F1: McLaren ainda não se sente pronta para brigar pelo P2 do campeonato; entenda

Equipe de Woking acredita que precisa seguir desenvolvendo o carro para, de fato, lutar para ser a 'melhor do resto'

Oscar Piastri, McLaren MCL60

Foto de: Erik Junius

Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, diz que sua equipe precisará de mais desenvolvimento se quiser ser a segunda equipe mais rápida da Fórmula 1, atrás da Red Bull, de forma mais consistente.

Leia também:

Lando Norris se classificou em segundo lugar para o GP da Holanda da semana passada, atrás de Max Verstappen, a mais recente evidência do salto gigante que a McLaren deu com sua atualização de especificação B implantada antes das férias de verão.

Essa revisão permitiu desafiar Mercedes, Ferrari e Aston Martin na luta sempre flutuante atrás dos Red Bulls, sem que nenhuma equipe fosse capaz de reivindicar consistentemente o status de segunda equipe mais rápida.

Mas Stella, alertou que as difíceis condições climáticas mistas durante o fim de semana de Zandvoort atrapalharam a McLaren. Embora tenha introduzido uma nova asa traseira com bons resultados, Stella acha que a equipe precisará de mais desenvolvimento regular para ficar em segundo lugar por mérito.

“Para poder fazer isso, precisamos continuar desenvolvendo o carro”, comentou Stella sobre a velocidade de uma volta da McLaren.

“Porque acho que nesta pista, em condições normais e secas, potencialmente a Mercedes poderia estar lá conosco. Eles foram mais rápidos que nós na Hungria. Se você se lembra, eles fizeram a pole position, na verdade."

“Então, acho que o pacote atual não é suficiente para poder lutar com a Red Bull, certamente, mas também não é suficiente para ir a uma corrida e dizer que seremos os segundos mais rápidos. Precisamos introduzir mais melhorias, que é o que planejamos fazer nas próximas corridas.

Em ritmo de corrida, a Mercedes também pareceu superior à McLaren na Holanda, com Lewis Hamilton particularmente impressionando com seus tempos por volta.

Hamilton recuperou a desvantagem, embora ambas as equipes estivessem do lado errado em uma estratégia inicial, permanecendo com pneus slicks no molhado e desperdiçando qualquer chance de pódio.

Resolver a falta de eficiência aerodinâmica do MCL60 continua a ser uma prioridade, especialmente num circuito de baixa pressão aerodinâmica como Monza, onde será introduzida uma nova asa de baixo arrasto.

Mas Stella explicou que outra área importante de desenvolvimento para a equipe de Woking é fazer com que o carro gere downforce de forma mais consistente em vários circuitos, tipos de curvas e condições, o que tem sido sem dúvida a maior virtude do dominante Red Bull RB19.

“Enquanto abordamos a eficiência geral, também estamos tentando garantir que a força descendente seja menos variável em função da altura do percurso, ângulos de guinada e assim por diante, o que eu acho que é o que afeta os carros que têm um bom pico de força descendente, mas então essa força reduz rapidamente em função dessas atitudes”, acrescentou.

“Então, acho que melhoramos em comparação com o início da temporada, mas estamos na metade do caminho em comparação com onde achamos que deveríamos estar para estar no topo do grid”.

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #244 – Que tipo de mudanças teremos na F1 após férias? 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Wolff classifica diferença entre Pérez e Verstappen como "rara" e "estranha"
Próximo artigo ANÁLISE: F1 pode estar perto do próximo "choque" do mercado de pilotos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil