F1: Motor de Leclerc é salvo, mas Ferrari tenta entender problema que causou abandono em Interlagos

Em Maranello, primeiros indícios apontam para uma "tempestade perfeita" de pequenos ajustes que causaram o problema

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Um respiro de alívio em Maranello: o motor de Charles Leclerc está salvo. O SF-23 do monegasco ainda não voltou à Itália após o GP de São Paulo de Fórmula 1, mas a análise dos dados de telemetria apontam que um sensor enlouqueceu na volta de apresentação do grid, causando todo o caos.

O travamento repentino da luz vermelha teria partido da caixa de transferência, colocando em recuperação os sistemas gerenciados pela hidráulica e o motor. A unidade de potência está segura, mas agora o desafio para Maranello é entender se é possível fazer um ajuste de última hora.

Leia também:

A prévia da informação já havia sido dada pelo Corriere dello Sport, mas não poderia ser de outra forma, já que ele acabou batendo nas barreiras devido a um blecaute eletrônico que literalmente bloqueou a unidade de potência e os serviços atendidos pelo sistema hidráulico: freio a fio, caixa de câmbio, diferencial e direção hidráulica.

O SF-23 ainda precisa retornar a Maranello para ser desmontado, mas a análise precisa dos dados de telemetria direcionou a busca por informações, e parece que a raiz dos problemas está no diferencial.

A falha em um sensor teria enviado o sinal de que havia um problema sério na caixa de transferência sendo que, na verdade, não havia nada de errado. Mas o alarme foi tão grave que ultrapassou o primeiro limite de perigo, ativando a segunda proteção, que bloqueou drasticamente o sistema hidráulico e rodos os sistemas mencionados acima.

Charles Leclerc na barreira de proteção em Interlagos

Charles Leclerc na barreira de proteção em Interlagos

O bloqueio das rodas traseiras da Ferrari teria, portanto, começado a partir do diferencial: na transmissão, vimos a leve fumaça dos pneus do SF-23, desprovidos de qualquer forma de controle (a direção estava travada), na colisão com as barreiras.

Os técnicos de Maranello precisam entender agora porque todo o carro entrou em modo de proteção mesmo sem um ponto real de ruptura. Tanto Carlos Sainz quanto Leclerc sofreram com o ajuste da embreagem. Não se pode descartar que a origem do problema tenha surgido de uma mudança na gestão de largada.

Embora possa parecer paradoxal, algo muito improvável deve ter acontecido: uma sequência impensável de pequenos fatos que determinaram que, de repente, Leclerc se tornaria um "passageiro" em seu carro descontrolado.

Felizmente, isso aconteceu antes do início do GP, sem que o piloto estivesse na corrida e sob alta velocidade, porque o resultado final poderia ter sido muito pior.

Charles Leclerc, Ferrari

Photo by: Red Bull Content Pool

Charles Leclerc, Ferrari

Este grave episódio deixa claro que existem "buracos" no sistema de controle do carro, e cabe ao time de eletrônica, que responde a Enrico Cardile e Enrico Gualtieri, encontrar a solução para que, para salvar uma parte da mecânica, pode jogar um piloto contra as barreiras.

Verstappen tem EXIBIÇÃO DE GALA em SP; Alonso X Pérez em pega INSANO e Mercedes "MISERÁVEL"

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Mercedes? McLaren? Ferrari? Horner aponta quem será a rival da Red Bull em 2024
Próximo artigo F1: Verstappen tece dura crítica à corrida em Las Vegas

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil