F1: McLaren surpreende com 'asa assimétrica' para o GP da Holanda
Em tese, bico visto no MCL60 em Zandvoort não está dentro das regras, mas será que se trata de uma peça 'inacabada'? Veja análise do Motorsport.com
Foto de: Roberto Chinchero
Neste fim de semana, a Fórmula 1 coloca um ponto final às férias de agosto e retoma a ação da temporada 2023 com o GP da Holanda, em Zandvoort, onde se disputa a 13ª de 22 etapas deste ano. E a McLaren chega à etapa dos Países Baixos com uma solução aerodinâmica interessante...
Trata-se de uma asa 'assimétrica'. A pista holandesa não tem uma longa reta e predominam curvas à direita: assim, o time de Woking 'chegou' com uma asa dianteira muito particular, especialmente na parte entre os flaps dos dois lados, diversificando a busca por downforce. Cada lado é 'diferente'.
Isso também representa uma 'provocação' por parte dos aerodinamicistas comandados por Peter Prodromou, já que os regulamentos impõem 'abas' iguais. Seria, então, a asa atualizada para a Holanda só o 'meio do caminho'? O Motorsport.com analisa o bico mais atarracado e perfilado.
A nova peça é mais e mais quadrada perto da entrada oval central, permitindo menos arrasto com um design mais perfilado na parte superior (veja abaixo). Tudo isso, é claro, sem a necessidade homologar um novo teste de colisão junto à FIA, pois só as formas não estruturais foram alteradas.
McLaren: as duas últimas soluções de nariz para o MCL60
Foto de: Giorgio Piola
Mas o aspecto mais interessante da imagem destaque desta matéria (após o subtítulo), obtida por Roberto Chinchero no paddock de Zandvoort, é a configuração aparentemente assimétrica da asa dianteira.
Enquanto o perfil principal é o mesmo em ambos os lados, o segundo elemento que sustenta o bico tem um bordo de fuga (na foto, parte à direita do trecho azul da asa) que segue o curso curvilíneo das duas últimas abas, mas numa solução diferente da do lado oposto.
No lado direito do carro (esquerdo para quem está olhando para a foto), os dois elementos têm uma 'corda' larga com um design quase linear, enquanto no outro lado podemos observar a aba ajustável que tem a largura máxima na parte central arqueada e, em seguida, uma 'protuberância' maior na parte mais externa. É uma provocação ou simplesmente uma asa que ainda não foi concluída?
Qual a DIFERENÇA entre o domínio de Max com a Red Bull e o pico de Hamilton/Mercedes? E a McLaren?
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