Mazepin recorre ao governo canadense para tentar retorno à F1

Russo está procurando uma nova chance de competir e espera que seu nome seja removido da lista de sanções em relação ao conflito Rússia-Ucrânia

Nikita Mazepin, Haas F1 Team

Foto de: Carl Bingham / Motorsport Images

Nikita Mazepin, piloto russo que disputou um GP com a equipe Haas na Fórmula 1 pela última vez na temporada 2021, busca voltar ao grid da categoria e abriu um processo contra o governo canadense como parte do seu objetivo de retorno já no próximo ano.

Leia também:

A o noticiário canadense CTV News informou que o piloto de 24 anos quer levar o governo canadense à Justiça Federal para ter seu nome retirado da lista de sanções que limita os negócios que empresas ou entidades podem fazer com pessoas da Rússia.

Segundo informações da mídia canadense, o pedido de Mazepin visa reconhecer que ele não está vinculado a atividades relacionadas ao governo russo e que tenham impacto no conflito armado entre seu país natal e a Ucrânia. O documento é dirigido à ministra das Relações Exteriores, Melanie Joly.

Nikita Mazepin, Haas VF-22

Nikita Mazepin, Haas VF-22

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

"Ele é um jovem esportista e piloto profissional de automobilismo que não está envolvido de forma alguma na agressão sofrida pela Ucrânia", cita a petição apresentada ao tribunal.

Além disso, afirmam que é fundamental poder competir imediatamente porque, se não o fizer no próximo ano, pode não ter outra oportunidade de voltar à Fórmula 1. Será extremamente difícil, se não impossível, para ele seja recrutado novamente como piloto de F1 ou como piloto em outros campeonatos de automobilismo".

Em dezembro de 2022, Mazepin fez um pedido semelhante para ser retirado da lista, mas a ministra Joly não deu uma resposta em 90 dias. Mazepin perdeu o cargo quando estourou o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. A empresa do pai do piloto, Uralkali, foi adicionada à lista de sanções.

Podcast #226 – Galvão Bueno faz falta no atual momento da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Marko sai em defesa de Sainz: "Está fazendo um bom trabalho na Ferrari"
Próximo artigo F1 confirma reformulação no formato de fim de semana e corrida sprint ganha classificação própria; entenda mudanças

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil