F1 - Marko: Talento de Senna foi “mais planejado” e Verstappen é “mais natural”

Consultor esportivo da Red Bull comparou brasileiro tricampeão mundial com seu piloto prestes a consegui o mesmo feito

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen, que soma 10 vitórias na atual temporada da Fórmula 1, sendo oito seguidas, está em uma posição inacessível para os demais pilotos do grid.

Com o RB19, o piloto holandês está no caminho de estabelecer muitos recordes, como mais vitórias, mais pontos, título mais rápido e maior sequência de pódios em uma temporada.

Leia também:

Mas o primeiro lugar é bater o recorde de Sebastian Vettel de nove vitórias consecutivas, que Verstappen perseguirá em sua corrida de casa em Zandvoort neste domingo.

Mas o que mais preocupa os adversários são as vitórias sucessivas do piloto de 25 anos por uma margem confortável.

Lewis Hamilton teme que o rival do campeonato de 2021 domine o esporte pelos próximos “três anos”, e o consultor de desempenho do piloto da Alfa Romeo, Atze Kerkhof, não está surpreso.

De acordo com um trecho do livro de Mark Hughes, 'Unstoppable: The Ultimate Biography of Max Verstappen', que será lançado em 7 de setembro, Kerkhof diz: "Max é tão bom quanto é agora, graças a um talento natural incrível e milhões de horas de treino. Com certeza ele vai melhorar."

"A aspereza se foi e agora é como uma máquina. Você não pode vencê-la." disse.

Hughes escreve: “Verstappen pode parecer rápido em responder, mas não é. Ele apenas sente o que o carro está fazendo mais cedo por meio de suas vias neurais que vão diretamente para o cérebro e permite que ele reaja mais rapidamente com as informações necessárias”.

De acordo com o ex-piloto de F1 e campeão mundial de 2009, Jenson Button, Verstappen também pode guiar carros com um equilíbrio terrível que ninguém mais no grid consegue alcançar.

“Max é muito bom em tirar o máximo proveito de um carro com estabilidade aerodinâmica, que ele diz ser o melhor no túnel de vento”, disse Button.

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, with Jos Verstappen and Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing, in Parc Ferme

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, with Jos Verstappen and Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing, in Parc Ferme

Fotoğraf: Glenn Dunbar / Motorsport Images

“Muitos pilotos acham esse equilíbrio terrível e tiram o carro dele para dar a confiança de que precisam para entrar nas curvas”.

"Mas ele pode guiar assim." disse.

Helmut Marko disse a Hughes que Verstappen, que lidera 125 pontos à frente de Pérez no Campeonato de Pilotos, é "mais natural" do que o tricampeão mundial, embora tenha a qualidade de Ayrton Senna.

Marko disse: "Senna foi mais planejado, Max foi mais natural."

"Ele é três segundos mais rápido do que qualquer outro nas primeiras voltas em pista molhada. Ou em pista empoeirada são necessárias três ou quatro voltas para os outros começarem a alcançá-lo."

"Você pode falar com ele pelo rádio quando estiver em uma curva de 300 km e ele responderá como se você estivesse sentado tomando uma xícara de chá."

Enzo Fittipaldi abre o jogo sobre Red Bull 

Podcast #244 – Que tipo de mudanças teremos na F1 após férias? 

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 – Marko: Dupla Verstappen/Hamilton não traria “sucesso da equipe”
Próximo artigo F1: Alfa Romeo terá pintura especial no GP da Holanda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil