Últimas notícias

Em meio à tentativa de trazer F-E ao Rio, Nelsinho Piquet divulga traçado de kartódromo na Flórida

Piquet Entertainment Park promete ser o maior centro de entretenimento voltado ao esporte a motor da Flórida e terá pista desenvolvida por Hermann Tilke

Piquet Entertainment Park

Foto de: Acervo pessoal

Além de competir na Stock Car e estar à frente do projeto que pode levar a Fórmula E ao Rio de Janeiro em 2021, Nelsinho Piquet também está envolvido em um megaempreendimento na Flórida, Estados Unidos.

Trata-se do Piquet Entertainment Park, complexo voltado ao entretenimento, focado no esporte a motor.

Leia também:

O local contará com uma pista de kart de 1.490 metros, desenvolvida pela Tilke Engineers & Architects, do alemão Hermann Tilke, responsável pelo layout de pistas da F1 como China, Bahrein, Austin, entre outras.

Além do kart, quem for ao complexo poderá aproveitar a área indoor com outros tipos de entretenimento

“Pretendemos fazer um centro de entretenimento", disse Nelsinho ao Motorsport.com. "Teremos fliperama, boliche, bar, restaurante, kart elétrico para crianças de três a seis anos de idade, todo o nossos acervo, do carro de F1 do Rubens (Barrichello) ao meu de Fórmula E, troféus, capacetes, loja da Piquet Sports, entre outras coisas."

"A parte indoor ainda não está 100% definida, vai depender de fornecedores e espaço, mas que vamos ocupar o espaço inteiro de um prédio de 8 mil metros quadrados, vamos sim.”

Nelsinho também falou como surgiu a ideia e se há a possibilidade de haver uma edição brasileira.

“A ideia surgiu de um grupo de investidores dos Estados Unidos e fomos elaborando isso para chegar neste projeto. Mas a ideia inicial sempre foi fazer para os Estados Unidos.”

“Para o Brasil, acho que a economia terá que melhorar muito, mas obviamente é um sonho, fazer algo assim, e quem sabe até em uma escala maior, com um autódromo. Se tudo der certo com o projeto no Parque Olímpico, com a chegada de outras categorias também, quem sabe não poderemos fazer uma ‘nova Valência’, em que há uma parte de uma pista de rua e dentro com várias atividades. Poderíamos aproveitar para fazer algo, mas é um sonho e não está nos planos ainda.”

O desenho da pista, além de detalhes do complexo, foi divulgada nas redes sociais de Nelsinho.

 

Fórmula E no Rio

Nelsinho é o principal articulador de uma nova tentativa de trazer a Fórmula E ao Brasil, especificamente ao Rio de Janeiro. O primeiro campeão da categoria de carros elétricos explico como está trabalhando no projeto, que deve ocupar o Parque Olímpico, coincidentemente o mesmo local em que um dia abrigou o Autódromo de Jacarepaguá.

"A primeira vez que o trabalho está sendo feito direito é agora. Um grupo de empresários chegou até mim querendo fazer e eu falei que tudo bem, mas vamos fazer direito. Dinheiro, para ser bem honesto, não é o mais difícil. O mais difícil realmente é ter o aval para que todos apoiem. A categoria veio e aprovou o local, no Parque Olímpico. Com isso, eles mandam todas as mudanças que temos que fazer, mas é o local adequado. No resto da cidade, não dá".

Nelsinho também explicou o papel do poder público, bem como a influência do presidente Jair Bolsonaro neste processo.

“É muito importante termos o OK do presidente para facilitar a abertura de empresas, seja de empresas ou de órgãos públicos”, disse Nelsinho ao Motorsport.com. “‘Olha, o Jair está disposto a fazer o negócio, está aqui a carta dele’. É uma ajuda. Não quer dizer que ele vai mandar nas pessoas, porque não é assim que funciona, mas a gente tem o suporte dele, o que fortalece nosso projeto em termos de abrir portas e ter todo mundo envolvido no processo.”

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

A saga brasileira na Fórmula E

O Brasil não faz parte do calendário da Fórmula E na temporada 2019/2020. O Chile é o único representante sul-americano para no atual campeonato. Já tentamos receber a categoria em algumas oportunidades, mas as tratativas não foram adiante. Relembre o histórico:

Depois do Rio, na temporada inaugural, o Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso
Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já receberam provas da Fórmula E
Assim como Punta del Este e...
Santiago, no Chile
Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera
Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...
E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história
Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente
Felipe Nasr disputou parte da última temporada
E Bruno Senna foi um dos brasileiros pioneiros
Um dos dois representantes brasileiros da atualidade, di Grassi pilota pela Audi
Massa é piloto da Venturi
O atual bicampeão da F-E é Jean-Éric Vergne
Como os brasileiros, Vergne passou pela F1, na Toro Rosso
E foi piloto de testes da Ferrari
15

 

 

 

Artigo anterior Campeão em 1998, Carrapatoso anuncia participação no Mundial de Kart
Próximo artigo Coluna do Carrapa: Por que decidi voltar a correr

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil