Últimas notícias

Stock Car: Maurício explica a 19ª posição no grid do Velo Città

Um dos líderes do campeonato, piloto da Eurofarma RC terá que fazer provas de recuperação em Mogi Guaçu

Ricardo Maurício no Velo Città 2 em 2019

Foto de: Duda Bairros

Empatado com o companheiro Daniel Serra na liderança da Stock Car com 265 pontos, Ricardo Maurício não conseguiu boa posição para a primeira corrida deste domingo no Velo Città. Enquanto o parceiro de Eurofarma larga em quarto, 'Ricardinho' sai em 19º em Mogi Guaçu (SP).

A etapa deste fim de semana é a primeira das últimas três deste campeonato, no qual os dois pilotos da equipe buscam seu terceiro título na categoria máxima do automobilismo brasileiro. Maurício, porém, terá vida mais difícil para somar pontos para mais uma conquista.

Leia também:

Ao Motorsport.com, Ricardinho relatou seus problemas no interior paulista: "Na verdade, foram muitas coisas somatizadas. No Velopark, eu acabei rodando nos treinos livres e danifiquei quatro pneus zeros. No fim, fiquei com muitos pneus ruins em todas as últimas provas".

"Em Cascavel, tive pneus muito ruins em todos os treinos e ainda tive um furo na corrida, aí acabei tendo que usar mais pneus durante aquele final de semana, de modo que vim para o Velo Città com compostos muito ruins para os treinos".

"Eu não tive, em nenhum momento, um pneu um pouco melhor para testar o carro e pegar referência da pista. E quando eu fui andar com pneus zero, choveu. Então não andei com o carro em boa aderência em nenhum momento. Sempre com pneus de final de corrida", ponderou.

“Aí fui para a classificação com pneus novos e até consegui ficar seis décimos distante do Daniel em alguns setores pela telemetria. Mas aí falta um pouco na hora de fazer a aproximação de uma curva porque você não tem referência com pneus bons", explicou Maurício.

"Tudo isso somatizou demais. E quando você faz uma primeira volta boa, desgasta demais os pneus. Aqui não é como no Velopark, onde você consegue encaixar uma volta depois de duas, três tentativas em ritmo bom”.

"O Velo Città é uma pista na qual você dá uma volta rápida e no segundo giro é muito difícil melhorar. Nesses fins de semana de dois dias, é complicado: se você está bem, tudo certo. Mas se você não tem pneus bons para treinar, acaba dando o que deu".

Questionado sobre o planejamento para a rodada dupla de Mogi Guaçu, Ricardinho afirmou que é difícil ter uma ideia clara com tanta antecedência. "É difícil bolar a estratégia, tem que começar a corrida, ver a posição em que você vai se encaixar e checar se seu carro vai ter um bom equilíbrio".

"Aí pode ser que dê para tentar conseguir, talvez, algumas posições e ter um plano para a primeira corrida ou para a segunda. O grande problema é que você tem poucas voltas para atacar, então é complicado", completou o bicampeão da Stock.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Temporada histórica

O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Siga o Motorsport.com Brasil no TwitterFacebookInstagram e Youtube.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock: Casagrande quer reduzir vantagem para líderes no Velo Città
Próximo artigo Fraga comemora terceiro lugar do grid da Stock Car no Velo Città

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil