MotoGP: Yamaha sofre para homologar carenagem aerodinâmica da moto de 2023

Montadora japonesa vive dias de pesadelo antes do início da temporada 2023

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

A temporada 2023 da MotoGP ainda não começou oficialmente e a Yamaha já vive dias de pesadelo. A montadora japonesa está tendo dificuldades para homologar a carenagem da moto de 2023 por ser um pouco mais larga que o permitido pelo regulamento da categoria.

Segundo o regulamento, as montadoras precisam homologar uma carenagem antes do início da temporada, antes do primeiro treino livre da etapa de abertura do campeonato, que acontece no fim do mês.

Leia também:

Para o restante do ano, eles podem trazer uma atualização, que pode ser intercambiada com a primeira durante o campeonato.

A Yamaha pediu aos delegados técnicos da FIM o dispositivo usado para medir o tamanho máximo das carenagens para homologação, já que o modelo é considerado mais largo que o determinado pelas regras

A largura dessa carenagem, que inclui a asa dianteira / guarda-lama, é determinada por um dispositivo metálico sobre o qual a moto deve ser colocada, sem um mínimo toque nas paredes da carenagem, como pode ser visto na imagem abaixo.

Gadget to homologate MotoGP fairings

Gadget to homologate MotoGP fairings

Photo by: German Garcia

Em 2019, a Suzuki chegou à primeira corrida do ano com uma carenagem que não cumpria o regulamento, então todo o trabalho aerodinâmico acabou ficando exposto. A equipe precisou reduzir o tamanho do modo comum, com uma serra.

"Agora, nossas duas preocupações são os tempos de volta e escolher a carenagem", disse o diretor esportivo da Yamaha, Massimo Meregalli, ao Motorsport.com na sexta-feira. "Temos duas opções e precisamos escolher uma".

Esse problema é apenas mais um em uma grande lista de dores de cabeça para a Yamaha neste começo de 2023. No sábado, Fabio Quartararo chegou a admitir que a equipe "não estará pronta" para a abertura da temporada devido aos problemas vistos com a moto em Portimão, destacando a inabilidade da M1 em melhorar seu tempo com pneus novos como a maior preocupação.

Rico Penteado revela como Flavio Briatore 'acabou com a brincadeira' na Renault F1

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #220 - Fernando Alonso pode ser a 'salvação' da F1 em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP - Márquez: Honda "não pode ser otimista" após primeiro dia de testes em Portugal
Próximo artigo MotoGP: Yamaha testa asa traseira "estilo F1" na pré-temporada em Portugal; veja imagens

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil