F1 hesita em adotar gráfico que mostra frequência cardíaca de pilotos na TV

Experimento já é utilizado na F2, com aprovação de um dos pilotos que teve batimentos revelados na Áustria

THe drivers practice their start procedures at the end of FP1

Foto de: Jake Grant / Motorsport Images

A Fórmula 1 afirmou que precisará ser "cuidadosa" na forma como trata a transmissão ao vivo dos batimentos cardíacos dos pilotos se os planos de exibição de dados biométricos receberem luz verde.

Como parte de um teste que começou no GP da Áustria, a F1 começou a experimentar exibir os batimentos cardíacos de dois pilotos em cada evento da F2.

Leia também:

Os dados são utilizados em um novo gráfico de TV, indicando o nível de intensidade, que é transmitido na corrida.

Entende-se que os experimentos da F2 estão sendo usados para ver se a tecnologia está pronta e pode ser adaptada para uso na F1.

No entanto, além dos aspectos técnicos do monitoramento da frequência cardíaca, a F1 reconheceu que pode haver problemas com os pilotos que não desejam que seus próprios dados sejam transmitidos ao público.

Além de ser uma questão pessoal, os pilotos podem até sentir que os rivais podem levar vantagem se as transmissões mostrarem que sua frequência cardíaca está em um nível elevado.

Justin Laurie, produtor técnico da F1, disse ao Motorsport.com que havia algumas sensibilidades específicas que precisariam ser resolvidas antes que pudessem ser usadas.

“Obviamente, há um elemento em que você deve ter cuidado editorial com a forma como apresenta esses dados”, disse ele. “Tem que ser apresentado da maneira certa e contar a história.

“Cada piloto é diferente e todo mundo é fisicamente diferente, então temos que levar tudo isso em consideração quando tomamos essas decisões sobre como usaremos esses dados daqui para frente. Mas, fundamentalmente, é uma área nova para nós e é uma área empolgante. Isso é o principal.”

The Medical Car at the back of the grid for the start

The Medical Car at the back of the grid for the start

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Laurie disse que, com as equipes buscando vantagem em qualquer coisa que possam encontrar, a análise dos dados de frequência cardíaca de um rival pode ser usada para ajudar a encorajar o piloto de uma equipe a pressioná-los ainda mais.

“Acho que sempre existe a possibilidade de que esse seja o caso”, acrescentou Laurie. “Eu sei que as equipes assistem às telas e observam o que está acontecendo. Tudo tem uma vantagem, suponho, então cada pequena informação para uma equipe é útil.

“Teremos que jogar da maneira certa. Espero que, editorialmente, encontremos a abordagem certa e o equilíbrio certo. Mas acho que o principal é dar ao público uma nova visão de como o piloto está se sentindo. Veremos onde isso nos levará, especialmente para a F1.

“O que você vê no pacote da F2 pode não ser o que realmente produzimos para a F1. Ainda estamos desenvolvendo a tecnologia e os dados. Espero que esta nova informação apenas crie mais envolvimento e emoção para os momentos na pista.”

O líder do campeonato da F2, Frederik Vesti, que foi um dos pilotos escolhidos para usar a tecnologia na Áustria, disse que foi interessante para ele ver como os dados foram usados.

“Acabei de assistir a 10 segundos da corrida em que vi minha frequência cardíaca aumentar enquanto fazia uma ultrapassagem”, disse ele após a corrida na Áustria. “Acho uma coisa muito legal.

“Acho que há um pouco mais de desenvolvimento a ser feito sobre como se sente quando você o usa, mas acho que é um bom ponto de partida.

“Eu acho que é uma boa adição para ser honesto, para os fãs. Eles podem ver que tipo de pressão estamos sofrendo. Não é apenas pressão física, é também mental. E acho que mostra isso muito bem.”

Laurie disse que a F1 foi encorajada pelas primeiras respostas ao novo gráfico, com experimentos para continuar pelo restante da temporada.

“Acho que todos foram muito positivos sobre isso”, disse ele. “Internamente foi muito trabalho para chegar a esse resultado. Testamos em dois pilotos [Vesti e Theo Pourchaire].

“Estamos procurando crescer um pouco na F2, se pudermos, e depois construir para a F1... espero que isso nos dê um bom impulso para implantá-lo para os pilotos de F1 daqui para frente. Em última análise, esse é o nosso objetivo.”

Ricciardo de volta à F1 e de Vries demitido! Red Bull injusta? O que será de Pérez?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate impacto do 'ressurgimento' da McLaren na F1 2023

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Vasseur fala sobre interesse da Ferrari em Albon para vaga de Sainz
Próximo artigo F1: Horner confirma Pérez na Red Bull para 2024; Ricciardo quer vaga do mexicano em 2025

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil