Últimas notícias

F1: Circuito de Ímola planeja programação especial para celebrar Senna nos 30 anos de sua morte

Celebrações incluem atividades no fim de semana que marcam os 30 anos do GP de San Marino de 1994

Senna 30 anni

Foto de: Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari di Imola

A região da Emilia Romagna anunciou um programa de celebrações em memória a Ayrton Senna e Roland Ratzenberger nos 30 anos do falecimento dos pilotos, durante o GP de San Marino de Fórmula 1 de 1994. O projeto foi apresentado pelo prefeito de Ímola e o governador da região, com duração entre 21 de março e 02 de junho.

O evento contou com a presença remota do CEO da F1, Stefano Domenicali, e Bianca Senna, sobrinha do tricampeão. O projeto tem colaboração do Instituto Ayrton Senna e do Ministério das Relações Internacionais.

Leia também:

Com o nome "Senna 30 Years", as celebrações acontecerão no circuito de Ímola entre 21 de março e 02 de junho, com destaque para o dia 01 de maio, quando completam-se 30 anos da morte de Senna. Neste período, o circuito receberá ainda etapas do WEC, entre 19 e 21 de abril, e o próprio GP da F1, hoje denominado de GP da Emilia Romagna, entre 17 e 19 de maio.

Marco Panieri, prefeito de Ímola, Stefano Bonaccini, governador da Emilia Romagna, e Teodoro Lonfarini, secretário do Estado de Esporte de San Marino, divulgaram o calendário, cuja data de início das atividades foi determinado por marcar o aniversário de Ayrton.

Il logo di Senna 30 Years

Il logo di Senna 30 Years

Foto di: Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari di Imola

No Museu San Domenico ficará a exposição fotográfica "Mágica. Ayrton Senna - Ímola 1994 - 2024". Serão exibidas 94 fotos em preto e branco feitas por Angelo Orsi e Mirco Lazzari. O número de fotos também simboliza o ano de sua morte. As imagens do fotógrafo da Autosprint e grande amigo de Ayrton trazem à tona não somente o campeão como também seu aspecto humano.

No dia 23 de março, será possível realizar um roteiro chamado: "Ayrton Senna de Kobra a Pierotti". Com agendamentos guiados, será possível percorrer um roteiro entre memória, arte, velocidade e natureza, que inclui paradas como o mural do artista brasileiro Kobra localizado na fachada do Museu Checco Costa.

Un momento della conferenza stampa in Regione Emilia Romagna sulle celebrazioni di Senna per i 30 anni

Un momento della conferenza stampa in Regione Emilia Romagna sulle celebrazioni di Senna per i 30 anni

Foto di: Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari di Imola

De 16 de abril a 01 de junho, a biblioteca municipal recebe a exposição "Não há curva que não se possa ultrapassar: o Autódromo de Ímola desde as origens até o regresso do WEC", com fotos, documentos e jornais e 1953 até os dias atuais.

Já Marco Isola, fotógrafo local, realizará a exposição "ImolAyrton" em abril, com 11 imagens que mostram a trajetória de Senna no circuito entre 1992 e 1994, incluindo a última passagem do FW16 da Williams antes do acidente na Tamburello. As imagens serão leiloadas e os fundos serão revertidos a uma instituição local.

O Museu Checco Costa acolherá recordações de Senna e de Ratzenberger entre 27 de abril e 01 de maio, com itens em exibição como a Williams FW15C usada pelo brasileiro no Estoril em sua estreia pela equipe.

Já o escultor Stefano Pierotti montará um grande mural no centro da cidade, que será pintado com o rosto de Senna.

E no dia 01 de maio acontecerá o "Dia e Ayrton e Roland", com a realização de uma corrida pela manhã e, às 14h17, horário do acidente, acontecerá a comemoração "Senna 30 Years" na Tamburello".

Na sequência, a Sala de Imprensa do Autódromo receberá uma homenagem a Senna e o lançamento do livro "Senna: As Verdades", escrita pelo repórter do Motorsport.com Itália Franco Nugnes.

A programação se encerra com uma partida de futebol entre selecionados da Itália e do Brasil no estádio municipal Romeo Galli e uma apresentação teatral intitulada "Eu e Ayrton" na reta principal de Ímola às 21h.

Confira o episódio de estreia do Pódio Cast, o novo podcast sobre motociclismo!

Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari planeja importantes atualizações do SF-24 para Suzuka e Ímola
Próximo artigo 'Braço direito' de Massa em 2008 diz: "Não me importo com o que aconteceu ontem"; Felipe busca reconhecimento do título

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil