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Jani teme que kits aerodinâmicos prejudiquem corridas no WEC

Atual campeão do Mundial de Endurance com a Porsche, Neel Jani teme que primeiras etapas da temporada sejam prejudicadas se time alemão e a Toyota escolherem configurações aerodinâmicas distintas

#1 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Neel Jani, Andre Lotterer, Nick Tandy

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Paolo Belletti

Neel Jani, Porsche Team
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#1 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Neel Jani, Andre Lotterer, Nick Tandy
#1 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Neel Jani, Andre Lotterer, Nick Tandy
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#2 Porsche Team Porsche 919 Hybrid: Timo Bernhard, Earl Bamber, Brendon Hartley
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As novas regras do Mundial de Endurance para esta temporada visam reduzir os custos da categoria. Com isso, Porsche e Toyota têm apenas dois kits aerodinâmicos para 2017 - no ano passado, os times da LMP1 utilizaram três configurações.

Como os dois kits precisam ser homologados antes do primeiro uso, tanto Porsche quanto Toyota enfrentam um dilema a caminho das 6 Horas de Silverstone, que abre a temporada 2017 do WEC no próximo final de semana.

Os japoneses confirmaram a utilização do kit de alta pressão aerodinâmica em Silverstone, indicando que não será capaz de modificar substancialmente o pacote para as provas depois das 24 Horas de Le Mans, que acontecem em pistas que exigem bastante downforce.

A equipe de Stuttgart mantém as cartas escondidas na manga por enquanto. Andreas Seidl, chefe do time, recusou-se a revelar a estratégia do time durante os testes oficiais, realizados em Monza.

Neel Jani, campeão com a Porsche em 2016 e agora com Andre Lotterer e Nick Tandy como companheiros de equipe no #1, está preocupado com as disputas nas primeiras etapas da temporada. Para o suíço, os dois carros germânicos podem ser derrotados facilmente pela Toyota se a Porsche decidir correr em Silverstone com o kit aerodinâmico de Le Mans.

“No ano passado, você podia ter um kit aerodinâmico para o início, meio e fim da temporada", disse Jani ao Motorsport.com. "Agora, com apenas dois kits de downforce, a estratégia acaba se tornando um desafio."

"Você desenvolve o kit para Le Mans até o fim ou o de alta pressão aerodinâmica? Podemos chegar à Silverstone com carros completamente diferentes e não termos competição entre as duas fabricantes."

“Pode ser complicado para nós se estivermos com o pacote de baixa pressão aerodinâmica contra a Toyota utilizando o de alta pressão. Deste modo, brigaremos pelo terceiro e quarto lugares. Espero que não seja assim, seria uma pena e algo ruim para o campeonato", afirmou.

Porsche não deve copiar estratégia da Toyota em Spa

A Toyota também confirmou que colocará dois carros com a configuração de alta pressão aerodinâmica nas 6 Horas de Spa-Francorchamps - o terceiro carro, que também estará nas 24 Horas de Le Mans, corre na Bélgica com a configuração já da corrida em La Sarthe.

Jani, porém, não acredita que a Porsche - que não terá carro extra em Spa e em Le Mans - seguirá a estratégia do time nipônico, prevendo que a equipe de Stuttgart vai optar por colocar os dois carros com a configuração de La Sarthe no circuito belga.

“Nosso histórico mostra que sempre colocamos dois carros com a mesma configuração. Spa é a corrida anterior a Le Mans, então tenho quase certeza de que se deve correr lá com o kit de baixo downforce - foi o que fizemos nos últimos anos. Não posso confirmar ainda, mas acredito que faremos isso", disse.

“Não faz sentido para nós seguir em outra direção, não vejo motivos para isso. Em Silverstone, não sei. Ainda precisamos ver como faremos", completou.

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