Briatore: Schumacher deixou a Benetton porque "queria o desafio da Ferrari"
Para o chefe da Benetton, um dos motivos da troca de Schumacher para a Ferrari em 1996 foi a falta de concorrência no grid da F1
Foto de: Sutton Motorsport Images
Após quatro temporadas na Benetton, com dois títulos mundiais da Fórmula 1, Michael Schumacher aceitou a oferta de Jean Todt e foi para a Ferrari em 1996. Apesar de um começo difícil, o alemão se adaptou e se tornou um candidato ao título em 1997, antes de iniciar um período de domínio em 2000. A mudança chamou a atenção, principalmente de pessoas da Benetton, como Flavio Briatore.
Segundo o italiano, que era diretor da Benetton na época, foi uma sensação de facilidade na equipe misturada com a atração à lendária Ferrari que levou o alemão a se aventurar em Maranello. Ele via essa partida como inevitável, principalmente porque os títulos de 1994 e 1995 deram a Schumacher uma sensação de tranquilidade.
Leia também:
"Eu sabia que Michael queria ir para a Ferrari", disse Briatore para o podcast oficial da F1. "Para mim, todo piloto de F1 quer correr pela Ferrari. Quando ele me disse, não fiquei surpreso. Ganhamos dois campeonatos rapidamente. Ele achou muito fácil com a Benetton e queria o desafio da Ferrari. E havia o dinheiro: o salário que a Ferrari ofereceu era impossível para mim ".
Não há dúvida de que ressentiu a atitude de Schumacher, mesmo que os anos que se seguiram tenham sido difíceis para a Benetton, com apenas uma vitória entre a saída do tricampeão mundial e a aquisição pela Renault.
"Mantivemos um bom relacionamento. Quando ele ganhou seu primeiro título na Ferrari, eu fui o primeiro a parabenizá-lo. É claro que a Ferrari pegou algumas pessoas da Benetton, isso é normal. Ross [Brawn], Rory [Byrne]… mas eles levaram cinco anos para vencer seu primeiro campeonato".
Briatore também não esconde que ele tentou convencer seu piloto a ficar, e tinha a esperança de que o alemão pudesse ganhar outros títulos com sua equipe.
"Se Michael tivesse ficado na Benetton, teríamos vencido mais dois títulos. Eu disse a ele: 'Michael, você é jovem, é rico agora. Vamos fazer mais dois anos, vamos ganhar mais dois títulos e depois procurar mais na Ferrari, quando for tetracampeão, e não bi'".
GALERIA: Confira as 91 vitórias de Schumacher na Fórmula 1
Esnobado por Senna, Massa usou episódio para dar lição em Schumacher
PODCAST Motorsport.com: Senna realmente foi o melhor piloto da história da F1?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
F1: Coulthard aponta maior desafio de Hamilton na ida para a Ferrari
Vettel relembra última conversa com Schumacher antes do acidente: "Disse a ele que seria pai"
Conheça os maiores salários de pilotos da história da F1
F1: Newey já informou à Red Bull sua saída iminente
F1: Prost questiona decisão de Hamilton de ir para Ferrari: “Será que ele terá motivação?”
Ferrari anuncia HP como novo patrocinador máster da equipe de F1
Últimas notícias
Fiorentino brilha em estreia na F4 Brasil em Interlagos
Em Interlagos, Leticia Bufoni corre terceira etapa da Porsche Cup
MotoGP: Yamaha testará moto completamente nova em Jerez
F1 adia votação sobre novo sistema de pontuação
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Principais comentários