Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta quarta-feira
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha

MotoGP
MotoGP
MotoGP: O que sabemos sobre o teste de Razgatlioglu com o V4 da Yamaha
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Stock Car
Stock Car
A Definir
Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
A Definir
Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Stock Car: Hankook pronta para desafio inédito sob as luzes de Cuiabá
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo 2025 registra recorde de público e de impacto econômico
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Márquez afirma que ausência no teste de Valência não irá afetar performance de 2026
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi revela conceito do R26, carro da estreia na F1, que terá Bortoleto como piloto

Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car

Estreia de Cuiabá traz marco histórico com as primeiras corridas noturnas da categoria, e pilotos terão de fazer adaptações de sono e alimentação

Gaetano di Mauro

A Stock Car Pro Series entra em um fim de semana histórico. A 10ª etapa da temporada 2025 marca a inauguração do Autódromo Internacional do Mato Grosso, em Cuiabá, e também a realização das primeiras corridas noturnas da história da categoria. A novidade muda completamente a rotina de pilotos, equipes e profissionais envolvidos — e cria uma curiosa sensação de “mudança de fuso horário”.

Leia também:

Com a programação do autódromo se estendendo até as 2h da manhã (no horário local, com uma hora a menos em relação a Brasília), a Stock Car adotará em Cuiabá um regime de trabalho semelhante ao de um fuso-horário do oeste asiático, entre oito e nove horas de diferença, e atividades começando apenas no final da tarde e encerrando no início da madrugada.

A abertura dos portões ao público está marcada para as 13 horas (locais), e as corridas terão largadas às 21h10 (Sprint) e 21h40 (Principal) – normalmente, as provas têm largada às 12h10 e 12h40, como foi nas últimas.

No horário de Brasília, as corridas do fim de semana acontecem no sábado às 22h10 e no domingo às 22h40 – na comparação, é como se a Stock Car estivesse no fuso-horário da Índia, no oeste da Ásia. E isso afetará a rotina dos pilotos, requerendo adaptações com horários de descanso e alimentação.

“Cuiabá é uma novidade muito boa, com tecnologia de autódromos internacionais, com prova iluminada. Para mim, a rotina de sono não vai mudar muita coisa, porque a gente vai continuar acordando cedo para outras atividades. No entanto, a alimentação muda um pouco: em dia de corrida eu como muito pouco antes da largada e aí me alimento bem depois”, explica Allam Khodair.

“Como vai ser à noite eu vou ter de controlar um pouco mais, fazendo um bom almoço – não com muita comida – e não jantar antes da corrida. É engraçado dizer que vamos correr depois do jantar. É um fuso horário diferente, mas que os pilotos estão recebendo muito bem. Tomara que seja uma praça que perdure por muito tempo”, comemora o piloto do Mitsubishi Eclipse Cross #18 da Blau Motorsport.

Localizado no Parque Novo Mato Grosso, complexo construído para ser o centro multieventos da América Latina, o novo autódromo é o 23º circuito a receber uma etapa da Stock Car em 46 anos de história. O traçado cuiabano tem 4.500 metros de extensão, 13 curvas — nove à direita e quatro à esquerda — e duas grandes retas: a principal, com 670 metros, e a oposta, com 750.

Projetado dentro dos padrões da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), o circuito também cumpre todos os requisitos das confederações brasileiras de automobilismo e motociclismo (CBA e CBM).

A etapa de Cuiabá dá sequência ao tour da Stock Car pelo Centro-Oeste. Em Campo Grande, no fim de outubro, a Mitsubishi viveu um fim de semana misto tanto no clima como em resultados, com um pódio 100% da marca na corrida Sprint — Gaetano di Mauro, Allam Khodair e Nelsinho Piquet sob um calor de 35 graus— e uma exibição heroica de Felipe Fraga, que partiu de 22º sob chuva intensa e terminou em terceiro na corrida principal.

Com esses resultados, a Mitsubishi chega à nova etapa como destaque do campeonato. Felipe Fraga lidera a tabela com 706 pontos, seguido de perto por Gaetano di Mauro, com 675. Nelsinho Piquet aparece em nono (493), Felipe Baptista em 11º (425) e Gianluca Petecof em 12º (412). Completam o pelotão Mitsubishi Daniel Serra (15º, 390), Allam Khodair (18º, 367), Ricardo Zonta (23º, 294), Bruno Baptista (25º, 262) e Vicente Orige (31º, 140).

A equipe Eurofarma-RC, que defende a marca e ocupa as duas primeiras posições na classificação, estreia em Cuiabá um novo layout nos carros, desenvolvido especialmente para as etapas finais da temporada.

“Estou muito ansioso para a primeira corrida noturna da Stock Car. O horário não será um problema, já que estou acostumado a competir em outros fusos horários. O mais incrível é que teremos um autódromo novo, que parece ter ficado sensacional — e tudo isso à noite. É uma dupla novidade para todo mundo”, emplgou-se o líder Felipe Fraga, piloto do Eclipse Cross #88 da Eurofarma RC.

Com um calendário que se aproxima da reta final — esta é a 10ª de 12 etapas —, a Mitsubishi chega embalada por resultados consistentes e por um histórico de evolução e superação ao longo do ano. A etapa de Cuiabá promete ser um marco não só para a categoria, mas também para a marca dos três diamantes – com seus pilotos buscando brilhar sob as luzes artificiais da capital do Mato Grosso.

Norris CALA BOCA de geral, Bortoleto com hype de RUBINHO, Max ‘simplão’, CAOS na Ferrari e mais

Ouça versão áudio do Podcast:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Stock Car: Kohl ajusta rotina de sono para etapa noturna em Cuiabá

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros