Em corrida tumultuada, di Grassi vence primeira no WEC
Único carro a não apresentar problemas entre os principais da LMP1, Audi #8 deu a Lucas di Grassi primeira vitória no Mundial de Endurance; Pipo Derani vai ao pódio na LMP2 e Fernando Rees é terceiro na LMGTE-Pro
#8 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro: Lucas di Grassi, Loic Duval, Oliver Jarvis race winners
Audi Communications Motorsport
Neste sábado (7), Lucas di Grassi passou ileso por uma prova de sobrevivência e, ao lado de Loïc Duval e Oliver Jarvis, conquistou a primeira vitória dele e do Brasil no Mundial de Endurance ao vencer as 6 Horas de Spa-Francorchamps.
Em uma corrida repleta de problemas mecânicos e incidentes, a vitória esteve, em algum momento da prova, nas mãos das três principais equipes do campeonato, mas Porsche e Toyota sofreram com problemas mecânicos e foram ficando pelo caminho ou perderam rendimento, permitindo ao brasileiro triunfar pela primeira vez em 21 participações no WEC.
Apesar dos problemas no sistema híbrido praticamente desde o início da prova, o Porsche #2, de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas – vencedor das 6 Horas de Silverstone – terminou em segundo e vai para Le Mans como líder do campeonato.
A terceira posição ficou com o #13 da Rebellion, pilotado por Dominik Kraihamer, Mathéo Tuscher e Alexandre Imperatori. Em quarto, ficou a Rebellion #12, de Nelsinho Piquet, Nick Heidfeld e Nicolas Prost, seguido pelo Audi #7, de André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Treluyér.
Na LMP2, A vitória ficou com o #36 da Signatech Alpine, de Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stéphane Richielmi, seguido pelo #31, de Pipo Derani, Ryan Dalziel e Chris Cumming. O #43, de Bruno Senna, Ricardo González e Filipe Albuquerque, foi o quarto.
Já pela LMGTE-Pro, a vitória ficou com a Ferrari #71, de Sam Bird e Davide Rigon. Fernando Rees, que conduz o Aston Martin #97 ao lado de Richie Stanaway e Jonathan Adam, terminou em terceiro, completando o pódio com o Ford GT #67, de Marino Franchitti, Harry Tincknell e Andy Priaulx em segundo. Na divisão, a última hora da prova foi marcada pelo forte acidente sofrido por Stefan Mücke na Eau Rouge.
O Ford GT #66 do piloto perdeu um componente da parte traseira no meio da temida curva e foi direto para a barreira de pneus. O piloto foi levado consciente para o centro médico e, segundo informações iniciais, sofreu uma contusão em uma das pernas.
A divisão LMGTE-Am foi vencida pelo Aston Martin #98, de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda.
A Corrida
Na largada, o #1 manteve a liderança, seguido pelo #2. Atrás, os dois carros da Audi ganharam posições da Toyota, com o #8 subindo para terceiro e o #7 para quarto.
No 15º minuto de prova, entretanto, o #2, com problemas no sistema híbrido, perdeu ritmo e caiu para a sexta posição. Pouco depois, Treluyér perdeu o terceiro lugar para Buemi e o quarto para Conway. A vinte minutos do fim da primeira hora, o suíço repetiu os duelos com di Grassi da Fórmula E mas, diferente do campeonato de carros elétricos, Buemi levou a melhor e subiu para segundo.
Instantes depois, seria a vez de Conway pressionar di Grassi, mas o britânico bateu no #37 da SMP Racing e perdeu uma volta. Após a primeira rodada de pit stops, Buemi, que optou por não trocar os pneus, assumiu a liderança da prova.
A estratégia, entretanto, logo se mostrou infrutífera, pois o ritmo do #1 era muito superior e, em pouco mais de dez minutos, a vantagem de 20 segundos se resumiu a menos de um segundo. Quando Bernhard chegou, porém, a Porsche teve o segundo azar da corrida: um furo no pneu dianteiro esquerdo bem no início da volta, o que fez o #1 perder muito tempo, voltando em quinto.
E quando Webber buscava a recuperação, outro furo no dianteiro esquerdo, praticamente no mesmo ponto da pista, fez o carro do trio campeão perder ainda mais tempo. Simultaneamente, o #7 era recolhido para a garagem, com problemas. Quando chegou aos boxes, o #1 também foi recolhido. Enquanto isso, Buemi liderava com quase 40 segundos de vantagem.
Enquanto os líderes da LMP1 faziam o segundo pit stop padrão, Nicki Thiim sofria um acidente na Stavelot, causando a primeira ‘full course yellow’ da prova. Após mais de dez minutos dentro da garagem, o #1 e o #7 voltavam para a pista, ainda em regime de bandeira amarela.
Após 13 minutos, a disputa foi reiniciada. Dumas, que estava à frente de Kobayashi, logo foi superado pelo japonês, que assumiu a terceira posição. Com pouco menos de quatro horas para o final, o #1 voltou aos pits, novamente com problemas – desta vez, no câmbio, ficando uma hora na garagem.
Na metade da prova, veio a segunda ‘full course yellow’, causada por detritos na pista. Seis minutos depois, a disputa foi reiniciada. Na abertura da terceira hora de prova, o #6 superou o #8 e assumiu a segunda posição, formando então uma impensável dobradinha da Toyota. Com pouco mais de duas horas e meia para o final, o #7 tocou em um dos carros LMP2 e perdeu o farol dianteiro direito, enquanto o #6 era recolhido para a garagem e abandonava com problemas elétricos.
A pouco menos de duas horas para o fim, a Toyota sofreu o mais duro golpe do final de semana. Com Nakajima a bordo, o #5 começou a soltar muita fumaça e recolheu para a garagem, abandonando a prova. Com isso, o #8 assumiu a liderança.
Faltando pouco mais de uma hora para o final, o Ford GT #66, com Stefan Mücke ao volante, perdeu uma peça da parte traseira em plena Eau Rouge e foi direto para a barreira de pneus, em um forte acidente. Com isso, o Safety Car foi acionado. Ainda com o carro de segurança na pista, o #8 chegou a ir para a garagem, mas a vantagem era grande o suficiente para que o carro de di Grassi retornasse ainda na liderança.
A 42 minutos do fim, a relargada foi dada com o #8 na frente, seguido pelo #2 e pelo #13 da Rebellion, com o #12 de Nelsinho em quarto na geral. O Audi #7, tentando buscar a quarta posição, envolveu-se em um toque com o #43 a 12 minutos do fim, danificando o farol dianteiro direito e rodando, perdendo a chance de brigar pelo quarto lugar.
A reta final da prova foi repleta de emoções. Na LMP2, Pipo Derani chegou a assumir a liderança perto do fim da corrida, mas Lapierre se aproveitou do tráfego para executar uma bela manobra e garantir a vitória para a Signatech. Na LMGTE-Pro, drama nos minutos finais: a Ferrari #51, de Gianmaria Bruni e James Calado, teve problemas mecânicos e abandonou, dando o pódio ao Aston Martin #97 de Rees, Stanaway e Adam.
Na frente, Jarvis conduziu o carro com tranquilidade para dar ao #8 a primeira vitória da formação com di Grassi e Duval - a primeira na geral do Brasil no WEC. O #2, de Jani/Lieb/Dumas sobreviveu aos problemas mecânicos e terminou em segundo, mantendo a liderança do campeonato. completando o pódio, veio a Rebellion #13 de Kraihamer/Tuscher/Imperatori, que é vice-líder na classificação geral.
A próxima etapa do Mundial de Endurance não poderia ser mais especial: entre os dias 18 e 19 de junho, os carros do WEC desfilarão por La Sarthe para as 24 Horas de Le Mans.
Confira o resultado final das 6 Horas de Spa-Francorchamps:
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