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Ex-piloto da F1 sofre grave acidente no Nitro Rallycross

Mesmo com a pancada, Scott Speed conseguiu completar a sessão de classificação e sair sozinho do carro

Scott speed, Subaru - Nitro Rallycross

Foto de: Subaru World Rally Team

O norte-americano Scott Speed, que foi piloto da Toro Rosso entre 2006 e 2007, sofreu um grave acidente durante a etapa de Utah do Nitro Rallycross.

Speed estava na liderança da sessão quando, na última volta, perdeu o controle e saiu na curva durante um salto, aterrissando com força no chão. O impacto da pancada feriu suas costas, mas mesmo assim o piloto voltou a pista e acelerou por mais alguns metros e cruzou a linha de chegada.

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Após parar o carro, o piloto da Subaru pediu atendimento médico porque estava sentindo fortes dores nas costas. Levado ao hospital, Speed foi avaliado e descobriu-se que havia fraturado três vértebras da coluna. A recuperação do norte-americano pode levar vários meses e ele ficará de fora dos próximos eventos.

"Infelizmente, Scott Speed sofreu um ferimento em suas costas durante a primeira fase de classidicação após uma forte aterrissagem", disse a Subaru Motorsports. "Ele foi capaz de terminar a sessão e sair do carro, mas foi levado para o hospital local para avaliação médica. Scott perderá o restante das atividades".

 

 

"Desculpem pela atualização tardia. Depois de aterrissar com força durante o Q1, eu quebrei minhas costas. Fui trazido às pressas para o hospital local para avaliação. O exame confirmou que minha vértebra T6 foi destruída".

"E então passei por um especialista de coluna da Universidade de Utah. Terminei os exames as 3h da manhã. Ele descobriu três vértebras quebradas. Agora estou esperando pelo plano dos cirurgiões".

"A noite passada foi a mais assustadora e dolorosa de que me lembro. Não poderia ter conseguido passar por isso sozinho. Peter Minnig sempre terá um lugar no meu coração pelo que ele fez e por sorte a melhor prima do mundo, Jekka Arellano mora na região e pôde me vir cuidar de mim. Estou ansioso para ver a família novamente. Obrigado a todos pelas mensagens de apoio".

Trajetória na F1

Speed foi um dos pilotos que passou pelo programa da Red Bull, sendo companheiro de Vitantonio Liuzzi em 2006 e parte de 2007, quando foi substituído no meio da temporada por Sebastian Vettel. Ele foi um dos primeiros prodígios a ser 'queimado' pela marca de energéticos. Relembre o contexto da participação do norte-americano na Fórmula 1 e quem foram seus sucessores:

Pierre Gasly estreou na Red Bull em 2019, após boa temporada com a Toro Rosso.
Campeão da GP2 em 2016, o francês ficou a meio ponto de conquistar a Super Fórmula em 2017. Naquele ano, estreou pela Toro Rosso, substituindo Daniil Kvyat no GP da Malásia.
Depois de um bom 2018 com a Toro Rosso, Gasly foi promovido. Entretanto, o francês não convenceu na Red Bull e foi rebaixado para dar lugar a Alexander Albon a partir do GP da Bélgica. A troca é a última de uma histórica dança das cadeiras entre equipe principal e júnior na F1.
A primeira 'troca' do grupo aconteceu antes mesmo da criação da Toro Rosso. Foi em 2005, na primeira temporada da Red Bull. Companheiro do escocês David Coulthard, o austríaco Christian Klien foi substituído pelo italiano Vitantonio Liuzzi em quatro GPs na metade do ano.
Em 2006, na primeira temporada da Toro Rosso na F1, Liuzzi fez dupla com o norte-americano Scott Speed (direita). Na Red Bull, Coulthard seguiu tendo Klien como parceiro, mas o austríaco foi substituído pelo holandês Robert Doornbos a quatro provas do fim do ano.
No ano seguinte, o australiano Mark Webber foi contratado para correr ao lado de Coulthard na Red Bull.
2007 foi um ano cheio de mudanças na Toro Rosso. Speed deixou a equipe depois de um ano e meio, após discutir com o chefe da escuderia, Franz Tost, no GP da Europa.
Com a saída de Speed, um jovem chamado Sebastian Vettel assumiu a vaga. A então promessa alemã havia estreado pontuando com a BMW nos Estados Unidos. Vettel disputou as últimas sete corridas de 2007 com a STR, chegando em quarto na China, enquanto Liuzzi foi o sexto.
Na temporada seguinte, Coulthard e Webber seguiram como pilotos titulares da Red Bull.
Liuzzi deu lugar ao francês Sebastien Bourdais na Toro Rosso em 2008. Já Vettel conquistou sua primeira vitória, e a única da equipe, ao triunfar no GP da Itália.
Em 2009, Coulthard se aposentou e Vettel foi promovido.
Quem assumiu a vaga do alemão na Toro Rosso foi o suíço Sebastien Buemi, novo companheiro de Bourdais.
O francês, porém, não rendeu como o esperado e acabou substituído no meio da temporada. Quem assumiu foi o espanhol Jaime Alguersuari.
Alguersuari e Buemi foram companheiros por duas temporadas e meia, entre os anos de 2009 e 2011.
Para 2012, entretanto, a Toro Rosso dispensou a dupla. Os substitutos foram Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne. Buemi seguiu como piloto de testes na Red Bull e mais tarde rumaria para a Fórmula E, na qual tem um título. Alguersuari largou o automobilismo e hoje se dedica à carreira de DJ.
Em 2014, Webber se aposentou e foi substituído por Ricciardo na Red Bull.
Com isso, Kvyat assumiu o posto de piloto da Toro Rosso ao lado de Vergne.
Em 2015, Vettel foi para a Ferrari e foi substituído por Kvyat. Já Vergne foi dispensado e também foi para a F-E, na qual é o atual bicampeão.
Com as saídas de Kvyat e Vergne, Max Verstappen e Carlos Sainz assumiram as vagas da Toro Rosso. Eles foram companheiros durante um ano e meio.
Em maio de 2016, Verstappen foi promovido para a Red Bull e venceu logo em sua primeira corrida, na Espanha. Kvyat, em má fase, foi rebaixado para a Toro Rosso.
Em 2017, Ricciardo e Verstappen seguiram na Red Bull. Eles foram companheiros até o fim de 2018.
Kvyat conseguiu manter sua vaga na Toro Rosso em 2017, mas foi amplamente batido por Sainz. Gasly, então, assumiu a vaga do russo. Sainz se transferiu para a Renault antes do fim do ano, sendo substituído pelo neozelandês Brendon Hartley.
Hartley e Gasly se mantiveram na equipe em 2018. No fim do ano passado, porém, o anúncio da ida de Ricciardo para a Renault provocou novas mudanças.
Gasly foi o escolhido para a vaga do australiano, enquanto Hartley foi dispensado e foi para a Ferrari como piloto de simulador, antes de assinar pela Dragon na F-E e correr no WEC. Em seus lugares, a Toro Rosso contratou Albon e Kvyat, que recebeu nova chance na F1.
Na terceira passagem pela Toro Rosso, o russo conquistou o segundo pódio da história da equipe. Ele terminou em terceiro no GP da Alemanha. Não foi o suficiente, porém, para se credenciar a um retorno para a Red Bull.
A contratação de Albon pela Toro Rosso também teve suas complicações. Ele tinha acabado de assinar com a Nissan na F-E, mas voltou atrás para aceitar a proposta da STR.
O novato tailandês toma o posto de Gasly na Red Bull a partir do GP da Bélgica, ao passo que o francês retorna para sua ex-equipe após 12 provas fracas pelo time principal.
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