F1: Alonso critica “mentalidade de futebol” em julgamento na Aston Martin

Espanhol destacou pontos positivos da equipe, em franca evolução em 2023

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team,

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Fernando Alonso disse que uma nova mentalidade de julgar equipes de Fórmula 1 “como o futebol”, em que “apenas o último resultado” conta, não é adequada para avaliar seu primeiro ano na Aston Martin.

Depois de deixar a Alpine, o ano de 2023 de Alonso teve um início positivo, com seis pódios nas primeiras oito corridas, enquanto a Aston Martin se transformava na rival mais próxima da Red Bull.

Leia também:

Sua forma ressurgente, aliada à melhora dramática dos resultados da McLaren desde que ela reformulou seu MCL60 com vários desenvolvimentos inspirados na Red Bull, contribuíram para que Alonso conseguisse apenas mais um pódio desde o fim de semana do GP da Áustria, em julho.

Mas quando questionado pelo Motorsport.com se ele achava que 2023, mostrando dois conjuntos de resultados muito diferentes, correspondiam ao que ele experimentou na Aston, Alonso discordou.

“Acho que tem sido uma sensação mais consistente na temporada do que talvez os resultados mostrem”, disse ele na coletiva de imprensa do GP do México deste fim de semana.

“Sempre equilibramos os altos e baixos. Sempre estivemos muito focados no desempenho do carro e tentando melhorar como equipe.”

“Há dois anos, esta organização tinha 250 pessoas. E agora estamos a apenas alguns pontos das melhores equipes do campeonato de construtores e no pódio algumas vezes este ano.

“Também temos a nova fábrica – muitas pessoas novas que vieram para a equipe – e cerca de 200 pontos a mais que no ano passado. Portanto, tem sido uma campanha incrível de 2023 para a Aston Martin.”

“Sei que aqui somos cada vez mais parecidos com o futebol e só o último resultado parece contar. Mas não podemos esquecer de onde viemos e do que se trata o projeto."

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, in the garage

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Fernando Alonso, Aston Martin F1 Team, in the garage

Alonso disse que seu foco nas últimas quatro corridas de 2023 era terminar “em alta nas corridas restantes e podemos saborear o pódio mais uma vez, pelo menos”.

“E então entrar em 2024, acho que estou muito mais confiante do que este ano”, acrescentou. “Acho que começamos o inverno [2022-2023] apenas esperando que o projeto estivesse tomando a direção certa depois de um 2022 difícil.

“[Mas] aprendemos muitas coisas ao longo da temporada – muitas coisas também fora da pista, como o desenvolvimento do carro durante a temporada, a direção do desenvolvimento.

“Portanto, foi um campeonato muito importante – não apenas pelos resultados em si, [mas] para a equipe ter uma [mentalidade] de candidato para o futuro.

"Foi uma temporada muito importante e estou muito orgulhoso e feliz."

F1: Confira debate sobre o primeiro dia de treinos do GP do México

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #253 – Desclassificação de Hamilton nos EUA 'salva pele' de Pérez na Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Saiba como foi o primeiro treino livre para o GP do México em tempo real
Próximo artigo F1: Verstappen supera Albon e lidera primeiro treino no México

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil