Últimas notícias

Toyota oficializa participação na Stock Car a partir de 2020

Operação que fará parte da Toyota Gazoo Racing começa na próxima temporada na maior categoria do automobilismo brasileiro

Carro da Toyota Gazoo Racing na TC2000

Divulgacao

Após meses de negociações e rumores, a Toyota confirmou que fará parte da Stock Car a partir de 2020. O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira, em evento na Argentina. O modelo que será utilizado é o novo Corolla e as equipes que terão o novo carro ainda não estão definidas, com a organização da categoria brasileira definindo junto aos times quem estará com o novo equipamento.

Leia também:

A Stock Car terá em 2020 uma temporada na qual a categoria também estreará um novo projeto de carro, que adotará monoblocos originais produzidos pelas fábricas participantes e uma filosofia mais alinhada com as expectativas dos fãs de automóveis.

Com carros mais próximos aos de rua, a Toyota Gazoo Racing, braço esportivo da montadora que apoia o esporte argentino há mais tempo, também virá ao Brasil. Além de apoiar os ‘hermanos’, a Gazoo também está presente em programas mundiais de rali e endurance, além de ser a marca que está na linha esportiva dos automóveis que estão acessíveis ao público em geral.

Na Argentina, a equipe Toyota é efetivamente uma equipe de fábrica. Já no Brasil, pelo menos na primeira temporada, a marca liberará uma licença de uso do nome Gazoo Racing para uma ou mais equipes parceiras.

“A Toyota é uma marca de grande tradição no esporte e sua entrada representa um passo importante na reformulação que está em andamento na Stock Car”, disse Carlos Col, CEO da Vicar Promoções Desportivas, organizadora da categoria.

“Toyota e Chevrolet impulsionarão nosso projeto de evolução técnica e desportiva, além de reforçarem nossa imagem de categoria líder no cenário sul-americano. O automobilismo brasileiro recebe uma grande notícia hoje e nós ficamos felizes em poder trazê-la a público”, completou o dirigente.

Os planos da fabricante japonesa são audaciosos para o Brasil. A participação na Stock será apenas uma das frentes em que a Toyota vai investir. Segundo apurado pelo Motorsport.com, escolas de pilotagem estão entre as novidades, com novas promessas podendo ter um caminho claro à Stock Light e, possivelmente, na Stock Car.

ATUALIZAÇÃO:

Outra novidade importante apresentada pelos executivos da Toyota e da Stock Car é a “Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing – Brasil”, que já selecionou seis kartistas entre 15 e 17 anos de idade para uma seletiva que se dará nas etapas de Goiânia (24/11) e Interlagos (15/12), os dois últimos compromissos da Stock Car em 2019.

Os participantes serão submetidos a um treinamento por parte de profissionais especializados, que visa desenvolver habilidades específicas e importantes para os pilotos na atualidade, como relacionamento com a imprensa, estratégias de carreira, conhecimento técnico, condicionamento físico e mental, e processos de trabalho com o engenheiro de pista.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

Temporada histórica

O ano de 2019 é histórico para a Stock Car, já que a categoria completa quatro décadas de existência. Confira todos os campeões - e seus respectivos carros - na galeria abaixo:

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Camilo destaca estratégia em vitória na corrida 1 no Velo Città
Próximo artigo Alonso não descarta correr na Stock Car: "Não fecho as portas para nada"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil