Mitsubishi encara desafio de "fuso asiático" na primeira corrida noturna da história da Stock Car
Estreia de Cuiabá traz marco histórico com as primeiras corridas noturnas da categoria, e pilotos terão de fazer adaptações de sono e alimentação
A Stock Car Pro Series entra em um fim de semana histórico. A 10ª etapa da temporada 2025 marca a inauguração do Autódromo Internacional do Mato Grosso, em Cuiabá, e também a realização das primeiras corridas noturnas da história da categoria. A novidade muda completamente a rotina de pilotos, equipes e profissionais envolvidos — e cria uma curiosa sensação de “mudança de fuso horário”.
Com a programação do autódromo se estendendo até as 2h da manhã (no horário local, com uma hora a menos em relação a Brasília), a Stock Car adotará em Cuiabá um regime de trabalho semelhante ao de um fuso-horário do oeste asiático, entre oito e nove horas de diferença, e atividades começando apenas no final da tarde e encerrando no início da madrugada.
A abertura dos portões ao público está marcada para as 13 horas (locais), e as corridas terão largadas às 21h10 (Sprint) e 21h40 (Principal) – normalmente, as provas têm largada às 12h10 e 12h40, como foi nas últimas.
No horário de Brasília, as corridas do fim de semana acontecem no sábado às 22h10 e no domingo às 22h40 – na comparação, é como se a Stock Car estivesse no fuso-horário da Índia, no oeste da Ásia. E isso afetará a rotina dos pilotos, requerendo adaptações com horários de descanso e alimentação.
“Cuiabá é uma novidade muito boa, com tecnologia de autódromos internacionais, com prova iluminada. Para mim, a rotina de sono não vai mudar muita coisa, porque a gente vai continuar acordando cedo para outras atividades. No entanto, a alimentação muda um pouco: em dia de corrida eu como muito pouco antes da largada e aí me alimento bem depois”, explica Allam Khodair.
“Como vai ser à noite eu vou ter de controlar um pouco mais, fazendo um bom almoço – não com muita comida – e não jantar antes da corrida. É engraçado dizer que vamos correr depois do jantar. É um fuso horário diferente, mas que os pilotos estão recebendo muito bem. Tomara que seja uma praça que perdure por muito tempo”, comemora o piloto do Mitsubishi Eclipse Cross #18 da Blau Motorsport.
Localizado no Parque Novo Mato Grosso, complexo construído para ser o centro multieventos da América Latina, o novo autódromo é o 23º circuito a receber uma etapa da Stock Car em 46 anos de história. O traçado cuiabano tem 4.500 metros de extensão, 13 curvas — nove à direita e quatro à esquerda — e duas grandes retas: a principal, com 670 metros, e a oposta, com 750.
Projetado dentro dos padrões da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), o circuito também cumpre todos os requisitos das confederações brasileiras de automobilismo e motociclismo (CBA e CBM).
A etapa de Cuiabá dá sequência ao tour da Stock Car pelo Centro-Oeste. Em Campo Grande, no fim de outubro, a Mitsubishi viveu um fim de semana misto tanto no clima como em resultados, com um pódio 100% da marca na corrida Sprint — Gaetano di Mauro, Allam Khodair e Nelsinho Piquet sob um calor de 35 graus— e uma exibição heroica de Felipe Fraga, que partiu de 22º sob chuva intensa e terminou em terceiro na corrida principal.
Com esses resultados, a Mitsubishi chega à nova etapa como destaque do campeonato. Felipe Fraga lidera a tabela com 706 pontos, seguido de perto por Gaetano di Mauro, com 675. Nelsinho Piquet aparece em nono (493), Felipe Baptista em 11º (425) e Gianluca Petecof em 12º (412). Completam o pelotão Mitsubishi Daniel Serra (15º, 390), Allam Khodair (18º, 367), Ricardo Zonta (23º, 294), Bruno Baptista (25º, 262) e Vicente Orige (31º, 140).
A equipe Eurofarma-RC, que defende a marca e ocupa as duas primeiras posições na classificação, estreia em Cuiabá um novo layout nos carros, desenvolvido especialmente para as etapas finais da temporada.
“Estou muito ansioso para a primeira corrida noturna da Stock Car. O horário não será um problema, já que estou acostumado a competir em outros fusos horários. O mais incrível é que teremos um autódromo novo, que parece ter ficado sensacional — e tudo isso à noite. É uma dupla novidade para todo mundo”, emplgou-se o líder Felipe Fraga, piloto do Eclipse Cross #88 da Eurofarma RC.
Com um calendário que se aproxima da reta final — esta é a 10ª de 12 etapas —, a Mitsubishi chega embalada por resultados consistentes e por um histórico de evolução e superação ao longo do ano. A etapa de Cuiabá promete ser um marco não só para a categoria, mas também para a marca dos três diamantes – com seus pilotos buscando brilhar sob as luzes artificiais da capital do Mato Grosso.
Norris CALA BOCA de geral, Bortoleto com hype de RUBINHO, Max ‘simplão’, CAOS na Ferrari e mais
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.