F1: Ferrari pode perder diretor esportivo para AlphaTauri

Em março, Vasseur negou a saída de Mekies, mas troca de equipe do diretor parece próxima de se concretizar

Laurent Mekies, Racing Director, Scuderia Ferrari

Ferrari

Em meio a um processo de reestruturação, a Ferrari pode ter um importante desafio pela frente na Fórmula 1: substituir um de seus principais nomes. Laurent Mekies, diretor esportivo da Scuderia, estaria próximo de fechar um retorno à AlphaTauri.

A informação foi divulgada pelo portal holandês RacingNews365, e vem cerca de um mês após Frédéric Vasseur negar a possível saída de Mekies do time italiano.

Leia também:

Caso a contratação se confirme, Mekies faria um retorno à equipe de Faenza após dez anos e passagens pela FIA e pela Ferrari. Segundo a publicação, o francês seria o segundo no comando do time, respondendo apenas a Franz Tost, tendo ainda a garantia das 'chaves do reino' quando o austríaco confirmar sua aposentadoria.

A notícia vem em meio a uma debandada de profissionais do time italiano desde a confirmação da saída de Mattia Binotto no fim de 2022, em uma lista que inclui nomes como o chefe de conceito veicular David Sanchez, além de Gino Rosato e Jonathan Giacobazzi.

Mekies possui um longo histórico na F1. Sua entrada no mundo do esporte se deu pela F3, chegando ao Mundial no início dos anos 2000 com a Arrows. Na sequência, foi para a Minardi, seguindo por lá após a compra do time pela Red Bull, passando a se chamar Toro Rosso. No time de Faenza, foi chefe dos engenheiros e trabalhou diretamente com pilotos como Mark Webber e Daniel Ricciardo.

Em 2014, ele deixou o time e foi para a FIA, primeiro como diretor de segurança e, na sequência, como vice-diretor de provas. Sua saída da Federação para a Ferrari no começo de 2018 causou muita polêmica no paddock e, atualmente, além de diretor esportivo, ocupa também o cargo de vice-chefe de equipe.

A chegada de Mekies deve marcar um importante passo no processo de reestruturação da AlphaTauri, que tenta se reerguer em meio ao segundo ano de performances ruins. Recentemente, a Red Bull deixou clara sua insatisfação com a performance da equipe, mas negou interesse em vender a estrutura.

Podcast #226 – Galvão Bueno faz falta no atual momento da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Leclerc e Mercedes estariam negociando em meio a impasse com Hamilton, diz colunista; Charles teria cláusula para deixar Ferrari
Próximo artigo F1 - Marko sai em defesa de Sainz: "Está fazendo um bom trabalho na Ferrari"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil