Últimas notícias

WEC e IMSA anunciam convergência de carros para 2022 e criam classe LMDh

Presidentes do Automobile Club de l'Ouest (ACO) e IMSA revelaram uma nova classe, a LMDh que será comum ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA e ao WeatherTech SportsCar Series

2019 Le Mans 24 Hours contenders

Foto de: JEP / Motorsport Images

Esta sexta-feira (24) é um dia histórico para o endurance mundial. Foi anunciado a convergência de regras entre os carros de elite do Mundial de Endurance da FIA (WEC) e do WeatherTech SportsCar Series (IMSA), criando assim a classe LMDh.

A decisão significa que os protótipos que competem nos carros dos EUA em Daytona e Sebring também serão elegíveis para competir em Le Mans.

Leia também:

A declaração oficial diz:

O ACO e o IMSA estabeleceram juntos a base para regulamentos conjuntos para governar a nova classe de LMDh.

O objetivo é que, a partir de setembro de 2021 no FIA WEC e de janeiro de 2022 no campeonato WeatherTech, os fabricantes possam entrar na categoria superior e competir nos dois principais campeonatos em corridas de endurance com este novo modelo de carro, a LMDh.

Os dois órgãos sancionadores foram inspirados por elementos de cada um de seus respectivos regulamentos, a saber, do Hypercar de Le Mans, da ACO, e aqueles em preparação pelo IMSA o DPi 2.0.

O resultado dessa convergência, o carro LMDh será:

Baseado em um novo chassi comum para ACO e IMSA, usando elementos do chassi de Le Mans Hypercar e LMP2, e construído pelos quatro fabricantes atuais de LMP2: Dallara, Ligier, Multimatic e Oreca. Este chassi também será usado para a nova geração LMP2.

O carro usará um sistema KERS híbrido comum, no eixo traseiro.

Sua silhueta e design serão modificáveis, desenvolvidos de acordo com a marca ou estilo do fabricante, que fornecerá a potência do motor para o carro

Mais detalhes técnicos do carro serão revelados em março, em Sebring, em uma apresentação dos departamentos técnicos do ACO e IMSA.

O presidente do ACO, Pierre Fillon, declarou: “Este anúncio hoje é o ponto de partida crucial para um futuro conjunto de corridas de endurance, apoiado pelo ACO e IMSA. A plataforma representa a convergência alcançada pelas duas organizações, o que é uma grande história de sucesso para corridas de resistência.”

“Em breve, um fabricante poderá competir na categoria principal dos dois campeonatos, o FIA WEC e o WeatherTech Championship. Não podemos estar mais felizes, por ser excepcional, quantas oportunidades essa visão esportiva e de marketing a longo prazo abrirá."

Jim France, CEO do IMSA, também comentou: “Quando meu pai, Bill France Sr., trouxe a primeira corrida de carros esportivos da Daytona Continental aqui para o Daytona International Speedway em 1962, ele queria reunir pilotos, equipes e fabricantes de carros esportivos de todo o mundo. Com o ACO, IMSA e fabricantes alinhados, o anúncio de hoje eleva orgulhosamente a visão de meu pai para o próximo nível."

Gérard Neveu, CEO do WEC comentou: “O grande vencedor de hoje é o endurance, pois a porta está aberta a muitos pilotos para competir no mais alto nível nos dois lados do Atlântico com o mesmo carro.”

"Os dois órgãos devem ser parabenizados por sua visão e espírito de colaboração. Os Hypercars de Le Mans e os novos carros LMDh competindo juntos em Le Mans ou Daytona serão uma perspectiva incrivelmente empolgante para os fãs de endurance em todo o mundo.”

Relembre todos os vencedores das 24 Horas de Le Mans

 

1923: Chenard & Walcker Sport
André Lagache, René Léonard
1924: Bentley Sport
John Duff, Frank Clement
1925: Lorraine-Dietrich B3-6
Gérard de Courcelles, André Rossignol
1926: Lorraine-Dietrich B3-6
Robert Bloch, André Rossignol
1927: Bentley Sport
Dudley Benjafield, Sammy Davis
1928: Bentley 4.5 Litre
Woolf Barnato, Bernard Rubin
1929: Bentley Speed 6
Woolf Barnato, Henry Birkin
1930: Bentley Speed 6
Woolf Barnato, Glen Kidston
1931: Alfa Romeo 8C 2300
Earl Howe, Henry Birkin
1932: Alfa Romeo 8C 2300
Raymond Sommer, Luigi Chinetti
1933: Alfa Romeo 8C 2300
Raymond Sommer, Tazio Nuvolari
1934: Alfa Romeo 8C 2300
Luigi Chinetti, Philippe Étancelin
1935: Lagonda M45R Rapide
Johnny Hindmarsh, Luis Fontés
1937: Bugatti Type 57G (1936 kein Rennen: Arbeiterstreik)
Jean-Pierre Wimille, Robert Benoist
1938: Delahaye 135CS
Eugène Chaboud, Jean Trémoulet
1939: Bugatti Type 57S
Jean-Pierre Wimille, Pierre Veyron
1949: Ferrari 166 MM (1940 - 1948 kein Rennen: Krieg/Wiederaufbau)
Luigi Chinetti, Peter Mitchell-Thomson
1950: Talbot Lago T26
Louis Rosier, Jean-Louis Rosier
1951: Jaguar XK 120C
Peter Walker, Peter Whitehead
1952: Mercedes-Benz 300SL
Hermann Lang, Fritz Riess
1953: Jaguar C-Type
Tony Rolt, Duncan Hamilton
1954: Ferrari 375 Plus
José Froilán González, Maurice Trintignant
1955: Jaguar D-Type
Mike Hawthorn, Ivor Bueb
1956: Jaguar D-Type
Ron Flockhart, Ninian Sanderson
1957: Jaguar D-Type
Ron Flockhart, Ivor Bueb
1958: Ferrari 250 TR58
Olivier Gendebien, Phil Hill
1959: Aston Martin DBR1
Carroll Shelby, Roy Salvadori
1960: Ferrari TR59/60
Olivier Gendebien, Paul Frère
1961: Ferrari TR61
Olivier Gendebien, Phil Hill
1962: Ferrari 330TR1/LM Spyder
Olivier Gendebien, Phil Hill
1963: Ferrari 250 P
Ludovico Scarfiotti, Lorenzo Bandini
1964: Ferrari 275 P
Jean Guichet, Nino Vaccarella
1965: Ferrari 250 LM
Jochen Rindt, Masten Gregory, Ed Hugus
1966: Ford GT40 Mk II
Bruce McLaren, Chris Amon
1967: Ford GT40 Mk IV
Dan Gurney, A.J. Foyt
1968: Ford GT40
Pedro Rodríguez, Lucien Bianchi
1969: Ford GT40
Jacky Ickx, Jackie Oliver
1970: Porsche 917K
Hans Herrmann, Richard Attwood
1971: Porsche 917K
Helmut Marko, Gijs van Lennep
1972: Matra Simca MS670
Henri Pescarolo, Graham Hill
1973: Matra Simca 670B
Henri Pescarolo, Gérard Larrousse
1974: Matra Simca 670B
Henri Pescarolo, Gérard Larrousse
1975: Gulf Mirage GR8 Ford Cosworth DFV
Jacky Ickx, Derek Bell
1976: Porsche 936
Jacky Ickx, Gijs van Lennep
1977: Porsche 936
Jacky Ickx, Hurley Haywood, Jürgen Barth
1978: Renault Alpine A442B
Jean-Pierre Jaussaud, Didier Pironi
1979: Porsche 935 K3
Klaus Ludwig, Bill Whittington, Don Whittington
1980: Rondeau M 379 B Ford Cosworth
Jean Rondeau, Jean-Pierre Jaussaud
1981: Porsche 936/81
Jacky Ickx, Derek Bell
1982: Porsche 956
Jacky Ickx, Derek Bell
1983: Porsche 956
Vern Schuppan, Al Holbert, Hurley Haywood
1984: Porsche 956
Klaus Ludwig, Henri Pescarolo
1985: Porsche 956
Klaus Ludwig, Paolo Barilla, "John Winter"
1986: Porsche 962C
Derek Bell, Hans-Joachim Stuck, Al Holbert
1987: Porsche 962C
Derek Bell, Hans-Joachim Stuck, Al Holbert
1988: Jaguar XJR-9 LM
Jan Lammers, Johnny Dumfries, Andy Wallace
1989: Sauber C9 Mercedes-Benz
Jochen Mass, Manuel Reuter, Stanley Dickens
1990: Jaguar XJR-12 LM
John Nielsen, Price Cobb, Martin Brundle
1991: Mazda 787B
Volker Weidler, Johnny Herbert, Bertrand Gachot
1992: Peugeot 905
Derek Warwick, Yannick Dalmas, Mark Blundell
1993: Peugeot 905 Evo 1B
Geoff Brabham, Christophe Bouchut, Éric Hélary
1994: Dauer-Porsche 962 LM
Yannick Dalmas, Hurley Haywood, Mauro Baldi
1995: McLaren F1 GTR
Yannick Dalmas, JJ Lehto, Masanori Sekiya
1996: TWR-Porsche WSC-95
Manuel Reuter, Davy Jones, Alexander Wurz
1997: TWR-Porsche WSC-95
Michele Alboreto, Stefan Johansson, Tom Kristensen
1998: Porsche 911 GT1-98
Laurent Aïello, Allan McNish, Stéphane Ortelli
1999: BMW V12 LMR
Pierluigi Martini, Yannick Dalmas, Joachim Winkelhock
2000: Audi R8
Frank Biela, Tom Kristensen, Emanuele Pirro
2001: Audi R8
Frank Biela, Tom Kristensen, Emanuele Pirro
2002: Audi R8
Frank Biela, Tom Kristensen, Emanuele Pirro
2003: Bentley Speed 8
Tom Kristensen, Rinaldo Capello, Guy Smith
2004: Audi R8
Seiji Ara, Tom Kristensen, Rinaldo Capello
2005: Audi R8
JJ Lehto, Marco Werner, Tom Kristensen
2006: Audi R10
Frank Biela, Emanuele Pirro, Marco Werner
2007: Audi R10
Frank Biela, Emanuele Pirro, Marco Werner
2008: Audi R10
Tom Kristensen, Allan McNish, Rinaldo Capello
2009: Peugeot 908 HDI-FAP
David Brabham, Marc Gené, Alexander Wurz
2010: Audi R15 Plus
Mike Rockenfeller, Timo Bernhard, Romain Dumas
2011: Audi R18 TDI Ultra
Marcel Fässler, André Lotterer, Benoît Tréluyer
2012: Audi R18 e-tron quattro
Marcel Fässler, André Lotterer, Benoît Tréluyer
2013: Audi R18 e-tron quattro
Tom Kristensen, Allan McNish, Loïc Duval
2014: Audi R18 e-tron quattro
Marcel Fässler, André Lotterer, Benoît Tréluyer
2015: Porsche 919 Hybrid
Nico Hülkenberg, Earl Bamber, Nick Tandy
2016: Porsche 919 Hybrid
Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb
2017: Porsche 919 Hybrid
Timo Bernhard, Brendon Hartley, Earl Bamber
2018: Toyota TS050 Hybrid
Sébastien Buemi, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima
2019: Toyota TS050 Hybrid
Sébastien Buemi, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima
87

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior “Heroes”, do mesmo roteirista de “Senna”, é lançado no Motorsport.tv
Próximo artigo Ford vs Ferrari: Separando os fatos da ficção

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil