Maurício exalta vitória no Milhão e naturaliza gancho a di Grassi

Com dois títulos na categoria máxima do Brasil, piloto da Eurofarma fala sobre estratégia para prova em Interlagos

Ricardo Maurício comemora vitória na Corrida do Milhão

Foto de: Duda Bairros

Bicampeão da Stock Car em 2008 e 2013 e vencedor da Corrida do Milhão em 2010, Ricardo Maurício contou com um pouco de sorte para vencer a prestigiada prova neste ano e faturar a bolada na tarde deste domingo, em Interlagos.

Para triunfar, o piloto da Eurofarma contou com punição ao convidado Lucas di Grassi, que também correu pela equipe comandada por Rosinei Campos. O campeão mundial da Fórmula E ultrapassou 'Ricardinho' na entrada dos boxes para assumir a ponta, mas a manobra foi considerada irregular.

Leia também:

Com isso, a direção de prova aplicou gancho a di Grassi, que deveria ter cumprido um drive through. O piloto ignorou a ordem e se manteve na primeira posição, mas recebeu a bandeira preta e foi desclassificado da corrida, gerando polêmica e delegando o triunfo ao 'companheiro'.

Questionado sobre a decisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) em entrevista coletiva após a disputa, Maurício disse concordar com a punição e defendeu o respeito ao regulamento. "Se não punem, vocês criticam. Se punem, vocês também criticam", disse.

Maurício reiterou que o gancho a di Grassi foi justo, mas parabenizou o concorrente e analisou a batalha tática travada antes da polêmica ultrapassagem. "A gente sabia que tinha uma deficiência de velocidade de reta, eu e o Daniel [Serra, também da Eurofarma]", afirmou ao Motorsport.com.

"A gente sabia que o Lucas tinha uma grande vantagem e estava bem forte para essa vitória, mas acabei ultrapassando ele no pit stop. Só que era muito difícil de manter a primeira posição. Ele ganhou o fan push, então quando voltei pra pista eu tinha três pushes, e o Lucas seis".

"Eu sabia que ia ser muito difícil manter a liderança por causa do ritmo que ele tinha, então, quando ele me ultrapassou, eu realmente comecei a focar de novo no campeonato, mas deu certo", detalhou Maurício. Ele ainda admitiu, em coletiva, que o triunfo "caiu no colo", o que "faz parte".

O vencedor também falou sobre sua atuação na corrida deste domingo. "Minha estratégia, no começo, quando estava brigando com o Lucas, era tentar usar o máximo possível de botão de ultrapassagem para que eu me distanciasse do [Ricardo] Zonta, que não precisaria abastecer quase nada, para manter essa vantagem e não perder posição dentro do box", comentou.

"Por isso, usei mais botão no começo. Foi minha estratégia e deu certo. Eu achei que o sétimo colocado teria grande vantagem. A gente teve poucos treinos, só três de 30 minutos, e ainda com composto de pneu totalmente diferente. Foi uma corrida totalmente atípica".

Ao Motorsport.com, Maurício também exaltou o triunfo no circuito de Interlagos. "Fazia tempo que eu não vencia na primeira corrida. Eu estava sempre disputando a vitória na segunda corrida das etapas duplas", celebrou. 

História das edições anteriores da Corrida do Milhão

A prova é disputada desde 2008, quando pagou 1 milhão de dólares. Ficou ausente do calendário no ano seguinte e desde 2010 vem sendo disputada ininterruptamente. O finado Autódromo de Jacarepaguá foi o palco da primeira prova, mas Interlagos vem se tornando o principal local de disputa.

Curitiba e Goiânia também receberam a corrida. A capital goiana, aliás, foi onde aconteceu a edição de 2018. O maior ganhador é Thiago Camilo, em três oportunidades. Com o triunfo em 2019, Ricardo Maurício chega a duas vitórias milionárias. Veja os vencedores das edições anteriores:

Rubens Barrichello comemora vitória na Corrida do Milhão de 2018
Rubens Barrichello em Goiânia na Corrida do Milhão em 2018
2017: Daniel Serra levou a melhor em Curitiba
2017: Daniel Serra em Curitiba
2016: Felipe Fraga bateu Rubens Barrichello em Interlagos
2016: Felipe Fraga em Interlagos
Thiago Camilo comemora vitória na Corrida do Milhão de 2015
2015: Thiago Camilo recebe bandeirada em Goiânia
2015: Thiago Camilo em Goiânia
2014: Rubens Barrichello comemora Milhão em Goiânia
2013: Ricardo Zonta em Interlagos
Pilotos da Corrida do Milhão de 2013. Reconhece todos?
2012: Thiago Camilo em Interlagos
Largada da Corrida do Milhão de 2012
Pódio da Corrida do Milhão de 2011
2011: Thiago Camilo em Interlagos
Em 2011, a Corrida do Milhão teve a ilustre presença de Jacques Villeneuve
Ricardo Maurício comemora Corrida do Milhão
2010: Ricardo Mauricio em Interlagos
2008: Valdeno Brito em Jacarepaguá
20

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Após abandono no Milhão, Barrichello lamenta problema que vinha desde “sexta-feira”
Próximo artigo Ainda líder, Serra explica pódio 'fantasma' na Corrida do Milhão

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil