Últimas notícias

Shell protesta por punição da CBA contra fotógrafo na Stock Car

Referência na cobertura fotográfica de automobilismo, José Mário Dias teve que ficar de fora da etapa do Velo Città

Foto de Ricardo Zonta realizada no momento em que José Mário Dias foi 'flagrado' em posição supostamente irregular

Foto de: Divulgacao

A Stock Car segue movimentada dentro e fora das pistas na temporada 2019. A categoria máxima do automobilismo brasileiro teve belas provas na rodada dupla deste domingo, no Velo Città, mas o agito não se restringiu às batalhas entre os pilotos no circuito paulista.

Embora a segunda corrida da etapa de Mogi Guaçu tenha ficado marcada por várias disputas ferrenhas, uma das maiores polêmicas deste fim de semana aconteceu nos bastidores. Tudo por causa da suspensão do fotógrafo José Mário Dias, da Shell.

Leia também:

Uma das referências da fotografia automobilística, o paranaense tomou o gancho da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por ter feito uma foto do carro de Ricardo Zonta, da Shell V-Power, em lugar supostamente irregular durante pit stop na Corrida do Milhão. Veja abaixo:

'Flagra' da suposta irregularidade de José Mário Dias

'Flagra' da suposta irregularidade de José Mário Dias

Photo by: Divulgacao

Sem poder contar com o profissional na rodada do Velo Città, a equipe se manifestou divulgando "apenas imagens amadoras feitas pelos telefones celulares. A medida é um protesto pela ausência forçada do fotógrafo José Mário Dias na etapa".

Um comunicado do time deu mais detalhes: "Premiado e com vasta experiência, José Mário Dias é o fotógrafo oficial da maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil. Com o envio de fotos amadoras, a Shell expressa inconformidade com a punição imposta ao seu prestador de serviço".

Ao Motorsport.com, Dias falou sobre o gancho: "Quando a CBA me chamou para me ouvir, em nenhum momento eu pedi clemência. Disse que se eles acreditavam que eu estava fora das regras, estavam no direito de me punir".

"Mesmo dizendo que de acordo com a minha experiência automobilística eu estava em plena consciência de que em nenhum momento corri risco algum, como mostra a foto abaixo, que fiz no momento", seguiu Dias.

Foto de Ricardo Zonta realizada no momento em que José Mário Dias foi 'flagrado' em posição supostamente irregular

Foto de Ricardo Zonta realizada no momento em que José Mário Dias foi 'flagrado' em posição supostamente irregular

Photo by: Divulgacao

"Dois motivos me deixam muito chateado: primeiro, o fato de eu não ter sido 'advertido', levei a punição "sem dó'; e o segundo e principal é que mais um monte de gente estava em posição irregular e apenas eu fui punido".

"Nitidamente não existem direitos iguais. Não tenho a menor ideia de qual é o motivo, não tenho nenhum problema com absolutamente ninguém da CBA. Enfim, é isso. Na próxima etapa, em Goiânia, estarei de volta de cabeça erguida e 'dentro do box'", completou o fotógrafo.

Versão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)

Por meio de sua assessoria, a CBA reiterou seu posicionamento no caso: "A decisão de punição ao profissional de imprensa José Mario Dias foi tomada após criteriosa análise em que se constatou que o fotógrafo estava em local proibido –entrou em área de trabalho da Equipe Shell no pit lane, durante pit stop–, fato admitido pelo próprio em sua oitiva com os comissários de prova".

"Com isso, contrariou orientações passadas pelo diretor de prova em briefing realizado com os profissionais de imprensa. Por fim, a Confederação Brasileira de Automobilismo ressalta seu compromisso primordial e irrefutável de zelar pela segurança de todos os envolvidos em eventos desportivos sob sua chancela".

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Temporada histórica

O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso não descarta correr na Stock Car: "Não fecho as portas para nada"
Próximo artigo VÍDEO: Chefe da Stock anuncia Corrida de Duplas, revela interesse de Alonso e fala de 3ª montadora em 2021

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil