F1: Novo assoalho da Ferrari mira erradicação do porpoising; saiba mais

Novidade do time italiano já havia sido brevemente testada no dia de filmagem mais cedo nesta semana

Ferrari SF-23 technical detail

Foto de: Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A Ferrari ousou, trazendo um novo assoalho para o SF-23 no GP da Áustria de Fórmula 1, mesmo com uma janela bem limitada de testes devido à corrida sprint. Introduzida no dia de filmagem feito em Maranello esta semana, a Ferrari tem muita fé no componente, que visa tornar a plataforma aerodinâmica mais estável, podendo extrair do carro o potencial ainda não visto.

Além do assoalho, temos novidades na asa dianteira, no bico e na cobertura do motor, com mais saídas de ar. O objetivo é dar continuidade aos indícios positivos surgidos no Canadá, onde os engenheiros tiveram a certeza de que o resultado é fruto de crescimento, e não mais uma ilusão.

Leia também:
Ferrari SF-23

Ferrari SF-23

Photo by: Giorgio Piola

No dia de filmagem, já havíamos destacado o novo design do desviador de fluxo, mais externo às bocas dos túneis Venturi: este elemento é essencial para controlar a turbulência da roda dianteira, evitando que os redemoinhos de ar sujo influenciem negativamente o assoalho na zona de baixa pressão. A borda de ataque é mais aberta para o exterior e o desenho lateral teve uma mudança, aumentando sua superfície.

Outra novidade são os transportadores de fluxo que dividem os túneis Venturi sob o assoalho: agora eles se projetam a partir da boca, com um design mais arredondado, semelhante ao RB19 da Red Bull. Na frente da roda traseira, o corte que a Ferrari havia sido pioneira desapareceu.

Ferrari SF-23

Ferrari SF-23

Photo by: Giorgio Piola

Este é um assoalho definido anteriormente como "tridimensional", por mostrar saliências vistosas: foram introduzidos alguns... 'pulmões', que reduzem a pressão em certos pontos do assoalho e que permitem, graças à expansão do fluxo, uma limitação do porpoising. A primeira corrida do modelo, na Áustria, terá que dar respostas eloquentes sobre a linha de desenvolvimento de Maranello.

Ferrari SF-23

Ferrari SF-23

Photo by: Giorgio Piola

Red Bull e Aston Martin abriram as portas e agora as outras equipes estão seguindo o caminho. Frédéric Vasseur está otimista e, pelas declarações de ontem, os pilotos parecem seguir o mesmo caminho. Agora é hora de ver se isso corresponde na pista...

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull? Rico Penteado comenta

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Leclerc na Aston? Volta de Ricciardo? Sainz na Audi? O que vem por aí para 2024?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Verstappen bate Sainz no fim e lidera a única sessão de treinos livres para o GP da Áustria
Próximo artigo F1: Tost admite que Ricciardo pode ser opção para AlphaTauri, mas determina condição

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil