Últimas notícias

MotoGP: Confira a matemática para o título de Bagnaia ou Martín em Valência

Com 37 pontos em jogo na última etapa da temporada 2023, rivais chegam a Valência com 21 de vantagem para o italiano da Ducati

Jorge Martin, Pramac Racing, Francesco Bagnaia, Ducati Team

Foto de: Dorna

Neste fim de semana, conheceremos o campeão de 2023 da MotoGP: Francesco Bagnaia ou Jorge Martín. Mas o atual campeão chega ao GP de Valência com uma mão na taça, podendo fechar a disputa já na sprint do sábado.

O Circuito Ricardo Tormo volta a receber a decisão da MotoGP. E, assim como em 2022, Bagnaia chega à Espanha com o desafio de defender sua liderança. O que muda é o adversário: sai Fabio Quartararo e a Yamaha e entra Jorge Martín com uma Ducati igual à sua.

Leia também:

Se no Catar Pecco teve problemas com um pneu traseiro defeituoso na sprint, vencida por Martín, no domingo a situação se inverteu, com o espanhol amargando uma décima posição contra o segundo lugar do rival. 

Esse revés colocou em risco as chances de título de Martín, que se encontra a 21 pontos de Pecco com 37 em jogo no fim de semana. Vejamos as chances do italiano de conquistar o bicampeonato já na sprint do sábado, por mais que Martín certamente fará de tudo para jogar a decisão para o domingo.

Dada à grande diferença de pontos, Bagnaia tem dupla chance de levar o título de 2023: será campeão se fizer pelo menos quatro pontos a mais que Martín na sprint do sábado. Caso não consiga, para ter certeza de sua festa independente do rival, Pecco precisa fazer 16 pontos no fim de semana.

Diante disso, existem seis combinações que lhe permitiriam fechar o jogo no sábado para correr tranquilo no domingo:

- Vencer a Sprint e Martin terminar em terceiro ou pior
- Terminar em segundo no Sprint e Martin terminar em quinto ou pior
- Terminar em terceiro no Sprint e Martin terminar em sétimo ou pior
- Terminar em quarto lugar no Sprint e Martin terminar em oitavo ou pior
- Terminar em quinto no Sprint e Martin terminar em nono ou pior
- Terminar em sexto no Sprint e Martin terminar em décimo ou pior

De qualquer forma, mesmo que vá mal na sprint, saindo sem pontos, Bagnaia tem a certeza de que será campeão se terminar no top 3 do domingo, sem depender de Martín.

Agora... se olharmos do ponto de vista do espanhol, para reverter drasticamente as previsões, ele teria que fazer 22 pontos a mais que o atual líder já que, em caso de empate, Pecco sairia vitorioso, devido ao maior número de vitórias no ano.

É claro que, com 37 pontos em jogo no fim de semana, é quase obrigatório para Martín ir bem em ambas as corridas, torcendo para uma etapa desastrosa do rival.

RETA FINAL: GP de Las Vegas calou os críticos? Veja debate sobre o polêmico fim de semana da F1

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #256 – Quais as chances do GP de Las Vegas se tornar um fiasco?


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GP de Valência de MotoGP: Horários e como assistir à última etapa, com a decisão do título entre Bagnaia e Martín
Próximo artigo MotoGP planeja reduzir motor de 1000 para 850cc em 2027

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil