F1: AlphaTauri nega que fará 'clone' do RB19 em 2024

Diretor técnico do esquadrão de Faenza alega que usará peças da equipe irmã, Red Bull, como sempre fez

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Liam Lawson, AlphaTauri AT04

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A AlphaTauri minimizou os rumores de que poderia ter um clone do RB19 na temporada 2024 da Fórmula 1 devido aos laços mais estreitos planejados com a Red Bull

Como parte de uma mudança na AlphaTauri para o próximo ano, a equipe foi 'pressionada' a estreitar os laços com o esquadrão de Milton Keynes em uma tentativa de melhorar seu desempenho competitivo sob uma nova identidade.

Leia também:

Essa mudança de postura se manifestará no aumento do número de funcionários da equipe de aeromodelismo no Reino Unido, em uma nova instalação que está sendo planejada, bem como na utilização de mais peças disponíveis para clientes por parte da equipe irmã para o seu carro de 2024. 

A maior sinergia com a Red Bull levou a sugestões, no início do ano, de que a porta estava aberta para que a equipe efetivamente pilotasse um clone do RB19. No entanto, o diretor técnico Jody Egginton minimizou a possibilidade de ir tão longe, pois disse que o número de peças que a equipe pegaria da Red Bull não seria muito diferente do que fez no passado. 

"Desde que começamos a sinergia em 2019, as peças que selecionamos do menu foram diferentes e, para o próximo ano, serão ligeiramente diferentes novamente", disse ele. "Em relação a este ano, um pouco mais. Em relação a alguns dos anos anteriores, provavelmente será mais ou menos o mesmo."

"No final das contas, há uma consideração de valor nocional para as equipes dos clientes. Portanto, quando você começa a comprar peças de equipes fornecedoras, é preciso ficar de olho no orçamento. Mas vamos maximizar o que está disponível para nós, pois tentamos fazer o máximo que pudermos." 

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Liam Lawson, AlphaTauri AT04

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, Liam Lawson, AlphaTauri AT04

Foto de: Red Bull Content Pool

Embora a conversa sobre a AlphaTauri ter estreitado os laços com a Red Bull tenha atraído as manchetes no início do ano, Egginton não acha que haja nada de dramaticamente novo em seus processos - já que sempre avaliou constantemente quais partes queria e não queria assumir. 

"Li em algumas ocasiões como isso é comunicado pela imprensa, mas o ponto principal é que existem três conjuntos de regulamentos: esportivo, técnico e financeiro. A matriz [da Red Bull] está dizendo para maximizar o que você pode fazer."

"Ultimamente, isso se tornou um pouco mais público, por vários motivos, e somos incentivados a examinar tudo e explorar todas as áreas.  Mas haverá algumas coisas que não poderemos aceitar. Isso se tornou um pouco mais comum."

"Então, sim, estamos sendo incentivados. Mas não é realmente um caso de controle. Mas é bom saber que os caras da sede nos apoiam e estão incentivando as duas equipes a maximizar o que podem fazer de acordo com os regulamentos." 

Egginton disse que não foi tomada nenhuma decisão sobre se as peças da Red Bull que a AlphaTauri pegou seriam antigas ou atuais em 2024, mas ele deixou claro que a equipe já está bem avançada em seu próprio chassi novo. 

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Foto de: Red Bull Content Pool

"No final das contas, nosso conceito aerodinâmico, embora não tenhamos o carro de melhor desempenho no grid, não é diferente de nenhum outro", disse ele. "Sabemos o caminho que queremos seguir. Além disso, há algumas otimizações e outras coisas, mas, principalmente, somos movidos a aerodinâmica." 

"Portanto, o chassi será substancialmente diferente. Mas, em termos de mudança de conceito, sabemos qual é o caminho que estamos seguindo. Estamos razoavelmente alinhados com a direção que as outras equipes também estão seguindo. Só precisamos ter mais sucesso para atingir esses objetivos."

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #250 – Andretti é aprovada pela FIA para F1. E agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Análise F1: Como a FIA saiu de sete propostas para aceitar apenas a Andretti
Próximo artigo F1: FIA estende duração dos dias de filmagem para 2024; confira novidades no regulamento do próximo ano

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil