F1: Organizadores do GP da Austrália são convocados pela FIA por violação dos protocolos de segurança

Grupo de espectadores conseguiu acessar a pista antes do final da corrida

Fans invade the circuit as marshals load the car of Nyck de Vries, AlphaTauri AT04, onto a truck

Foto de: Lionel Ng / Motorsport Images

O promotor do GP da Austrália foi convocado por violação dos protocolos de segurança da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e das medidas de segurança depois que os fãs da Fórmula 1 invadiram a pista antes do final da corrida.

Em uma etapa incomum, a Australian Grand Prix Corporation foi formalmente convocada pelos comissários após a conclusão de uma caótica terceira etapa do campeonato mundial de 2023 que contou com bandeira vermelha em três ocasiões.

Leia também:

Uma quarta bandeira vermelha foi acionada ao final da prova, quando "um grande grupo de espectadores conseguiu quebrar as barreiras de segurança e acessar a pista enquanto a corrida ainda estava em andamento", de acordo com a explicação da FIA. 

Além disso, os fãs conseguiram alcançar o Haas de Nico Hulkenberg, que estacionou na saída da curva 2 após terminar em sétimo, que os comissários disseram "ainda tinha a luz piscando em vermelho (ou seja, o carro estava em condições inseguras com possível descarga elétrica)".

Fans at the end of the race

Fans at the end of the race

Photo by: Lionel Ng / Motorsport Images

A FIA concluiu que os organizadores do evento violaram o Artigo 12.2.1.h do Código Esportivo Internacional da organização e solicitou que o promotor "apresente urgentemente um plano formal de remediação à FIA".

Os comissários afirmaram que "as medidas de segurança e os protocolos previstos para o evento não foram cumpridos, resultando em um ambiente inseguro para os espectadores, pilotos e oficiais de corrida" e afirmaram que o assunto será encaminhado ao World Motor Sport Council "para uma investigação mais aprofundada para determinar se quaisquer medidas adicionais precisam ser tomadas ou penalidades aplicadas além do plano de remediação".

A investigação da AGPC, que considerará os protocolos existentes para examinar como ocorreu a violação da pista e como os fãs conseguiram acessar o carro de Hulkenberg em um estado inseguro, será revisada pela FIA e conduzida em consulta com a polícia regional.

O promotor solicitou que lhe fosse dado até 30 de junho de 2023 para realizar sua investigação, embora os comissários tenham afirmado que isso precisará ser aprovado pela FIA.

GIAFFONE opina: Verstappen não quer ter amigos e lembra Alonso, RBR vai 'liberar' Pérez

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Treinos que valem pontos? F1 vai 'longe demais' com entretenimento?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Gasly escapa de punição na Austrália, mas segue na ‘berlinda’ da superlicença
Próximo artigo Análise: Na busca pelo 'show', F1 assume novos riscos na Austrália

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil