Entenda como a F1 planeja devolver o protagonismo aos pilotos em 2026

Pat Symonds, chefe da Fórmula 1, explicou o grande objetivo dos futuros regulamentos técnicos para 2026 e falou sobre como eles planejam alcançá-lo

Charles Leclerc, Ferrari SF-24, Sergio Perez, Red Bull Racing RB20, Fernando Alonso, Aston Martin AMR24

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

A Fórmula 1 mudará o regulamento técnico para a temporada de 2026. Embora o regulamento da unidade de potência já tenha sido confirmado e o regulamento técnico ainda não tenha sido ratificado - pois os detalhes finais ainda estão sendo discutidos -, os principais dirigentes da categoria já têm clareza sobre os objetivos a serem alcançados.

O diretor técnico da Fórmula 1, Pat Symonds, falou no podcast Beyond The Grid sobre as mudanças que estão sendo preparadas para os monopostos antes do regulamento de 2026 e reconheceu que um dos principais objetivos é devolver o protagonismo aos pilotos.

Leia também:

Para isso, os carros da F1 devem perder grande parte da força descendente que geram atualmente, o que, juntamente com motores cada vez mais potentes, pode dificultar a vida dos pilotos, o que melhoraria ainda mais suas capacidades.

"Esperamos que a potência da unidade de potência chegue a 1.000 hp ou até mais com o motor elétrico. Também queremos reduzir a força descendente. Uma das razões pelas quais os carros são tão pesados é a necessidade de alta força descendente.", explicou Pat Symonds.

"Como resultado dessas mudanças, os carros ficarão mais escorregadios e muito mais dependentes da habilidade dos pilotos. Isso é muito importante, pois os pilotos são os heróis do nosso esporte e queremos que eles se destaquem. Acho que esse é um passo na direção certa", disse ele.

Essas modificações significam um pequeno passo para trás em termos de tecnologia. No entanto, a Fórmula 1 não está preocupada com isso, pois acredita que também é obrigada a considerar o aspecto econômico.

"Somos a favor da tecnologia de ponta, mas queremos que ela seja acessível. Quando falamos sobre as regras de 2022, falamos sobre o carro, falamos sobre a melhoria da qualidade das corridas, mas quase não mencionamos as restrições orçamentárias. De fato, isso é fundamental para o futuro da Fórmula 1."

Fernando Alonso, Aston Martin AMR24, Valtteri Bottas, Kick Sauber C44, Kevin Magnussen, Haas VF-24

Fernando Alonso, Aston Martin AMR24, Valtteri Bottas, Kick Sauber C44, Kevin Magnussen, Haas VF-24

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

"Minha última equipe na F1 foi a Williams e sofremos muito. Pouco depois de eu sair, a equipe foi vendida de qualquer maneira. Eles não eram a única equipe trabalhando nessas condições econômicas, na época as equipes estavam lutando para sobreviver, mas agora não estão mais. E muito disso se deve às restrições orçamentárias [o limite de gastos].", relembrou Pat Symonds.

MERECIDA ou RIDÍCULA? Alonso gerou PERIGO em manobra contra Russell que gerou punição? Veja DEBATE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #275 – Sainz e Ricciardo deram passos definitivos em suas carreiras na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Aston Martin faz oferta para contratar Newey, peça-chave da Red Bull
Próximo artigo F1: Ex-piloto defende demissão de Toto Wolff da Mercedes

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil