F1: Fã é ferido por destroços do carro de Magnussen no GP da Austrália

O responsável pelo GP em Melbourne, Andrew Westacott, alegou que foi um incidente "esquisito e único"

Fans at the end of the race

Foto de: Lionel Ng / Motorsport Images

O promotor do GP da Austrália, Andrew Westacott, falou com a imprensa na manhã desta segunda-feira e, sem surpresa, abordou os dois tópicos principais à respeito da segurança do fim de semana da terceira etapa da temporada 20232 da Fórmula 1.

Leia também:

Após o compromisso em Melbourne, houve uma falha nos protocolos que permitiam que os torcedores invadissem a pista e além disso, um torcedor foi atingido pelos destroços do carro de Kevin Magnussen, da Haas, que colidiu com a parede. O pedaço de fibra de carbono, de acordo com testemunhas presentes, voou por mais de vinte metros no ar antes de cruzar a cerca e cortar o braço do torcedor (embora sem gravidade). 

Embora não esteja gravemente ferido, Westacott disse: "Coincidentemente, um de nossos engenheiros viu e, curiosamente, parece que os restos de fibra de carbono da roda foram disparados vinte metros para o ar, para cima e para baixo no braço de um senhor".

"Nosso pessoal estava ciente do incidente, parece que foi um caso isolado, porque não é normal que as cercas de contenção de entulho subam vinte metros no ar", continuou. "A altura das cercas é a mesma em todo o mundo, cumprimos o regulamento da FIA, e no final da corrida é feito um relatório para ver o que pode ser feito para melhorar."

"Espero que ele esteja bem, é um lembrete de que a segurança é o mais importante para a Fórmula 1", disse o promotor do GP da Austrália após toda a polêmica ocorrida no último domingo.

Fans invade the circuit as marshals load the car of Nyck de Vries, AlphaTauri AT04, onto a truck

Fans invade the circuit as marshals load the car of Nyck de Vries, AlphaTauri AT04, onto a truck

Photo by: Lionel Ng / Motorsport Images

Westacott também se referiu à invasão que o levou a comparecer perante os comissários da FIA e a subsequente violação das regras da categoria: "Os fãs sabem que o acesso é controlado, e sublinho a palavra controlado, o acesso ao circuito após a corrida é sinônimo de corrida de Fórmula 1. Nós o vemos em Monza, vemos aqui e em muitos outros eventos em todo o mundo".

“Infelizmente, à direita de onde os pilotos passam, cerca de duzentos metros antes da curva 1, houve uma entrada descontrolada de pessoas na grama e algumas conseguiram chegar ao asfalto”, continuou ele. "Meu diretor de operações, eu e outras pessoas nos reunimos com a FIA e os comissários, e eles vão realizar uma investigação sobre as causas do incidente."

“Trabalhamos todos os anos para permitir o acesso dos fãs à pista no final da corrida, após a passagem dos carros. Isso foi claramente uma violação de um protocolo muito forte, que precisa  ser desenvolvido e melhorado todos os anos”, disse. "Sentamos com autoridades australianas do automobilismo, fornecedores de segurança de engenharia e a Polícia de Victoria, e realizamos não apenas exercícios de simulação, mas também exercícios na pista. Algo não deu certo e a investigação começou."

Westacott acrescentou que espera que o resultado do inquérito não seja uma proibição total dos fãs entrarem no circuito após a corrida: "Espero que não haja uma proibição e não acho que precise haver, mas o que eu quero dizer é que existem linhas primárias, secundárias e terciárias de proteção, que são as infraestruturas físicas”.

"Depois, há pessoas que podem cuidar dessas áreas", explicou o responsável pela corrida em Melbourne. “Acho que com a combinação de infraestrutura e planos revisados ​​e modificados, o que sempre temos que fazer, no ano que vem pode estar tudo bem, mas está claro que o que aconteceu não foi uma situação ideal”.

GIAFFONE opina: Verstappen não quer ter amigos e lembra Alonso, RBR vai 'liberar' Pérez

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Treinos que valem pontos? F1 vai 'longe demais' com entretenimento?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Hamilton desabafa sobre 'sumiço' da Mercedes após segundo lugar na Austrália: "Não sei o que significa para equipe"
Próximo artigo Audi divulgará primeiro carro do 'projeto F1' em abril na China

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil