F1: Lawson fala pela primeira vez sobre escolha da AlphaTauri por Ricciardo

Neozelandês está focado em vencer a Super Fórmula para conseguir uma vaga na principal categoria do automobilismo em 2024

Liam Lawson, Carlin

Foto de: Red Bull Content Pool

Liam Lawson, integrante da academia de pilotos da Red Bull e candidato a uma vaga na AlphaTauri, falou pela primeira vez sobre a escolha da equipe de Faenza por Daniel Ricciardo como substituto de Nyck de Vries pelo restante da temporada da Fórmula 1

Leia também:

Após seu sucesso inicial na Super Fórmula, o neozelandês foi considerado como um forte candidato por um assento na F1 caso o time de Woking decidisse substituir De Vries em meio às dificuldades apresentadas pelo 'rookie'. 

Mas, em vez disso, Ricciardo foi o escolhido para substituir o holandês nas últimas 12 corridas da temporada 2023, com a AlphaTauri deixando claro que preferia um piloto experiente para ajudar a tirar a equipe da atual crise - o esquadrão de Faenza é o último colocado no campeonato de construtores.

Falando antes da corrida em Fuji neste fim de semana, Lawson disse que seu objetivo continua sendo usar seu desempenho no Japão para convencer a Red Bull de que ele é digno de uma promoção em 2024, embora tenha admitido que se isso tivesse realmente acontecido no meio deste ano teria sido difícil.

"Eu sempre quis completar a temporada aqui [na Super Fórmula]", disse Lawson ao Motorsport.com. "Meu objetivo era conseguir uma vaga para o próximo ano."

"Entrar no meio da temporada teria sido extremamente difícil e, na posição da AlphaTauri, eles queriam alguém experiente que estivesse na Fórmula 1 há muito tempo. Portanto, entendo a decisão deles."

"Mas é nisso [na Super Fórmula] que estou focado. Qualquer chance que eu tenha na Fórmula 1 depende do meu desempenho aqui. Portanto, tenho de terminar o ano da melhor maneira possível e tentar vencer o campeonato, que é o que me dará a chance. Preciso ter certeza de que farei tudo o que puder para ter a melhor oportunidade. Então, se isso não acontecer, posso dizer que não há nada mais que eu poderia ter feito."

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing

Foto de: Pirelli

A chegada de Ricciardo, atendendo ao desejo da AlphaTauri de ter um piloto mais experiente, parece deixar apenas a vaga ocupada por Yuki Tsunoda como um caminho em potencial para Lawson em 2024.

Perguntado se a vitória de Ricciardo sobre Tsunoda nas corridas restantes da temporada de F1 seria o resultado ideal para ele, Lawson respondeu: "Eu só preciso de um assento e não me importo de quem seja! Estou focado apenas nisso, foi o que a Red Bull me disse para focar também. A expectativa é que eu vença o campeonato e depois discutiremos o assunto."

Lawson reiterou que se sente pronto para dar o passo para a Fórmula 1, tendo atuado como piloto reserva da Red Bull desde o meio da temporada de 2022.

"Sou o piloto reserva este ano e, até o final do ano, terei sido o reserva por quase duas temporadas", disse o neozelandês. "Estou pronto para a Fórmula 1, quero um lugar. Vou me concentrar em fazer o melhor trabalho aqui para conseguir isso. Além disso, está fora do meu controle."

Lawson está em segundo lugar na tabela geral da Super Fórmula depois de conquistar uma vitória histórica na estreia da categoria japonesa em Fuji, em abril, e depois disso com um segundo triunfo em Autopolis. O neozelandês se classificou em segundo lugar, atrás de Tadasuke Makino, para a corrida deste fim de semana, reduzindo a vantagem de Ritomo Miyata no campeonato para 10 pontos.

Ricciardo de volta à F1 e de Vries demitido! Red Bull injusta? O que será de Pérez?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate impacto do 'ressurgimento' da McLaren na F1 2023

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 promete motores mais leves, simples e barulhentos
Próximo artigo F1: Alpine planeja atualização "significativa" antes das férias de agosto

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil