Entrevista

Di Grassi volta a criticar autódromo no RJ e fala sobre posicionamento político: “Eu sou pró-Brasil”

Piloto que esteve em Interlagos durante fim de semana da Corrida do Milhão falou sobre como o fato de opinar sobre política brasileira pode atrapalhar

Lucas di Grassi antes da Corrida do Milhão em Interlagos

Lucas di Grassi antes da Corrida do Milhão em Interlagos

Duda Bairros

Lucas di Grassi esteve em São Paulo para participar da Corrida do Milhão, prova nobre da Stock Car. O piloto que vai encarar a sexta temporada da Fórmula E nos próximos meses foi o pivô da maior polêmica do fim de semana, quando foi punido pelos comissários da CBA em uma ultrapassagem considerada ilegal e acabou desclassificado por não cumprir a penalidade.

Antes disso, ele atendeu a equipe do Motorsport.com Brasil para falar sobre outros assuntos que rodeiam seu cotidiano, além do da categoria de monopostos elétricos.

Há dois meses, di Grassi gravou um vídeo direcionado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, sugerindo um traçado de rua no Rio de Janeiro, no lugar do autódromo que o comandante do poder executivo apoia. Admitindo que não teve resposta, di Grassi explicou o que o motivou a mandar o recado.

“A falácia da argumentação do presidente é que não haveria dinheiro público para a construção de um autódromo nível 1 de F1”, disse di Grassi. “Quando você coloca no papel o custo de capital, o de manutenção e o custo de construção de um autódromo daquele porte, ele não fecha a conta, nem com um evento de F1. Por isso que Silverstone e Nurburgring estão a venda.”

“Ou teria que ter dinheiro público que, na minha opinião, o Rio de Janeiro tem outras prioridades, ou, se não houver dinheiro público, não fecha a conta e não vai ter autódromo. Esta foi a minha opinião. Independentemente se a F1 deve ir para lá ou não. Isso é uma conta de economia básica sobre a construção do autódromo.”

“Uma das opções para levar algo interessante ao Rio de Janeiro, sem precisar construir um autódromo, seria uma pista modular nas ruas do Rio, em um lugar bonito, na Marina da Glória, que já tem uma pista da Fórmula E desenhada lá, mesmo agora apareceu uma outra opção de usar parte do Maracanã. Dá para fazer algo modular, diferente, que seria funcional e faria sentido sob o ponto de vista de investimento tanto privado quanto público.”

Opiniões políticas “Pró Brasil”

Quem acompanha di Grassi nas redes sociais testemunha a participação ativa do piloto em assuntos da política brasileira, sendo alvo de elogios e críticas. Quando perguntado pelo Motorsport.com se ele havia notado alguma diferença de tratamento entre fãs, pilotos, imprensa e patrocinadores, a resposta foi imediata.

“Fiz um vídeo sobre a Amazônia e o primeiro comentário que apareceu foi ‘Não voto mais em você no FanBoost da Fórmula E’. O Brasil está muito polarizado, eu não sou pró-governo ou contra o governo, acho que estão fazendo muitas coisas boas, mas também estão fazendo muitas besteiras. Temos que ser racionais e eu, por ser brasileiro, tento usar minha posição para falar aquilo que acho justo ao Brasil.”

“Eu sou pró-Brasil. Quando você é pró-Brasil e pró-governo, as pessoas que são contra te criticam, e quando eu sou pró-Brasil e contra o governo, as pessoas que são pró-governo te criticam, então eu recebo críticas de todos os lados. Mas acho que é importante se posicionar, não gosto de ficar em cima do muro, esse é o jeito que eu sou. Se alguém argumentar do ponto de vista factual e que vai contra meu argumento, acho justo, digo que errei, que volto atrás e que vamos fazer de outro jeito.”

Receio e oportunismo

Di Grassi também não teve dúvidas em responder se outros pilotos não têm receio em fazer o mesmo papel que ele nas redes sociais ou em entrevistas para imprensa. Além disso, o piloto também critica aqueles que se utilizam de um discurso visando a coletividade, mas para benefício próprio.

“O brasileiro tem muito receio de se posicionar e a maioria dos posicionamentos que vejo, como o de celebridades, ou é para construção de imagem, ou alguma forma irracional com pouca pesquisa, ou porque está perdendo alguma mamata. São posicionamentos que levam a população a acreditar na tal da fake news ou pseudo-fake news, que levam as pessoas a um caminho que não seja o correto.”

“Acho que qualquer pessoa que tenha exposição, que possa gerar um tipo de informação para a sociedade, tem que fazer da maneira mais neutra e coerente possível, independentemente do tipo de pensamento.”

“Tem gente que é neutra, coerente e justa do socialismo, do ponto de vista de uma política social democrata, tem gente que preza mais a liberdade de mercado, mais de direita, enfim acho que tem jeitos de você se posicionar de uma forma adequada.”

“O que eu acho que é prejudicial à sociedade é você usar da sua exposição para um viés de posicionamento ideológico que vai te beneficiar e não a sociedade e usar isso como bandeira, dizendo eu é bonzinho, mas que na verdade tem algo maior por trás.”

Veja tudo o que Di Grassi disse:

 

Brasil de fora da Fórmula E em 2020

O Brasil não fará parte do calendário da Fórmula E para a temporada 2019/2020. O Chile deve ser o único representante sul-americano para o próximo campeonato. Confira a saga brasileira na categoria.

O Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso

O Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso

Foto de: IndyCar Series

Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já recebeu a provas da Fórmula E

Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já recebeu a provas da Fórmula E

Assim como Punta del Este e...

Assim como Punta del Este e...

Foto de: Fabian Lujan/ASN Media

Santiago, no Chile

Santiago, no Chile

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera

Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera

Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...

Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...

Foto de: FIA Formula E

E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história

E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história

Foto de: Molly Darlington / Motorsport Images

Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria, atualmente.

Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria, atualmente.

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

8

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Galvão Bueno relata emoção ao voltar à Stock após 15 anos e faz mistério sobre narrar outras corridas
Próximo artigo Chefão da Stock Car diz que rodadas duplas “tendem” a permanecer em 2020

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil