Últimas notícias

Zonta fala sobre mudança de time na Stock e experiência de ser dono de equipe

Em live feita com o Motorsport.com, o piloto falou sobre sua trajetória na Stock Car, como foi ser dono de equipe e a mudança para a RCM em 2020

Ricardo Zonta

Foto de: Jose Mario Dias

Ricardo Zonta começará sua 14ª temporada na Stock Car logo que o calendário puder ser reiniciado. Durante seus anos na categoria, disputou inúmeras corridas, venceu, subiu ao pódio e inclusive foi dono de sua própria equipe, deixando uma marca na história do campeonato.

O piloto paranaense participou de uma live do Motorsport.com no Instagram, onde contou histórias sobre sua trajetória no automobilismo. Sobre a Stock Car, abordou vários assuntos, incluindo a troca de equipes para essa temporada.

Leia também:

"Em 2018, ganhamos muitas corridas durante o ano, e tudo que fizemos foi pensando em 2019, para ser um ano perfeito", afirmou Zonta. "Mas não conseguimos fazer o carro funcionar do jeito que queríamos. Não sei dizer onde estavam os erros".

"Foram vários problemas de estratégia, vários problemas mecânicos. O carro quebrou em várias corridas que eu tinha chance de me classificar bem, e acabava largando lá atrás. E na Stock, se você largar atrás, dificilmente tem chance".

"Acabei optando pela troca de equipe. Queira ou não, as equipes fazem muita diferença. Acabei escolhendo uma das melhores equipes, a RCM, do Daniel Serra e do Ricardo Maurício, com o objetivo de ter um resultado mais constante, para tentar disputar o título".

"Mas esse ano não sabemos como que vai ser. Tudo que apostamos, tudo que estamos sonhando, para esse ano, viraram um ponto de interrogação. Mas vamos ser otimistas que tudo vai dar certo".

Entre 2009 e 2014, Zonta não apenas correu na Stock como também era dono de sua própria equipe, a RZ Motorsport. O piloto comentou sobre a experiência e a vitória na Corrida do Milhão de 2013.

"Olhando hoje, e comparando com as equipes que tenho andado, vejo que foi um erro muito grande montar a equipe para correr. Eu sempre precisava correr atrás de patrocinador, muitas vezes acabava até tirando dinheiro do próprio bolso para conseguir terminar a temporada".

Ricardo Zonta

Ricardo Zonta

Photo by: Duda Bairros

"Como eu era dono e piloto, eu precisava resolver coisas que piloto não fazia e isso me atrapalhava demais nos finais de semana de corrida".

"Mas 2013 foi um ano bom. Eu e o Tukinha [Rocha] conseguimos conquistar vários pontos. A vitória na Corrida do Milhão, que era a última etapa, foi um momento em que eu me realizei, como dono de equipe e como piloto. Foi muito legal".

"Mas, profissionalmente, vejo hoje, correndo com a Shell e em equipes grandes, que teria sido diferente se eu tivesse entrado na Stock Car como eu estou hoje: trabalhando para ganhar corrida, e não para fazer o negócio acontecer, como foi com a RZ".

O piloto ainda falou sobre os pontos positivos e negativos da Stock.

"Nesse ano a Stock faz 41 anos, e são poucos campeonatos que sobrevivem todo esse tempo e conseguem manter um ritmo tão forte, com equipes fortes e pilotos competitivos. Desde o início da minha carreira, e quando eu corria na F1, eu olhava para a Stock com bons olhos. Uma categoria muito festiva, com carros muito legais".

"Mas uma coisa que me assustou muito, e que assusta os pilotos que vêm de fora, das categorias de fórmula, são os toques. Tem alguns toques desnecessários. Alguns pilotos experientes parecem não se preocupar com os acidentes que podem ocasionar".

"Outro lado legal é o de ganhar em casa, no Brasil, e carregar as próprias marcas, como a Shell, que está no automobilismo há muito tempo. Senna carregou a concha [referência à logo da Shell], Schumacher carregou a concha. Fazer parte desse grupo é muito legal também".

"Eu não penso em fazer outro campeonato. Sou muito realizado com a Stock", finalizou Zonta.

GALERIA: Relembre todos os carros e a carreira de Ricardo Zonta na F1

1999: Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta, pilotos titulares da British American Racing (BAR)
1999: Ricardo Zonta, BAR PR01
2000: Ricardo Zonta, BAR 002. Brasileiro seguiu com Villeneuve
2000: Ricardo Zonta, Darren Manning e Patrick Lemarie, BAR Honda BAR 002
2001: Heinz-Harald Frentzen, Ricardo Zonta (piloto reserva e de testes) e Jarno Trulli, Jordan
2001: Ricardo Zonta, Jordan EJ11
2001: Ricardo Zonta correu no Canadá e na Alemanha
2003: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota Toyota	TF103
2003: Ricardo Zonta, Toyota	TF103
2003: Ricardo Zonta
2004: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota TF104
2004: Ricardo Zonta correu etapas de Hungria, Bélgica, Itália, China e Brasil
2004: Ricardo Zonta
2005: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota TF105
2005: Ricardo Zonta, Toyota TF105
2005: Ricardo Zonta, Toyota TF105
2006: Ricardo Zonta, piloto reserva e de testes do Toyota	TF106
2006: Ricardo Zonta, Toyota	TF106
2006: Ricardo Zonta, Toyota	TF106, e Michael Schumacher, Ferrari
Em 2007, Zonta foi piloto de testes da Renault ao lado de Nelsinho Piquet, o reserva. Heikki Kovalainen e Giancarlo Fisichella eram os titulares
Ricardo Zonta, Nelsinho Piquet, Giancarlo Fisichella e Heikki Kovalainen com o chefe de equipe Flavio Briatore
2007: Ricardo Zonta, Renault R27
22

Piloto da Shell V-Power, Zonta explica como funciona o volante da Stock Car:

PODCAST - Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Stock Car anuncia adiamento de calendário para segundo semestre
Próximo artigo Ex-engenheiro da Stock Car cria respirador no combate ao coronavírus e aguarda aprovações legais

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil