Relato de classificação

Toyota faz 1-2 em Silverstone; Derani é pole na LMGTE-Pro

Japoneses não conquistavam pole no WEC desde 2014; Na LMP2, Bruno Senna larga em quarto e Nelsinho Piquet em sexto; estreando na LMGTE-Pro, Daniel Serra parte em quinto com a Aston Martin

Polesitter GTE-Pro: #67 Ford Chip Ganassi Racing Ford GT: Andy Priaulx, Harry Tincknell, Pipo Derani

Polesitter GTE-Pro: #67 Ford Chip Ganassi Racing Ford GT: Andy Priaulx, Harry Tincknell, Pipo Derani

Adrenal Media

Ano novo, vida nova para a Toyota no Mundial de Endurance. Neste sábado (15), a equipe japonesa dominou a classificação para as 6 Horas de Silverstone, prova de abertura da temporada 2017. O #7, de Kamui Kobayashi, Mike Conway e José María López ficou com a pole, seguido pelo #8, de Kazuki Nakajima, Anthony Davidson e Sebastien Buemi.

Para a Porsche, restou a segunda fila, a mais de 1s3 da média obtida pelo #7. O terceiro posto ficou com o #1, de Neel Jani, Nick Tandy e Andre Lotterer. O #2, de Brendon Hartley, Timo Bernhard e Earl Bamber, a quase 1s8 da pole.

A diferença significativa, entretanto, se explica pelo fato de a Toyota ter optado pelo pacote de alta pressão aerodinâmica, enquanto a Porsche preferiu desenvolver por mais tempo o pacote de baixa pressão aerodinâmica, visando as 24 Horas de Le Mans.

LMP2: pole para a G-Drive; Senna é 4º

Na LMP2, a pole em Silverstone ficou com a G-Drive. O #26, de Roman Rusinov, Alex Lynn e Pierre Thiriet larga na frente, seguido pelo #36 da Alpine, guiado por Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Matt Rao.

O melhor brasileiro na classe foi Bruno Senna, que parte da quarta posição com o #31 da Rebellion, dividido com Nicolas Prost e Julien Canal. Nelsinho Piquet, no outro carro do time - o #13, com David Heinemeier Hansson e Mathias Beche, larga em quinto na classe, décimo na geral.

Entre os carros da Rebellion ficou o #4 da ByKolles, de Oliver Webb, Dominik Kraihamer e James Rossiter - único carro privado da LMP1.

LMGTE-Pro: Derani larga na frente em estreia com a Ford; LMGTE-Am: Aston Martin é pole

A estreia de Pipo Derani na Ford não poderia ser melhor. O Ford GT #67, que o brasileiro guia ao lado de Andy Priaulx e Harry Tincknell nas três primeiras provas da temporada. Em segundo, vem a Ferrari #71, de Davide Rigon e Sam Bird, a quase um segundo do trio de Derani.

Daniel Serra, estreante no campeonato com o #97 da Aston Martin ao lado de Darren Turner e Jonathan Adam, parte na quinta posição.

Na LMGTE-Am, entretanto, a equipe britânica larga na frente, com o #98 de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda.

Confira o grid de largada:

LMP1/LMP2:

pos.PilotosCarroClasseMédiaDif.
1 japan Kamui Kobayashi 
united_kingdom Mike Conway 
argentina Jose Maria Lopez 
Toyota TS050 Hybrid LMP1 1'37.304  
2 united_kingdom Anthony Davidson 
japan Kazuki Nakajima 
switzerland Sébastien Buemi 
Toyota TS050 Hybrid LMP1 1'37.593 0.289
3 germany Andre Lotterer 
switzerland Neel Jani 
united_kingdom Nick Tandy 
Porsche 919 Hybrid LMP1 1'38.615 1.311
4 germany Timo Bernhard 
new_zealand Brendon Hartley 
new_zealand Earl Bamber 
Porsche 919 Hybrid LMP1 1'39.063 1.759
5 russia Roman Rusinov 
france Pierre Thiriet 
united_kingdom Alex Lynn 
Oreca 07 LMP2 1'44.387 7.083
6 france Nicolas Lapierre 
united_states Gustavo Menezes 
united_kingdom Matt Rao 
Alpine A470 LMP2 1'44.433 7.129
7 united_kingdom Oliver Jarvis 
china Ho-Pin Tung 
france Thomas Laurent 
Oreca 07 LMP2 1'44.591 7.287
8 brazil Bruno Senna 
france Julien Canal 
france Nicolas Prost 
Oreca 07 LMP2 1'45.194 7.890
9 united_kingdom Oliver Webb 
austria Dominik Kraihamer 
united_kingdom James Rossiter 
ENSO CLM P1/01 LMP1 1'45.235 7.931
10 brazil Nelson Piquet Jr. 
denmark David Heinemeier Hansson 
switzerland Mathias Beche 
Oreca 07 LMP2 1'45.323 8.019
11 france Jean-Eric Vergne 
switzerland Jonathan Hirschi 
thailand Tor Graves 
Oreca 07 LMP2 1'46.102 8.798
12 france François Perrodo 
france Emmanuel Collard 
france Matthieu Vaxivière 
Oreca 07 LMP2 1'46.183 8.879
13 russia Vitaly Petrov 
switzerland Simon Trummer 
mexico Roberto Gonzalez 
Oreca 07 LMP2 1'46.494 9.190
14 china David Cheng 
france Tristan Gommendy 
united_kingdom Alex Brundle 
Oreca 07 LMP2 1'47.250 9.946

LMGTE-Pro e LMGTE-Am:

Pos.PilotosCarroClasseMédiaDif.
1 brazil Pipo Derani 
united_kingdom Harry Tincknell 
guernsey Andy Priaulx 
Ford GT LMGTE PRO 1'56.202  
2 united_kingdom Sam Bird 
italy Davide Rigon 
Ferrari 488 GTE LMGTE PRO 1'57.011 0.809
3 denmark Marco Sorensen 
denmark Nicki Thiim 
new_zealand Richie Stanaway 
Aston Martin Vantage LMGTE PRO 1'57.117 0.915
4 germany Stefan Mücke 
france Olivier Pla 
united_states Billy Johnson 
Ford GT LMGTE PRO 1'57.269 1.067
5 united_kingdom Darren Turner 
united_kingdom Jonathan Adam 
brazil Daniel Serra 
Aston Martin Vantage LMGTE PRO 1'57.414 1.212
6 united_kingdom James Calado 
italy Alessandro Pier Guidi 
Ferrari 488 GTE LMGTE PRO 1'57.466 1.264
7 austria Richard Lietz 
france Frédéric Makowiecki 
Porsche 911 RSR LMGTE PRO 1'58.003 1.801
8 denmark Michael Christensen 
france Kevin Estre 
Porsche 911 RSR LMGTE PRO 1'58.066 1.864
9 portugal Pedro Lamy 
canada Paul Dalla Lana 
austria Mathias Lauda 
Aston Martin Vantage V8 LMGTE AM 1'59.562 3.360
10 italy Francesco Castellacci 
spain Miguel Molina 
switzerland Thomas Flohr 
Ferrari 488 GTE LMGTE AM 2'00.608 4.406
11 germany Christian Ried 
italy Matteo Cairoli 
germany Marvin Dienst 
Porsche 911 RSR (991) LMGTE AM 2'01.347 5.145
12 ireland Matt Griffin 
singapore Mok Weng Sun 
japan Keita Sawa 
Ferrari 488 GTE LMGTE AM 2'01.621 5.419
13 united_kingdom Michael Wainwright 
united_kingdom Ben Barker 
Nick Foster 
Porsche 911 RSR (991) LMGTE AM 2'01.925 5.723

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Silverstone recebe 6 famílias multicampeãs no fim de semana
Próximo artigo Toyota vence em Silverstone; Derani triunfa na LMGTE-Pro

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil