Mundo do automobilismo presta homenagem a Gil de Ferran: "Ícone e exemplo de ser humano"

Personalidades da F1, Indy e do automobilismo nacional se manifestaram sobre a morte do brasileiro, bicampeão da Indy e vencedor das 500 Milhas

87th Indianapolis 500, Indianapolis Motor Speedway, Speedway, Indiana, USA 25 May,2003Gil de Ferran wears the Panoz G-Force hat.World Copyright-F
Peirce Williams 2003 LAT Photographicref: Digital Image Only

Foto de: LAT Images

A morte de Gil de Ferran nesta sexta-feira (29) aos 56 anos, vítima de um mal súbito, deixou o mundo do automobilismo consternado. O brasileiro, bicampeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2003 era uma pessoa querida e muito respeitada nos paddocks pelo mundo, como evidenciado pelas homenagens prestadas a ele nas redes sociais.

Ao longo das últimas horas, personalidades e equipes da Fórmula 1, da Indy e do esporte a motor brasileiro foram às suas páginas prestarem homenagens a Gil de Ferran:

Leia também:

Stefano Domenicali, CEO da F1

"Estou muito chocado e profundamente entristecido pela notícia de que perdemos Gil de Ferran. Ele foi uma pessoa incrível e um verdadeiro campeão, e sentiremos muito sua falta. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento muito triste".

 

Oscar Piastri, piloto da McLaren na F1

"Foi um prazer conhecer Gil neste ano, sentiremos muito sua falta. Descanse em paz".

 

Carlos Sainz, piloto da Ferrari na F1

"De coração partido ao ouvir sobre a morte de meu amigo Gil. Meus pensamentos estão com sua família e amados, especialmente com Angela, Anna e Luke. Todos sentiremos sua falta. Descanse em paz".

 

Rubens Barrichello, ex-piloto de F1 e bicampeão da Stock Car

"Gilberto de Ferran... adorava te chamar assim. Nas nossas conversas pelo telefone ou ao vivo, como esta foto que te peguei desprevenido, com seus óclinhos. Kabeção, você foi cedo demais amigo... é duro de aceitar viu? Mas só posso dizer: vá com Deus parceiro, e muito obrigado por tudo. Fará muita, muita falta... meu abraço e meus sentimentos para sua família querida".

 

Felipe Massa, ex-piloto da F1 e piloto da Stock Car

"Que notícia triste. Hoje perdemos um irmão! Uma pessoa maravilhosa, gente boa demais e uma lenda no nosso automobilismo mundial. Vá em paz Gil. Muita força à sua esposa, sua filha, seu filho e toda sua família e amigos".

 

Helinho Castroneves, ex-piloto da Indy

"Meu amigo", escreveu Helinho, acompanhado de um vídeo com fotos dos dois.

 

Tony Kanaan, ex-piloto da Indy e diretor da McLaren na categoria

"Campeão, amigo, rival, mentor dentro e fora das pistas. Sem palavras para descrever esta perda. Descanse em paz meu amigo"

 

Galvão Bueno, narrador esportivo

"Notícia triste! Gil de Ferran, um ícone do automobilismo brasileiro, exemplo de ser humano, bicampeão da Fórmula Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, morreu ainda aos 56 anos de parada cardíaca enquanto dirigia em uma pista privada na Flórida! Muita luz a toda sua família e amigos!".

 

Bia Figueiredo, ex-piloto da Indy e piloto da Copa Truck

"Não, não Gil. Não pode ser... muito jovem, muito talento, tanto para fazer. Rezando, orando".

 

Aston Martin, equipe da Fórmula 1

"Todos estamos mandando nosso amor e apoio à família, amigos de Gil e a todos na comunidade do automobilismo que tiveram sorte em conhecê-lo e trabalhar ao seu lado".

 

Williams, equipe da F1

"Estamos chocados e entristecidos em saber da perda repentina de Gil de Ferran, uma figura gigante do esporte a motor, que teve um grande sucesso na pista e através de seus papéis de liderança mais tarde em sua carreira na Fórmula 1. Nossos pensamentos neste momento muito triste vão para sua amada família e amigos".

 

Sauber, equipe da Fórmula 1

"A Sauber Motorsports estende suas mais sentidas condolências a toda a família McLaren após a notícia da morte de Gil de Ferran. Gil era um indivíduo extraordinário cuja influência no automobilismo não pode ser medida, e cuja abordagem, seja no cockpit ou nas salas de reunião, deixava uma impressão em todos que tiveram a oportunidade de trabalhar com ele - incluindo várias pessoas em nossa equipe".

"Neste momento de perda, nossos pensamentos vão para os amados de Gil, seus amigos e toda a família McLaren".

 

Zak Brown, CEO da McLaren Racing

"Estou chocado e devastado em ouvir sobre a perda de nosso grande amigo e companheiro de equipe. Correi com Gil pelo mundo todo e vi ele vencer algumas das maiores corridas. Ele era um grande amigo de mais de 20 anos cuja falta será muito sentida e que nunca será esquecido. Meus mais profundos sentimentos a sua família. Descanse em paz Gil. A próxima vitória será para você! Vai com Deus".

 

Damon Hill, campeão da F1

"Um dos caras mais legais que já conheci. Ele me fazia rir. Ele sabia como. Meu Deus Gil, você foi embora cedo demais. Meus sinceros sentimentos a sua amada família e a todos que o conheciam (e são muitos, muitos, muitos) e a todos na McLaren. Ele era um lutador e um vencedor. Uma grande perda".

 

Marco Andretti, ex-piloto

"Meu amigo. Um dos verdadeiros. Uma das razões por trás dos meus testes na F1. Amava sua paixão e seu amor pelo nosso esporte. Muito obrigado pelo que você contribuiu na minha vida".

 

Pedro de la Rosa, ex-piloto de F1

"Ainda consigo me lembrar de Gil passando pelo complexo e o Bomb Hole em um congelante circuito de Snetterton no começo dos anos 90, com seu capacete branco e faixa única azul/vermelha no Reynard F3 verde. Ele era o piloto a se prestar atenção se você quisesse aprender a ter uma guiada macia, rápida e elegante, a frear nas curvas, a manter velocidade nas curvas com interferência mínima do volante. Sempre foi rápido em qualquer tipo de carro. Ele era tão elegante fora do carro quanto dentro. Ele era a definição perfeita de uma verdadeira lenda. Meus pensamentos vão para sua família. Descanse em paz Gil".

 

Gil estava como consultor na McLaren, que viveu uma grande evolução em 2023; entenda

Podcast #262 – No que a série sobre a Brawn GP acertou e errou?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso lamenta perda do 'professor' Gil de Ferran: "Um dia muito triste"
Próximo artigo Quais países e pistas mais receberam GPs de F1 na história?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil