Últimas notícias

CBA se defende de críticas após obras onde Átila Abreu se acidentou no Velopark

Representante da entidade alega que foram feitas mudanças nas áreas de escape do circuito para evitar mais problemas para os pilotos da Stock Car

Átila Abreu no Velopark

Átila Abreu no Velopark

Duda Bairros

A polêmica por conta das obras entre as curvas 1 e 2 no Velopark parece ter terminado na Stock Car. Depois de várias reclamações de pilotos, principalmente Átila Abreu, pela retirada dos speed bumps (zebras 'salsicha') na tangência em que o competidor da Shell V-Power se acidentou na abertura da temporada, uma solução veio à tona.

É o que explica Luis Ernesto Morales, presidente da Comissão de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Ele diz que, após conversa com os pilotos antes das atividades no circuito gaúcho, uma nova modificação foi instalada entre as curvas. Trata-se de uma barreira fixa de pneus, que diminui a velocidade no local, conforme requisitado pelos competidores.

Leia também:

"Junto com os pilotos, achamos um ponto ótimo e, durante esta sexta-feira, testamos os posicionamentos para fazer a aplicação ideal da barreira de pneus, que foi colocada de forma que não sai do lugar. Ela diminuiu a velocidade, o que minimiza o risco em caso de acidentes. Portanto, os treinos da tarde já ocorreram com essa nova configuração. E vamos fazer a pintura do traçado definitivo, agora que temos a certeza da solução adotada", disse.

A medida vem após alguns impasses quanto às alterações naquele ponto da pista de Nova Santa Rita. Em defesa da CBA, Morales detalhou como a entidade chegou às reformas tão criticadas: "A gente verificou a necessidade de ajustes nas barreiras onde o Átila bateu, então a camada mudou de dupla para quádrupla, com uma forma de fixação mais padronizada". 

"Na parede onde bateu o Valdeno [Brito], também foi mudado: de dupla para tripla. Até pela grama, pois se escapar, bate com a mesma velocidade que estava no asfalto, é como se fosse gelo. Esse trabalho começou há 30 dias, depois de um longo estudo, feito em seguida à batida do Átila. Entramos em contato com os proprietários do autódromo e dizemos quais eram as necessidades. Eles disseram que teriam janelas de trabalhos, porque havia outros eventos aqui também".

"E é um trabalho longo esse das barreiras. Além disso, eu recebi da Anesc (Associação das equipes da Stock Car) um pedido para rever os speed bumps (zebras 'salsicha') para evitar quebras de suspensão. Isso também leva alguns dias. São uma série de fatores", ponderou.

"Na semana passada, eu solicitei uma reunião com equipes e pilotos. Infelizmente, por motivos de agenda, eles não puderam vir, inclusive o Átila. Mas acabamos fazendo agora, com Thiago Meneghel, Maurício Ferreira [chefes de Shell V-Power e Full Time, respectivamente], Átila, Barrichello, Cacá Bueno, Bia Figueiredo... Nessa reunião, então, foram discutidas questões específicas da curva, em um ambiente bem proativo, e chegamos à solução aplicada".

Confira todos os carros dos campeões da Stock Car em seus 40 anos de história

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala

1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala

1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala

Foto de: Divulgacao

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega

Foto de: Divulgacao

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega

Foto de: Divulgacao

1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega

Foto de: Divulgacao

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega

1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega

Foto de: Divulgacao

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega

Foto de: Divulgacao

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra

Foto de: Divulgacao

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra

Foto de: Divulgacao

2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra

Foto de: Divulgacao

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra

Foto de: Divulgacao

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra

Foto de: Divulgacao

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra

Foto de: Divulgacao

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer

Foto de: Divulgacao

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer

Foto de: Divulgacao

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307

Foto de: Divulgacao

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307

Foto de: Divulgacao

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra

Foto de: Divulgacao

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408

Foto de: Divulgacao

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic

Foto de: Duda Bairros

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408

2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408

2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408

Foto de: Fábio Davini

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze

2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze

Foto de: Fernanda Freixosa

40

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior 'Mais rápido' do dia, Cacá Bueno também comenta obras no Velopark
Próximo artigo Após pódio no Milhão, Casagrande lidera 2º treino da Stock Car no Velopark

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil