Alonso vê “injustiça” no atual formato de pré-temporada da F1

Espanhol refletiu sobre o assunto nas férias e não entende proibição do uso dos dois carros por equipe uma semana antes do início do campeonato

Fernando Alonso, Aston Martin AMR24

Foto de: Aston Martin Racing

Fernando Alonso, da Aston Martin, disse que é “injusto” que os pilotos da Fórmula 1 tenham apenas um dia e meio de testes no Bahrein.

Nos últimos anos, os testes de pré-temporada diminuíram de dois testes de quatro dias, então predominantemente em Barcelona, para apenas um teste de três dias no Bahrein.

Leia também:

Mas embora realizar uma pré-temporada mais curta no mesmo local da abertura do campeonato seja mais eficiente e econômico para as equipes, Alonso sente que os pilotos estão sendo enganados pela falta de prática.

As equipes usam apenas um carro por dia, o que, graças às modernas ferramentas de simulação, geralmente é suficiente para se preparar para a nova temporada.

Mas também significa que os pilotos têm apenas um dia e meio para se adaptarem às novas máquinas, tendo que torcer para que não haja falhas iniciais que prejudiquem o plano de autonomia reduzida.

“Temos testes muito limitados no Bahrein”, disse Alonso. “Passei todo o inverno pensando sobre isso, como é injusto termos apenas um dia e meio para preparar um campeonato mundial.

“Não existe outro esporte no mundo, com todo o dinheiro envolvido e com todo o marketing e as coisas boas que dizemos sobre a F1 e de estar cada vez mais perto dos fãs, [onde isso acontece].

“Não consigo entender por que vamos passar quatro dias no Bahrein, o que poderia ser dois mais dois para os pilotos. Se você for para três, que não é par, que é um número ímpar, não dá para dividir entre os pilotos.

“E não sei por que não vamos com dois carros. Porque já estamos no Bahrein e correremos na semana seguinte”.

Fernando Alonso, Aston Martin AMR24

Fernando Alonso, Aston Martin AMR24

Photo by: Aston Martin Racing

Alonso não é o único piloto que liderou apelos para abrir os testes de inverno para dois carros, com o competidor da Mercedes e diretor da GPDA, George Russell, também por trás da ideia.

“Pessoalmente falando, não acho que três dias sejam suficientes, porque é preciso lembrar, do ponto de vista do piloto, que isso significa apenas um dia e meio”, disse Russell no ano passado.

“Você poderia imaginar Rafael Nadal passando 12 semanas sem acertar uma bola e depois ir direto para o Aberto da França com um dia e meio de treinamento?

"Eu entendo e reconheço porque fazemos isso. Acho que três dias com dois carros provavelmente seria um bom lugar para se estar."

Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Watch: Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Podcast #269 – O que esperar da pré-temporada 2024 da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mercedes traz asa em primeiro teste que pode ser ilegal; entenda
Próximo artigo F1 - Marko: Hamilton pode saber algo da Mercedes que o mundo ainda não sabe

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil