WEC e IMSA anunciam convergência de carros para 2022 e criam classe LMDh
Presidentes do Automobile Club de l'Ouest (ACO) e IMSA revelaram uma nova classe, a LMDh que será comum ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA e ao WeatherTech SportsCar Series
2019 Le Mans 24 Hours contenders
JEP / Motorsport Images
Esta sexta-feira (24) é um dia histórico para o endurance mundial. Foi anunciado a convergência de regras entre os carros de elite do Mundial de Endurance da FIA (WEC) e do WeatherTech SportsCar Series (IMSA), criando assim a classe LMDh.
A decisão significa que os protótipos que competem nos carros dos EUA em Daytona e Sebring também serão elegíveis para competir em Le Mans.
Leia também:
A declaração oficial diz:
O ACO e o IMSA estabeleceram juntos a base para regulamentos conjuntos para governar a nova classe de LMDh.
O objetivo é que, a partir de setembro de 2021 no FIA WEC e de janeiro de 2022 no campeonato WeatherTech, os fabricantes possam entrar na categoria superior e competir nos dois principais campeonatos em corridas de endurance com este novo modelo de carro, a LMDh.
Os dois órgãos sancionadores foram inspirados por elementos de cada um de seus respectivos regulamentos, a saber, do Hypercar de Le Mans, da ACO, e aqueles em preparação pelo IMSA o DPi 2.0.
O resultado dessa convergência, o carro LMDh será:
Baseado em um novo chassi comum para ACO e IMSA, usando elementos do chassi de Le Mans Hypercar e LMP2, e construído pelos quatro fabricantes atuais de LMP2: Dallara, Ligier, Multimatic e Oreca. Este chassi também será usado para a nova geração LMP2.
O carro usará um sistema KERS híbrido comum, no eixo traseiro.
Sua silhueta e design serão modificáveis, desenvolvidos de acordo com a marca ou estilo do fabricante, que fornecerá a potência do motor para o carro
Mais detalhes técnicos do carro serão revelados em março, em Sebring, em uma apresentação dos departamentos técnicos do ACO e IMSA.
O presidente do ACO, Pierre Fillon, declarou: “Este anúncio hoje é o ponto de partida crucial para um futuro conjunto de corridas de endurance, apoiado pelo ACO e IMSA. A plataforma representa a convergência alcançada pelas duas organizações, o que é uma grande história de sucesso para corridas de resistência.”
“Em breve, um fabricante poderá competir na categoria principal dos dois campeonatos, o FIA WEC e o WeatherTech Championship. Não podemos estar mais felizes, por ser excepcional, quantas oportunidades essa visão esportiva e de marketing a longo prazo abrirá."
Jim France, CEO do IMSA, também comentou: “Quando meu pai, Bill France Sr., trouxe a primeira corrida de carros esportivos da Daytona Continental aqui para o Daytona International Speedway em 1962, ele queria reunir pilotos, equipes e fabricantes de carros esportivos de todo o mundo. Com o ACO, IMSA e fabricantes alinhados, o anúncio de hoje eleva orgulhosamente a visão de meu pai para o próximo nível."
Gérard Neveu, CEO do WEC comentou: “O grande vencedor de hoje é o endurance, pois a porta está aberta a muitos pilotos para competir no mais alto nível nos dois lados do Atlântico com o mesmo carro.”
"Os dois órgãos devem ser parabenizados por sua visão e espírito de colaboração. Os Hypercars de Le Mans e os novos carros LMDh competindo juntos em Le Mans ou Daytona serão uma perspectiva incrivelmente empolgante para os fãs de endurance em todo o mundo.”
Relembre todos os vencedores das 24 Horas de Le Mans
1923: Chenard & Walcker Sport
Foto de: Budget Direct
1924: Bentley Sport
Foto de: Budget Direct
1925: Lorraine-Dietrich B3-6
Foto de: Budget Direct
1926: Lorraine-Dietrich B3-6
Foto de: Budget Direct
1927: Bentley Sport
Foto de: Budget Direct
1928: Bentley 4.5 Litre
Foto de: Budget Direct
1929: Bentley Speed 6
Foto de: Budget Direct
1930: Bentley Speed 6
Foto de: Budget Direct
1931: Alfa Romeo 8C 2300
Foto de: Budget Direct
1932: Alfa Romeo 8C 2300
Foto de: Budget Direct
1933: Alfa Romeo 8C 2300
Foto de: Budget Direct
1934: Alfa Romeo 8C 2300
Foto de: Budget Direct
1935: Lagonda M45R Rapide
Foto de: Budget Direct
1937: Bugatti Type 57G (1936 kein Rennen: Arbeiterstreik)
Foto de: Budget Direct
1938: Delahaye 135CS
Foto de: Budget Direct
1939: Bugatti Type 57S
Foto de: Budget Direct
1949: Ferrari 166 MM (1940 - 1948 kein Rennen: Krieg/Wiederaufbau)
Foto de: Budget Direct
1950: Talbot Lago T26
Foto de: Budget Direct
1951: Jaguar XK 120C
Foto de: Budget Direct
1952: Mercedes-Benz 300SL
Foto de: Budget Direct
1953: Jaguar C-Type
Foto de: Budget Direct
1954: Ferrari 375 Plus
Foto de: Budget Direct
1955: Jaguar D-Type
Foto de: Budget Direct
1956: Jaguar D-Type
Foto de: Budget Direct
1957: Jaguar D-Type
Foto de: Budget Direct
1958: Ferrari 250 TR58
Foto de: Budget Direct
1959: Aston Martin DBR1
Foto de: Budget Direct
1960: Ferrari TR59/60
Foto de: Budget Direct
1961: Ferrari TR61
Foto de: Budget Direct
1962: Ferrari 330TR1/LM Spyder
Foto de: Budget Direct
1963: Ferrari 250 P
Foto de: Budget Direct
1964: Ferrari 275 P
Foto de: Budget Direct
1965: Ferrari 250 LM
Foto de: Budget Direct
1966: Ford GT40 Mk II
Foto de: Budget Direct
1967: Ford GT40 Mk IV
Foto de: Budget Direct
1968: Ford GT40
Foto de: Budget Direct
1969: Ford GT40
Foto de: Budget Direct
1970: Porsche 917K
Foto de: Budget Direct
1971: Porsche 917K
Foto de: Budget Direct
1972: Matra Simca MS670
Foto de: Budget Direct
1973: Matra Simca 670B
Foto de: Budget Direct
1974: Matra Simca 670B
Foto de: Budget Direct
1975: Gulf Mirage GR8 Ford Cosworth DFV
Foto de: Budget Direct
1976: Porsche 936
Foto de: Budget Direct
1977: Porsche 936
Foto de: Budget Direct
1978: Renault Alpine A442B
Foto de: Budget Direct
1979: Porsche 935 K3
Foto de: Budget Direct
1980: Rondeau M 379 B Ford Cosworth
Foto de: Budget Direct
1981: Porsche 936/81
Foto de: Budget Direct
1982: Porsche 956
Foto de: Budget Direct
1983: Porsche 956
Foto de: Budget Direct
1984: Porsche 956
Foto de: Budget Direct
1985: Porsche 956
Foto de: Budget Direct
1986: Porsche 962C
Foto de: Budget Direct
1987: Porsche 962C
Foto de: Budget Direct
1988: Jaguar XJR-9 LM
Foto de: Budget Direct
1989: Sauber C9 Mercedes-Benz
Foto de: Budget Direct
1990: Jaguar XJR-12 LM
Foto de: Budget Direct
1991: Mazda 787B
Foto de: Budget Direct
1992: Peugeot 905
Foto de: Budget Direct
1993: Peugeot 905 Evo 1B
Foto de: Budget Direct
1994: Dauer-Porsche 962 LM
Foto de: Budget Direct
1995: McLaren F1 GTR
Foto de: Budget Direct
1996: TWR-Porsche WSC-95
Foto de: Budget Direct
1997: TWR-Porsche WSC-95
Foto de: Budget Direct
1998: Porsche 911 GT1-98
Foto de: Budget Direct
1999: BMW V12 LMR
Foto de: Budget Direct
2000: Audi R8
Foto de: Budget Direct
2001: Audi R8
Foto de: Budget Direct
2002: Audi R8
Foto de: Budget Direct
2003: Bentley Speed 8
Foto de: Budget Direct
2004: Audi R8
Foto de: Budget Direct
2005: Audi R8
Foto de: Budget Direct
2006: Audi R10
Foto de: Budget Direct
2007: Audi R10
Foto de: Budget Direct
2008: Audi R10
Foto de: Budget Direct
2009: Peugeot 908 HDI-FAP
Foto de: Budget Direct
2010: Audi R15 Plus
Foto de: Budget Direct
2011: Audi R18 TDI Ultra
Foto de: Budget Direct
2012: Audi R18 e-tron quattro
Foto de: Budget Direct
2013: Audi R18 e-tron quattro
Foto de: Budget Direct
2014: Audi R18 e-tron quattro
Foto de: Budget Direct
2015: Porsche 919 Hybrid
Foto de: Budget Direct
2016: Porsche 919 Hybrid
Foto de: Budget Direct
2017: Porsche 919 Hybrid
Foto de: Budget Direct
2018: Toyota TS050 Hybrid
Foto de: Budget Direct
2019: Toyota TS050 Hybrid
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Indy: Grosjean conquista segunda pole do ano no Alabama
Indy: Rosenqvist conquista pole no Texas pela segunda vez
Kanaan encerrará carreira na Indy após 500 Milhas deste ano
Últimas notícias
F1: Russell diz se será favorecido ou não 'contra' novo companheiro após saída de Hamilton da Mercedes em 2025
Bandsports é a casa das corridas da plataforma TCR na televisão brasileira
F1: Liberty Media se aproxima de acordo para compra da Dorna Sports, dona da MotoGP
F1: Norris revela fraqueza do carro da McLaren em 2024
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments