocar do meu bolso um dinheiro tão grande".
"Hoje, o meu esforço é que para os mecânicos, engenheiros e todas essas pessoas envolvidas não fiquem desempregados. A gente deu férias para todo mundo e o ideal é que eles não sejam demitidos, então a gente está trabalhando para que isso não aconteça".
"E eu acho que está todo mundo na mesma situação que eu: até quem tem patrocinador grande deve estar mapeando. Vai ter calendário? No fundo, eles pagam por uma temporada. Se ela não existir, é um drama", refletiu Cacá.
Situação é menos complicada que a de outras categorias
"A Stock Car tem um problema bem menor que o Jaguar [I-Pace eTrophy, do qual Cacá foi vice-campeão na temporada passada] e a Fórmula E. A Stock já tem um campeonato que tradicionalmente começa em março, às vezes em abril", ressaltou o piloto.
"Então a gente tem muito tempo para, por exemplo, começar em julho e terminar em dezembro. Ou para começar em agosto e terminar em janeiro. E até para começar em outubro e terminar em fevereiro, se for o caso, e aí a temporada 2021 recomeça em meio. Não tem problema".
"Em seis meses, fazendo corridas a cada 15 dias, dá para fazer um novo calendário. Teríamos tempo hábil para começar de junho até agosto e terminar em fevereiro. Então eu acho que a Stock Car tem menos problemas nesse sentido".
"O fato é que a gente precisa ter um campeonato para que as equipes não quebrem e não botem na rua centenas de funcionários. Cada equipe tem 30, 40 funcionários, e muitas vezes não compete só na Stock Car, mas também na Stock Light e na Copa Truck", ponderou.
"Então seriam centenas de famílias atingidas com o desemprego por um ano completo. Está difícil para todo mundo, eu reconheço, mas um restaurante, uma loja ou uma oficina, tudo isso reabre com o fim da pandemia. A gente, caso não tenha calendário, só 'reabriria' em março do ano que vem. Isso significa um ano de desemprego, não 'só' dois meses, e isso afetaria realmente muitas famílias", completou o pentacampeão da Stock Car.
Penta de Cacá e conquistas de grandes nomes: relembre os campeões da Stock
VÍDEO: Átila comenta pacto 'anti-ciúme' com Renata Fan e 'zoeiras' de Denílson
PODCAST Motorsport.com: Há vida feliz no automobilismo fora da Fórmula 1?
.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Top Comments