Pilotos da Copersucar, Ingo Hoffmann, Chico Serra e Alex Dias Ribeiro prestam homenagens a Wilson Fittipaldi

Os irmãos Wilson e Emerson conseguiram realizar o sonho de colocar uma equipe brasileira no grid da F1 por oito temporadas

Wilson Fittipaldi

Foto de: LAT Images

Wilson Fittipaldi, que morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, deixa um legado gigante para o automobilismo brasileiro e mundial, com um de seus grandes feitos sendo a criação da equipe Fittipaldi de Fórmula 1, que esteve no grid da principal categoria do esporte a motor por oito temporadas, entre 1975 e 1982.

Durante esse período, a equipe Fittipaldi (mais comumente lembrada pelos fãs como Copersucar Fittipaldi) abriu espaço para diversos talentos do automobilismo brasileiro, que conversaram com o Motorsport.com para relembrar a trajetória e o legado deixado por Wilsinho.

Leia também:

Ingo Hoffmann, que correu alguns GPs pela equipe na época de Copersucar, relembrou histórias de Wilsinho.

"O Wilson foi uma pessoa fundamental na minha vida como piloto. Como sempre falo, a influência que o Wilson teve na minha vida profissional desde 1974, quando ele foi meu chefe de equipe na Fórmula Super Vee, quando ele estava construindo a Copersucar".

"No ano seguinte, por orientação do Wilson, eu corri na Inglaterra, na Fórmula 3 e, no segundo semestre, ele me deu a oportunidade de testar o F1 por dois dias. Ele acabou me contratando para ser piloto da equipe Copersucar, junto com o Emerson".

"Ele foi fundamental na minha vida, e só posso agradecer a ele. Tenho plena convicção de que ele viveu uma vida plena. Ele era um cara extremamente empreendedor, arrojado, corajoso, brincalhão, chorão, brigão, mas um cara que vai fazer muita falta".

Alex Dias Ribeiro, que teve uma breve passagem pela Fittipaldi no final da temporada de 1979, abordou a "coragem" de Wilson e Emerson na criação de uma equipe brasileira em um esporte amplamente europeu.

"Sou grato aos irmãos Fittipaldi por me darem essa chance. Como homem, Wilson foi um grande empreendedor, de uma coragem enorme por fabricar um carro de F1 no Brasil. Imagina só, até os carros que não eram fabricados na Inglaterra, tinham suas sedes na Inglaterra".

"Eles vieram com uma proposta toda nova, idealística, mas que não deu certo. Infelizmente, um projeto maravilhoso de produzir um carro de Fórmula 1 no Brasil, acabou indo por água abaixo, e com a crítica da baixa performance nas pistas, os irmãos Fittipaldi foram incompreendidos".

"Eles pediram apoio financeiro daqui do país, e tiveram que abortar o projeto quando as coisas não deram certo. Na Inglaterra, quando eles passaram a operar e fabricar lá com novos projetistas, também. Mas a visão de empresário realmente é um negócio que precisa ser valorizado e entendido como um legado para o automobilismo brasileiro como um todo".

Chico Serra, que correu pela equipe nas suas duas últimas temporadas, em 1981 e 1982, destacou o "arrojo" de Wilson e o quanto ele representou para o país.

"É uma perda enorme para o automobilismo, para o Brasil. O Wilson foi uma das pessoas que representou muito esse país, como piloto, como empresário, como tudo, como o dono de equipe que ele foi. Ele teve um grande arrojo para fazer a equipe Fittipaldi".

"Pelo patrão que ele foi nos dois anos que eu estive na equipe Fittipaldi e pela amizade que nós criamos... Até hoje éramos muito amigos. Gosto muito do Wilson, sempre uma pessoa muito franca, muito direta. Sem dúvida nenhuma é uma grande perda, foi um amigo".

Motorsport Business #10 – DENER PIRES conta segredo do sucesso da PORSCHE CUP em relato EMOCIONANTE

Podcast: fatores externos podem ofuscar pré-temporada da F1' 24?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Ecclestone lamenta morte de Wilson Fittipaldi: "Um dos meus melhores pilotos"
Próximo artigo F1 - Família Fittipaldi homenageia Wilsinho: "Obrigado por tudo que fez"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil