Fórmula 1 Fórmula E IndyCar
28 ago
Evento encerrado
12 set
Evento encerrado
NASCAR Cup
R
Talladega II
04 out
Próximo evento em
4 dias
Stock Car Brasil
R
Londrina II
11 set
Evento encerrado
16 out
Próximo evento em
16 dias
MotoGP
15 out
Próximo evento em
15 dias

Toyota garante permanência no WEC até fim de 2019

compartilhar
comentários
Toyota garante permanência no WEC até fim de 2019
Por:
Traduzido por: Gabriel Carvalho

Fabricante japonesa anunciou que segue na classe LMP1 do Mundial de Endurance pelo menos até o final da temporada 2019

A Toyota segue na classe LMP1 do Mundial de Endurance até o final da temporada 2019. A confirmação da permanência veio após o congelamento das regras da classe principal do WEC, anunciado em novembro do ano passado.

Rob Leupen, diretor do time, explicou que a continuação das atuais regras - com o WEC adiando então a introdução de novas regras que aumentariam o espaço para os sistemas de recuperação de energia, que estavam previstas para 2018 - teve papel fundamental na decisão.

“Seguiremos pelo menos até o fim de 2019. Isso já estava decidido, só não havia sido anunciado. As regras nos ajudam a sermos efetivos em termos de custos, mas no fim o ponto é a relevância disso para as ruas", disse Leupen.

“Queremos mostrar nossa tecnologia no WEC, é importante que mantenhamos o desenvolvimento dos motores híbridos", afirmou.

A decisão de permanecer no WEC por pelo menos mais três temporadas é uma mudança em relação ao que os japoneses tinham - um envolvimento sem fim definido, com um comprometimento garantido até o final deste ano.

Porsche e Toyota decidiram ir além da redução de custos que veio com o congelamento das regras ao fazer um acordo de cavalheiros de não construir monocoques novos por duas temporadas.

A equipe alemã segue comprometida com a LMP1 até o fim de 2018, tendo estendido o programa que inicialmente era de três temporadas por mais duas.

Leupen, entretanto, reiterou as preocupações de Pascal Vasselon, diretor técnico da Toyota no WEC, sobre o regulamento da LMP1 de 2020 em diante, ressaltando que a necessidade da Toyota é poder desenvolver tecnologias que possam ser transferidas para as ruas.

“Se em 2020 a situação se encaminhar para uma rota totalmente diferente, não teremos interesse. Se permanecer em uma direção similar ao que temos hoje, seguimos muito interessados", explicou Leupen.

Os responsáveis pelo regulamento, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o Automóvel Clube do Oeste buscam reduzir os custos para encorajar a entrada de novas fabricantes na divisão, que hoje conta apenas com Porsche e Toyota.

Serra é confirmado na Aston Martin para 24 Horas de Le Mans

Artigo anterior

Serra é confirmado na Aston Martin para 24 Horas de Le Mans

Próximo artigo

GALERIA: Porsche e Toyota revelam carros para LMP1 em 2017

GALERIA: Porsche e Toyota revelam carros para LMP1 em 2017
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria WEC
Equipes Toyota Racing
Autor Gary Watkins