Lenda da NASCAR, Cale Yarborough morre aos 84 anos

Americano é o sexto maior vencedor da categoria, com quatro triunfos na Daytona 500

O vencedor da corrida, Cale Yarborough

Foto de: NASCAR Media

O fim do ano traz mais uma triste notícia para o esporte a motor mundial. Morreu neste domingo (31), aos 84 anos, a lenda da NASCAR, Cale Yarborough.

Yarborough é considerado um dos melhores pilotos de stock car de todos os tempos. Em 560 provas disputadas, ele venceu 83 corridas, sendo o sexto maior vencedor da história. Em sua longa lista de triunfos estão quatro Daytona 500 e cinco Southern 500. Ele é também tricampeão da Cup Series, vencendo consecutivamente entre 1976 e 1978.

Leia também:

"Cale Yarborough foi um dos competidores mais duros que a NASCAR já viu", disse Jim France, CEO da NASCAR. "Sua combinação de talento e determinação separam Cale de outros pilotos, tanto dentro das pistas quanto nos livros de recordes".

"Ele era respeitado e admirado por competidores e fãs, e sempre estava confortável ao volante, seja de um trator ou de um stock car. Em nome da família France e da NASCAR, ofereço meus mais sinceros sentimentos à família e amigos de Cale Yarborough".

Nascido em Timmonsville, South Carolina, Yarborough guiou para equipes de nomes lendários como os irmãos Wood e Junior Johnson.

Ele também esteve no centro de um dos maiores momentos da história da NASCAR. Na Daytona 500 de 1979, foram ele e Donnie Allison que disputaram duramente a vitória na última volta. Os dois bateram e uma briga se seguiu, capturada pelas câmeras de televisão na primeira cobertura ao vivo completa do principal evento do calendário da NASCAR.

Sua carreira incluiu ainda um título da IROC em 1984 e quatro participações nas 500 Milhas de Indianápolis, tendo como melhor resultado o décimo lugar em 1972. Ele ainda correu nas 24 Horas de Le Mans de 1981 com um Chevrolet Camaro ao lado de Billy Hagan e Bill Cooper.

Yarborough foi incluído no Hall da Fama do Automobilismo Internacional em 1993 e no Hall da Fama da NASCAR em 2012.

O heptacampeão da NASCAR Series Jimmie Johnson, que está atualmente empatado com Yarborough no número de vitórias, reagiu à morte do ex-piloto.

"Cale Yarborough era meu herói de infância. Que honra estar empatado com essa lenda com 83 vitórias na Cup Series. Ele era 'o cara' e a lenda de Cale Yarborough viverá para sempre. Meus sentimentos à família de Cale".

DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e MCLAREN

Podcast #262 – No que a série sobre a Brawn GP acertou e errou?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior VP da NASCAR revela importância do Brasil fora da América do Norte e comenta possibilidade de ter corrida da Cup em Interlagos
Próximo artigo NASCAR ganha série no estilo 'Drive To Survive'; confira trailer

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil