F1: Após fala polêmica de Ecclestone, filha de Reutemann diz que reivindicará título de 1981, de Piquet, para o pai; entenda

Revelação de Bernie sobre favorecimento a brasileiro contra argentino repercutiu no país vizinho; depoimento foi dado a docusérie de ex-chefão da categoria

Podium:
Race winner Nelson Piquet,  Brabham, 
second place  Carlos Reutemann,   Williams, 
third place Alain Prost, Renault

Foto de: Sutton Motorsport Images

Filha de Carlos Reutemann, vice-campeão da Fórmula 1 em 1981 pela Williams após revés diante do piloto da Brabham Nelson Piquet, Cora Reutemman reivindicará o título daquela temporada para seu pai após o então chefe do brasileiro e ex-comandante da categoria, Bernie Ecclestone, revelar que massagistas decidiram favorecer o carioca na última e decisiva etapa daquele ano depois de eles terem uma uma "discussão financeira" com o dirigente britânico.

O editor recomenda:

Segundo Cora, sua iniciativa é “uma luta pela verdade”.  Ainda de acordo com a herdeira de Carlos, que morreu em julho de 2021 aos 79 anos, "é reparador" que saiba o que ocorreu no GP de Caesars Palace, em Las Vegas. Em entrevista à Radio Mitre, repercutida pelo jornal La Nación, um dos mais importantes da Argentina, Cora disse que Reutemann “nunca falou sobre isso. Isso o machucou até o último dia de sua vida."

"Isso [dos massagistas] eu já sabia. Não só isso, mas algo muito mais sério, que a Brabham não estava apto para correr devido ao efeito solo, que era proibido", afirmou a filha de Reutemann, que também fez um tweet sobre o assunto, embora não tenha detalhado como será a reivindicação.

 

Entenda o caso

Ecclestone abordou a "discussão financeira" para favorecer Piquet contra Reutemann da seguinte forma: “Tinha muita força G pelo jeito que as curvas foram colocadas [no sentido anti-horário]. E, depois do primeiro dia de testes, ficou claro que os pilotos teriam dores no pescoço. Carlos conseguiu falar com um massagista nos boxes, fui ver esta pessoa e, após uma discussão financeira, eles decidiram favorecer Nelson".

"Não sei se já contei a Carlos”, completou Bernie em depoimento à docusérie ‘Lucky!’, disponível no Brasil no serviço de streaming Star+. Piquet ainda seria bicampeão mundial da F1 com a Brabham em 1983.

Nelson Piquet, Brabham and Bernie Ecclestone

Nelson Piquet, Brabham and Bernie Ecclestone

Photo by: Motorsport Images

De todo modo, em 1981, o brasileiro e Reutemann chegaram ao GP de Caesars Palace separados por somente um ponto, com vantagem para o argentino. O piloto da Williams conseguiu a pole position, mas terminou a prova em oitavo, três postos atrás de Nelson.

Piquet foi quinto e deixou seu veículo exausto para celebrar os pontos que garantiram a conquista do primeiro de seus três títulos mundiais na F1. Aliás, os dois primeiros foram com a Brabham, sob comando de Ecclestone, que também era chefão da FOCA.

A sigla, em inglês, significa Associação de Construtores da F1, cujo grande ato foi a negociação dos direitos de transmissão da categoria, que contribuiu para a popularização do esporte e consolidou Bernie como seu 'homem-forte'. Carlos se aposentou em 1982 e Nelson foi tri pela Williams em 87.

Repercussão na Argentina

A revelação de Ecclestone gerou a ira dos fãs argentinos de F1 nos últimos dias, com alguns dos principais veículos de mídia do país, como Clarín, Página 12 e Olé, repercutindo o depoimento do ex-chefão da F1. Nas redes sociais, perfis especializados e entusiastas hermanos se revoltaram.

Carlos Reutemann, Williams

Carlos Reutemann, Williams

Photo by: David Phipps

Como a Red Bull-Ford impacta Honda, Porsche e toda a F1; veja debate

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: com 'boom' de montadoras, F1 vive melhor fase da história? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Pérez 'levou' carro da Red Bull para F1 2023 "a uma certa direção"
Próximo artigo F1: McLaren e Honda iniciam conversas para nova parceria de motores em 2026; faz sentido?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil