Favorito, Serra aposta em pit stop curto para faturar tri da Stock Car
Piloto da Eurofarma larga em sétimo, mas deve perder menos tempo na parada obrigatória
Finalistas da Stock Car 2019
Duda Bairros
Líder da temporada 2019 e favorito ao título da Stock Car na grande final deste fim de semana, em Interlagos, Daniel Serra largará em 7º na corrida deste domingo e viu o principal rival, Thiago Camilo, perder a pole position nos instantes finais do treino classificatório.
Caso as posições de largada se mantenham, com Camilo em segundo, 'Serrinha' conquistará o tricampeonato consecutivo, igualando o feito do pai, Chico, vencedor das temporadas 1999, 2000 e 2001 da categoria.
Daniel, porém, mantém a cautela. "Agora eu vou criar 1000 cenários na minha cabeça e provavelmente vai o que acontecer o que faltar, então vou largar e ver o que acontece", comentou o bem-humorado piloto da Eurofarma RC.
Eliminado da disputa da pole em São Paulo, Serrinha ponderou que sua estratégia de pit stops será vantajosa em relação aos rivais que largam mais à frente: "É difícil saber o quanto de combustível os outros têm em seus carros. Mas a classificação termina da mesma forma que a gente larga [os carros são lacrados após o quali], e nós optamos por uma estratégia de fazer o pit stop mais curto possível, mas não sei quanto aos outros".
"O lado ruim disso é que você larga ali no ‘meio’, enfim. Não é a posição que a gente queria, mas não é ruim", refletiu Serra, que larga logo atrás de Julio Campos. O piloto da Prati-Donaduzzi também briga pelo título da temporada 2019 e precisa de uma improvável combinação de resultados. Mais à frente, com a mesma matemática, Felipe Fraga começa a prova do terceiro posto com a Cimed Racing, logo atrás de Camilo. O pole é Marcos Gomes, da KTF.
Questionado sobre a briga por posições com os rivais pelo título, Serra não demonstrou grande preocupação: "Corrida é corrida e algo pode acontecer, mas isso eu não controlo, então não posso fazer muita coisa".
"A classificação acabou de acabar e não sei o quanto de combustível os competidores próximos de mim têm. Mas, como eu falei, a gente optou por um pit stop mais curto e já gastamos um pouquinho menos de combustível que os seis da frente. Eles gastaram pelo menos 6L a mais, o que dá uns 2s de abastecimento, mas não dá para saber exatamente quem está leve ou não. Mas enfim, a gente está numa posição que não é ideal, mas é boa", reiterou.
O piloto da Eurofarma também citou a questão da gasolina como uma potencial justificativa para a superioridades dos rivais no treino classificatório: "Não dá para saber o quanto de combustível as pessoas estão usando ou não, então espero que seja por isso".
Ao Motorsport.com, Serrinha comemorou o fato de Camilo ter perdido a pole. Caso largasse na posição de honra e Daniel se mantivesse em sétimo ao término da corrida, o piloto da Ipiranga seria campeão. O que ainda 'pode acontecer': "Muita coisa vai mudar durante a corrida em termos de posições, mas óbvio que prefiro outra pessoa largando na pole. Ainda mais sendo o Marquinhos, que é um amigo meu, com quem cresci correndo junto. Fico feliz por ele, de verdade".
Temporada histórica
O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Top Comments