Últimas notícias

Stock Car: Etapas de Tarumã e Curitiba são substituídas por Velo Città e Velopark

Dificuldades de homologação e logística são apontadas como motivo de alterações com a atual temporada em curso

Largada da prova do Velopark

Foto de: Duda Bairros

A Vicar, promotora da Stock Car, anunciou nesta terça-feira duas alterações no calendário de 2019. O tradicional Autódromo de Tarumã, que chegou a ser apontado como local da abertura do campeonato, na corrida 500 e que marcaria os 40 anos da categoria por ter sido o local da primeira corrida da história, será substituído pelo circuito de Velo Città, em Mogi Guaçu, no dia 10 de novembro. Já o Autódromo de Curitiba deixará o calendário para dar lugar à etapa no Velopark, no dia 15 de setembro.

Segundo a categoria, desde o começo do ano as pistas “tinham a realização das provas pendente, devido à necessidade de solução de problemas específicos.” No caso de Tarumã, o autódromo encontra-se sem homologação da CBA para competições nacionais.

Leia também:

“A situação já existia quando definimos o calendário, mas, pelo respeito que temos por essa pista, e também por sua tradição, decidimos mantê-la na programação. Era nossa esperança de que houvesse uma solução, que não foi possível até esta data”, comentou Carlos Col, CEO da Vicar. “Estamos em nossa temporada de 40 anos e posso dizer que Tarumã era a praça onde nós mais desejávamos correr em 2019, por que a Stock Car nasceu lá em 1979. É um fato lamentável”.

Segundo o mandatário, Curitiba enfrenta outros problemas: “Este autódromo enfrenta um desafio nos últimos anos. No aspecto logístico e estrutural, Curitiba foi durante muito tempo uma boa pista para a realização de corridas no Brasil. Mas por alguns motivos essa realidade vem mudando.”

“Para correr lá em 2019 seria preciso um investimento muito superior ao de outras praças. Some-se a isso a questão de haver agora um fator ambiental específico, que coloca a realização de grandes eventos como o nosso em discussão. Então, até que essas e outras questões sejam solucionadas, pelo menos neste ano não podemos competir lá”, disse Col.

Confira como ficou o calendário da Stock Car para o restante da temporada

11/08 – Campo Grande (MS)

25/08 – Interlagos, São Paulo (SP), Corrida do Milhão

15/09 – Velopark, Nova Santa Rita (RS)

20/10 – Cascavel (PR)

10/11 – Velo Città, Mogi Guaçu (SP)

24/11 – Goiânia (GO)

15/12 – Interlagos, São Paulo (SP) - Final

Ano especial para a categoria

2019 marca 40 anos de vida da Stock Car, maior categoria do automobilismo brasileiro. Confira como essa história se desenrolou com todos os carros dos campeões na galeria abaixo.

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #002 - Massa participa e fala 10 anos após acidente: 'Sou grato por ter continuado'
Próximo artigo Chefão da Stock alfineta autódromo de Curitiba após mudança no calendário

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil