Relato da corrida

Com Audi 'azarada', Webber vence terceira; di Grassi é 2º

Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley vence as 6 Horas do Circuito das Américas após tanto o Audi #7 quanto o #8, de Lucas di Grassi, enfrentarem problemas; brasileiro se recuperou e terminou em segundo

Podium: race winners Timo Bernhard, Mark Webber, Brendon Hartley, Porsche Team

Podium: race winners Timo Bernhard, Mark Webber, Brendon Hartley, Porsche Team

Vision Sport Agency

A segunda metade da temporada 2016 do Mundial de Endurance só viu um vencedor até o momento: o Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley venceu, neste sábado (17), as 6 Horas do Circuito das Américas. 

A terceira vitória consecutiva do trio veio após os infortúnios dos dois carros da Audi. Primeiro foi o #8, de Lucas di Grassi, Loic Duval e Oliver Jarvis, que enfrentou uma pane elétrica na metade da prova, quando liderava.

Depois, o #7, de Andre Lotterer, Benoit Treluyér e Marcel Fässler, envolveu-se em um acidente com um retardatário quando buscava a aproximação em cima do #1 a pouco mais de duas horas para o final da prova.

Com isso, o caminho ficou livre para os atuais campeões do WEC na LMP1, a classe principal do campeonato, administrarem a liderança e conquistar mais uma vitória no ano, recuperando-se do mau início de temporada.

Ao carro de di Grassi, restou recuperar o prejuízo da falha elétrica e terminar em segundo. O Toyota #6, de Stephane Sarrazin, Kamui Kobayashi e Mike Conway, completou o pódio da LMP1. Já o Porsche #2, de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb, líderes do campeonato, teve mais uma corrida com desempenho abaixo dos rivais, terminando em quarto. 

LMP2: quarta vitória do #36 no ano e Senna no pódio

Na classe LMP2, o #36, de Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stephane Richelmi não deu chance aos adversários e, com uma prova precisa, venceu pela quarta vez na temporada 2016.

O #43, de Bruno Senna, Filipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez, vencedor no México, terminou em segundo em Austin, com o #26, de Roman Rusinov, Rene Rast e Alex Brundle, completando o pódio. Pipo Derani, ao lado de Chris Cumming e Ryan Dalziel, levou o #31 da ESM Tequila Patrón ao quinto lugar.

LMGTE-Pro e LMGTE-Am: domínio da Aston Martin

Nas classes LMGTE-Pro e LMGTE-Am, só deu Aston Martin. Na Pro, a vitória ficou com o #95, de Nicki Thiim e Marco Sorensen, com os dois carros da AF Corse ocupando os demais lugares do pódio, com o #51, de Gianmaria Bruni e James Calado, à frente do #71, de Davide Rigon e Sam Bird.

Fernando Rees, que voltou ao campeonato dividindo o Aston #97 com Darren Turner, terminou a prova em quinto lugar na classe.

Já pela classe Am, a vitória ficou com o único carro da fabricante britânica na divisão, o #98 de Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana. Foi a terceira vitória do trio na temporada 2016.

Confira a classificação final da prova:

Pos. Num.PilotosCarroClasseVoltas Dif.    
1   1  Mark Webber 
 Timo Bernhard 
 Brendon Hartley 
Porsche 919 Hybrid LMP1 186            
2   8  Lucas di Grassi 
 Loic Duval 
 Oliver Jarvis 
Audi R18 LMP1 186   23.641        
3   6  Stéphane Sarrazin 
 Kamui Kobayashi 
 Mike Conway 
Toyota TS050 Hybrid LMP1 186   26.096        
4   2  Romain Dumas 
 Neel Jani 
 Marc Lieb 
Porsche 919 Hybrid LMP1 185   1 volta        
5   5  Anthony Davidson 
 Kazuki Nakajima 
 Sébastien Buemi 
Toyota TS050 Hybrid LMP1 184   2 voltas        
6   7  Andre Lotterer 
 Marcel Fassler 
 Benoit Tréluyer 
Audi R18 LMP1 180   6 voltas        
7   13  Alexandre Imperatori 
 Dominik Kraihamer 
 Matheo Tuscher 
Rebellion R-One LMP1 174   12 voltas        
8   36  Nicolas Lapierre 
 Gustavo Menezes 
 Stéphane Richelmi 
Alpine A460 LMP2 172   14 voltas        
9   43  Bruno Senna 
 Ricardo Gonzalez 
 Filipe Albuquerque 
Ligier JS P2 LMP2 171   15 voltas        
10   26  Roman Rusinov 
 René Rast 
 Alex Brundle 
Oreca 05 LMP2 171   15 voltas        
11   4  Simon Trummer 
 Oliver Webb 
 Pierre Kaffer 
CLM P1/01 LMP1 170   16 voltas        
12   27  Maurizio Mediani 
 Nicolas Minassian 
BR01 LMP2 168   18 voltas        
13   31  Pipo Derani 
 Ryan Dalziel 
 Chris Cumming 
Ligier JS P2 LMP2 168   18 voltas        
14   37  Vitaly Petrov 
 Viktor Shaytar 
 Kirill Ladygin 
BR01 LMP2 167   19 voltas        
15   30  Scott Sharp 
 Ed Brown 
 Johannes van Overbeek 
Ligier JS P2 LMP2 166   20 voltas        
16   95  Marco Sorensen 
 Nicki Thiim 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE PRO 163   23 voltas        
17   51  Gianmaria Bruni 
 James Calado 
Ferrari 488 GTE LMGTE PRO 163   23 voltas        
18   71  Sam Bird 
 Davide Rigon 
Ferrari 488 GTE LMGTE PRO 162   24 voltas        
19   67  Harry Tincknell 
 Andy Priaulx 
 Marino Franchitti 
Ford GT LMGTE PRO 162   24 voltas        
20   97  Darren Turner 
 Fernando Rees 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE PRO 162   24 voltas        
21   77  Richard Lietz 
 Michael Christensen 
Porsche 911 RSR (2016) LMGTE PRO 161   25 voltas        
22   35  Nelson Panciatici 
 Ho-Pin Tung 
 David Cheng 
Alpine A460 LMP2 160   26 voltas        
23   98  Pedro Lamy 
 Paul Dalla Lana 
 Mathias Lauda 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE AM 158   28 voltas        
24   78  Christian Ried 
 Wolf Henzler 
 Joel Camathias 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 158   28 voltas        
25   50  Pierre Ragues 
 Ricky Taylor 
 Lars Viljoen 
Chevrolet Corvette C7-Z06 LMGTE AM 157   29 voltas        
26   86  Michael Wainwright 
 Adam Carroll 
 Ben Barker 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 153   33 voltas        
27   88  David Heinemeier Hansson
 Khaled Al Qubaisi 
 Kevin Estre 
Porsche 911 RSR LMGTE AM 153   33 voltas        
28   83  François Perrodo 
 Emmanuel Collard 
 Rui Aguas 
Ferrari F458 Italia LMGTE AM 147   39 voltas        
29   66  Stefan Mücke 
 Olivier Pla 
Ford GT LMGTE PRO 144   42 voltas        
30   44  Roberto Merhi 
 Richard Bradley 
 Matthew Rao 
Oreca 05 LMP2 157   29 voltas        
31   42  Nick Leventis 
 Jonny Kane 
 Lewis Williamson 
Gibson 015S LMP2 58   128 voltas  

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Webber vence segunda seguida; Senna triunfa na LMP2
Próximo artigo Di Grassi lamenta derrota “difícil de acreditar” em Austin

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil