F1: Shwartzman fará TL1 com a Ferrari em Zandvoort

Reserva da escuderia italiana deve repetir aparição em Abu Dhabi

Laurent Mekies, diretor de corrida da Scuderia Ferrari, Robert Shwartzman, piloto reserva da Scuderia Ferrari

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O piloto reserva da Ferrari na Fórmula 1, Robert Shwartzman, substituirá Carlos Sainz no TL1 em Zandvoort nesta sexta-feira.

Leia também:

Todas as equipes precisam colocar na pista um novato que tenha participado de no máximo duas corridas em duas sessões de TL1 durante a temporada. A participação de Shwartzman será a primeira de um piloto reserva ou de fora do grid este ano, embora as aparições no TL1 de Oscar Piastri, Logan Sargeant e Nyck de Vries na corrida de abertura no Bahrein também tenham contado.

Conforme relatado anteriormente, o agendamento de oportunidades dos estreantes está mais difícil do que nunca para as equipes neste ano devido aos fins de semana de sprint, confrontos na F2, eventos de rua e alocações especiais de pneus.

A Ferrari tem mais flexibilidade com Shwartzman do que algumas equipes têm com seus novatos, já que ele não está competindo na F2. O chefe da equipe, Fred Vasseur, confirmou que a escolha de qual sessão seria abandonada foi acordada após uma discussão com Sainz.

"Robert fará Zandvoort no carro de Carlos e fará outra, provavelmente Abu Dhabi, no carro de Carlos", disse Vasseur.

Robert Shwartzman, Ferrari F1-75

Robert Shwartzman, Ferrari F1-75

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

"A escolha foi do piloto, eu dei a ele a opção de fazer a corrida onde ele quisesse. Sei que não é uma situação fácil. Mas Carlos concordou com a ideia. Não é tão fácil decidir porque, com certeza, você não pode fazer isso em Singapura, no Japão, em Las Vegas. Além disso, há alguns eventos de sprint em Austin, no Qatar, que não podem ser realizados."

"Depois, temos as corridas com a alocação de pneus um pouco diferente, o que também é muito complicado de fazer. Isso significa que, no final do dia, você não tem muitas opções."

Vasseur disse que a equipe preferiu ficar com Shwartzman em vez de dar corridas aos membros da Ferrari Driver Academy Oliver Bearman e Arthur Leclerc, que atualmente estão em sexto e 14º na tabela de pontos da F2, respectivamente.

"Eles precisam estar concentrados no campeonato da F2", observou ele. "E tentaremos dar a eles oportunidades de testar o carro de 2021 ou qualquer outra coisa antes do final da temporada. Mas quero incentivá-los a manter o foco no campeonato de F2."

VÍDEO: Enzo Fittipaldi abre o jogo sobre Red Bull 

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #244 – Que tipo de mudanças teremos na F1 após férias? 

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE: Por que a Aston Martin ainda não está no mesmo patamar das equipes de ponta da F1
Próximo artigo F1: Chefe da Ferrari despista sobre Massa, mas diz que mudar resultado de 2008 seria "estranho"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil