Últimas notícias

F1: Ferrari é a primeira a ligar motor de 2026 e vive clima otimista para 2024

Segundo edição italiana do Motorsport.com, equipe foi a primeira a ter viva a nova unidade de potência para temporada de 2026

Ferrari engine 066/7

Foto de: Uncredited

Em Maranello há um ar positivo de expectativa não só pelo nascimento do 676, o carro de 2024 da Ferrari na Fórmula 1, mas também porque antes das férias de Natal, a equipe conseguiu estrear no banco de testes do primeiro turbo de 6 cilindros destinado ao campeonato de 2026.

Leia também:

Esse teste já ocorreu há algum tempo, mas a novidade só vazou nestes dias festivos, talvez porque os mecanismos de controle em Maranello tenham se afrouxado um pouco. Neste momento, a fábrica está fechada devido a uma determinação pela FIA – que também atinge todas as outras equipes - pelas férias de Natal.

O fato é que se estabeleceu um clima de confiança no Departamento de Corridas até pela expectativa criada em torno do 676 que será oficialmente lançado na terça-feira, 13 de fevereiro.

No banco de testes, ouvimos o primeiro ruído do turbo de 6 cilindros destinado a 2026. Obviamente, este não será o motor que se estreia no mundial de 2026 com os novos monopostos menores e mais leves, mas é o sinal de que a fase de pura experimentação levada a cabo pelo grupo dirigido por Enrico Gualtieri foi concluída e agora começa a fase mais complexa do projeto confiado a Wolf Zimmermann.

Os regulamentos de 2026 imporá uma distribuição de potência diferente na nova unidade: a energia elétrica do híbrido será aumentada para 50%, com redução significativa na parte térmica. Além disso, as regras aprovadas pela FIA tornaram o seis cilindros muito mais restrito nas escolhas de materiais e soluções.

A palavra-chave não é potência, mas eficiência. O motor a combustão interna será muito diferente do que veremos nas corridas nos próximos dois anos, dado o desaparecimento do MGU-H e a obrigatoriedade de colocar o MGU-K dentro do chassi por questões de segurança. Em torno do 6 cilindros, portanto, veremos uma embalagem completamente diferente daquela a que estamos acostumados nesta geração de motores híbridos.

A Ferrari está prestando muita atenção à fase de combustão porque em 2026 a F1 utilizará pela primeira vez combustíveis de impacto zero, com a introdução do e-combustível ou biocombustível e o time está se beneficiando da colaboração sempre ativa da AvL, o centro de pesquisa de Graz, que adquiriu importante know-how na área de motores híbridos.

Dentro do Departamento de Corridas, o Natal automobilístico foi celebrado com satisfação, mas quem nos deu a a informação que até agora estava guardada em segredo, por ser estratégica, acrescentou: "Mas sabe qual 6 cilindros funcionou no dinamômetro?”, dando a entender que nesta primeira fase de desenvolvimento existirão várias versões da unidade de 2026.

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e MCLAREN

Podcast #261 - Show de Casagrande, ascensão de Massa e o futuro da Stock

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Newey afirma que não planeja saída da F1 ou da Red Bull tão cedo
Próximo artigo F1: Oito voltas ao mundo, quem rodou mais sem trocar e outras informações; os números impressionantes dos pneus em 2023

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil